Atenção: Considere o texto abaixo para responder à questão.
O autor afirma ter se identificado com um texto de Kafka porque, como este,
a) chegou a pensar em desistir da carreira de escritor.
|
b) nutriu a esperança de ver sua obra inédita publicada.
|
c) exerceu uma profissão que atrapalhava o ofício de escritor.
|
d) contou com um amigo que o incentivou a escrever.
|
e) teve problemas de relacionamento com o pai.
|
embora tenha publicado pouco em vida (3º parágrafo)
O termo sublinhado acima introduz, no contexto, noção de
a) concessão.
|
b) finalidade.
|
c) consequência.
|
d) proporção.
|
e) causa.
|
Depreende-se que o autor considera uma grande injustiça
a) que um autor como Kafka tenha tido de recorrer a pessoas que pouco entendiam de literatura para ver sua obra publicada.
|
b) o fato de um escritor com o talento de Kafka ser inseguro a ponto de destruir parte de sua obra.
|
c) que o pai de Kafka, por pouco entender de literatura, tenha deixado de perceber e incentivar o talento do filho.
|
d) criticar Max Brod, responsável pela publicação póstuma da obra de Kafka e um dos que acreditaram no talento do escritor.
|
e) julgar que Kafka seja um autor menor por desconfiar de sua própria vocação e não superar a insegurança da qual padecia.
|
Kafka acusa seu progenitor de ter feito dele um homem inseguro (2º parágrafo)
O segmento sublinhado acima está corretamente reescrito do seguinte modo:
a) ter-lhe tornado.
|
b) tê-lo tornado.
|
c) lhe tornar.
|
d) ter-no tornado.
|
e) ter-se tornado
|
Foi um dos primeiros a perceber o gênio do escritor e o estimulou sem trégua a acreditar em si mesmo (7º parágrafo)
Os termos sublinhados acima constituem, respectivamente:
a)
artigo – preposição – pronome |
b)
preposição – pronome – artigo |
c)
artigo – pronome – preposição |
d)
preposição – artigo – pronome |
e)
pronome – artigo – preposição |
Toma todo um dia visitar as esculturas a ele dedicadas (1º parágrafo)
No contexto, o segmento sublinhado acima pode ser corretamente reescrito do seguinte modo:
a) que lhe foram dedicadas.
|
b) as quais dedicam-se a ele.
|
c) que foram-no dedicadas.
|
d) às quais dedicaram-lhe.
|
e) que lhes foram dedicadas.
|
Mantendo-se a correção, o verbo que pode ser flexionado no plural, sem que nenhuma outra alteração seja feita na frase, está em:
a) alguém que dedica tantas horas a um afazer alimentício
|
b) o que a maioria deles não faz
|
c) do contrário, ele mesmo os teria queimado
|
d) se notasse que foi um dos grandes
|
e) naqueles anos, já havia publicado alguns livros
|
Está correta a redação do livre comentário que se encontra em:
a) Ao esmiuçar sua insegurança, Kafka afirmou que nenhuma das coisas e pessoas que conhecia lhes inspiravam confiança, a não ser a terra em que pisava.
|
b) A opção de escrever em todos os momentos disponíveis, como fizera Kafka, são poucos os escritores que adota.
|
c) Deve ter havido expectativas otimistas de Kafka em relação a sua obra, uma vez que não foi capaz de queimar seus escritos inéditos.
|
d) Na cidade de Praga, encontra-se, em diversos lugares, turistas que tiram fotos e compram livros e recordações de Kafka.
|
e) A indagação de que mais horas do dia deveriam ser dedicados à escrita costumam acompanhar os escritores.
|
Atenção: Considere o texto abaixo para responder à questão.
No contexto, o segmento
a) palavras “escritas” podem ser apenas ouvidas em um dispositivo de áudio (2º parágrafo) é uma comprovação de que os dispositivos eletrônicos asseguram a permanência da literatura.
|
b) à medida que os autores se ajustam a essas novas realidades (1º parágrafo) é uma alusão a dificuldades impostas pelas novas tecnologias de escrita.
|
c) para persistir ao longo do tempo (3º parágrafo) assinala noção de conformidade.
|
d) mais uma vez nos sentamos curvados sobre “tabuletas” (2º parágrafo) expressa uma ironia a respeito do caráter pouco inovador das tecnologias de leitura.
|
e)
A única garantia de sobrevivência de uma obra é o uso contínuo (3º parágrafo) exprime uma convicção do autor. |
No texto, estabelece-se relação de causa e consequência, respectivamente, entre:
a) a revolução tecnológica por si só não assegura o futuro da literatura // muitos já leem em uma tela.
|
b) A atual revolução tecnológica lança, a cada ano, novas formas de leitura // à medida que os autores se ajustam a essas novas realidades.
|
c) muitos já leem em uma tela // nos sentamos curvados sobre “tabuletas”.
|
d) palavras “escritas” podem ser apenas ouvidas em um dispositivo de áudio // A narração oral também retornou.
|
e) a infindável sequência de palavras armazenadas pelos computadores está mais próxima de um pergaminho do que de páginas separadas // esse movimento de rolagem voltou.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.