O que une as posições que uma venerável linhagem de moralistas manifestou é, segundo as convicções do autor do texto,
a) a aversão que todos eles demonstram pelo poder democrático que a música em especial, dentre todas as artes, expande nas mais diversas culturas.
|
b) a incapacidade que todos manifestam de se sentirem de algum modo tocados pelos elementos da música que julgam nocivos à moralidade.
|
c) o reconhecimento comum de que a música, ao propiciar momentos tão agradáveis, distrai os homens de suas responsabilidades profissionais.
|
d) o repúdio ao que há justamente de prazeroso e encantatório na música, o que revela que também eles são sensíveis aos efeitos dessa arte.
|
e) a crítica que fazem todos ao culto do ócio e da improdutividade, vícios que esses moralistas acusam a arte musical de disseminar entre todos nós.
|
Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento do texto em:
a) uma venerável linhagem de moralistas (1º parágrafo) = uma notória cúpula de mentores.
|
b) é capaz de suscitar nos ouvintes (1º parágrafo) = está apta a dissuadir os que a ouvem.
|
c) se penitenciou por sua irrefreável propensão (1º parágrafo) = expiou sua irreprimível inclinação.
|
d) pressupõe uma viva percepção (2º parágrafo) = pressente uma sensorial intuição.
|
e) se empenharam em preveni-la e erradicá-la (2º parágrafo) = se habilitaram a provê-la e externá-la.
|
Está clara e correta a redação deste livre comentário sobre o texto
a) A força contagiante da música não se impõe apenas aos que a amam e acolhem; surge como atraente ameaça para os que temem seus mágicos poderes.
|
b) Os mágicos poderes da música são temíveis para alguns, embora menos para quem a ame sobretudo por força da magia em que os contagiam.
|
c) Muitos se deixam impor pelo poder da música, cuja força contagiante, todavia, também desperta os temores nos que os alimentam diante dela.
|
d) Por mais que se sintam ameaçados pelos mágicos poderes da música, há também os que muito a veneram por causa de sua força contagiante.
|
e) Além dos que a acolhem por amor, há também quem lhes ame os poderes, sendo a música uma força contagiante de encantamento e magia.
|
O verbo indicado entre parênteses deverá ser flexionado de modo a concordar com o elemento sublinhado na frase:
a)
A Aristóteles, Platão e a outros pensadores (impressionar) vivamente a magia encantatória dos ritmos e das melodias musicais. |
b)
Crê o autor do texto que àquele a quem mais (abalar) os efeitos da música é também quem mais conhece as razões para temê-la. |
c)
Todos os ataques que contra a música se (promover) costumam partir dos que são extremamente sensíveis aos seus poderes. |
d)
Está no texto a convicção, contra a qual a poucos (ocorrer) de se levantar, de que são irreprimíveis os efeitos gerados pelo ritmo musical. |
e)
A música, independentemente dos que nela ( ter) a atenção concentrada, acaba contagiando o ambiente em que se a promova. |
A exclusão da vírgula alterará o sentido da seguinte frase:
a) Ao longo da História, muitos pensadores manifestaram seu temor pelos poderes da música.
|
b) Obviamente, não é a todos que desconcerta surpreender-se com os poderes da música.
|
c) A música afeta aos ouvintes atentos, que conhecem seus mágicos poderes.
|
d) Nem todos temem a música, porque nem todos reconhecem seus mágicos poderes.
|
e) Aos que gostam da música, garante-se uma inesgotável fonte de prazer e de sensualidade.
|
>
A frase O vigor e o tom dos ataques traem o melindre contém um argumento semelhante ao que está nesta outra frase:
a) nossos respeitáveis moralistas sabiam muito bem do que estavam falando. (3º parágrafo)
|
b) Há pessoas que não suportam a música... (1º parágrafo)
|
c) Platão condenou certas escalas e ritmos musicais... (1º parágrafo)
|
d) O que todo esse medo da música [...] sugere? (2º parágrafo)
|
e) O que mais violentamente repudiamos está em nós mesmos. (3º parágrafo)
|
Mantendo, ao longo do texto, convicção quanto ao que sejam os limites da propriedade, o autor
a) restringe o direito à posse da terra aos que não desconhecem o valor econômico dos investimentos a que ela convida para se tornar cada vez mais valiosa.
|
b) defende com intransigência a propriedade da terra, desde que subordinada a princípios morais e éticos que a tradição cultural de um país deve especificar quais sejam.
|
c) subordina o direito à terra à condição de que ela deve servir para atender as necessidades essenciais que se apresentam na vida de cada um.
|
d) equipara o direito à propriedade da terra aos direitos humanos, razão pela qual defende o máximo de clareza legislativa ao definir os limites de uma propriedade.
|
e) condiciona o estabelecimento dos limites de uma propriedade aos critérios que o proprietário mesmo deve bem definir para justificar as terras que possui e administra.
|
O segmento em que se destaca a desconsideração de um princípio de justiça defendido ao longo do texto é
a) fincam cercas para além dos limites da necessidade...
|
b) ela está sendo constantemente transformada em vida.
|
c) É a própria vida que determina o círculo de espaço que lhe pertence...
|
d) O espaço que é propriedade do meu corpo é um dos direitos que a vida tem.
|
e) propriedade: aquilo que não me é estranho, que é parte de mim mesmo...
|
As formas verbais atendem às normas de concordância e estabelecem uma adequada correlação entre os tempos e os modos na frase:
a) Sempre terão havido aqueles ambiciosos para os quais não contarão os limites de propriedade a serem observados.
|
b) Os espaços que venham a ser propriedade do meu corpo deverão corresponder plenamente a necessidades minhas.
|
c) Poderão acorrer aos bebedouros qualquer pássaro, desde que não houvesse a tomada de posse por um deles.
|
d) Se couberem aos proprietários atender às necessidades do corpo, eles se regulariam por esse princípio de direito.
|
e) Uma vez que se infrinja os critérios da necessidade humana, o direito à propriedade poderia se mostrar abusivo.
|
Indica-se adequada transposição da voz verbal de um segmento para outra voz verbal no seguinte caso:
a) onde se colocam as cercas = onde as cercas são colocadas.
|
b) um deles já tomou posse = um deles já possuiu.
|
c) que não pode ser tocado = que não deverá ser tocado.
|
d) não foi consumido pela vida = a vida não consumiu.
|
e) sendo [...] transformada em vida = a vida passa a ser transformada.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.