O dilema proposto no título antecipa a seguinte ideia, discutida no texto:
a)
a obsolescência dos celulares sobre as máquinas fotográficas |
b)
o imperativo de se tornar celebridade nos grandes meios de comunicação |
c)
a primazia do registro das situações sobre a própria experiência |
d)
o descarte do valor universal da vida diante das formas contemporâneas de prolongá-la |
“Um artigo recente no New York Times explora a onda explosiva de gravações de eventos feitas em smartphones, dos mais significativos aos mais triviais". No trecho, o elemento destacado é equivalente a:
a)
com |
b)
desde |
c)
por |
d)
sobre |
De acordo com o texto, os aparelhos celulares assumem a função de:
a)
inaugurar um novo período na vinculação com o tempo presente |
b)
ampliar as formas de registro e circulação de imagens e vídeos |
c)
desenvolver enormemente o sentido da visão em contextos de limitação |
d)
possibilitar a formação de uma juventude com práticas indisciplinadas |
Em “mesmo se não fossem tão bons" (6º parágrafo), a palavra “bons" assume essa forma por remeter à seguinte expressão:
a)
as suas fotos e vídeos |
b)
as pessoas |
c)
fotógrafos profissionais |
d)
outros dois eclipses |
“... como o mais recente do jornalista Scott Welsh, gravado durante um voo da companhia aérea Jetblue Airways" (2º parágrafo). A palavra “como" introduz expressão com valor de:
a)
causa |
b)
oposição |
c)
justificativa |
d)
exemplificação |
No segundo parágrafo, o emprego da conjunção “ou" sugere o seguinte pressuposto:
a) não há estrelato fora do meio comercial
|
b) o suporte escolhido não tem relevância
|
c) talvez nem todos sejam importantes
|
d) a vontade de ter sucesso é universal
|
No terceiro parágrafo, a segunda frase introduz, com relação à primeira, a ideia de:
a)
comprovação |
b)
ressalva |
c)
explicação |
d)
consequência |
No quarto parágrafo, é estabelecida uma relação entre as noções de “viver" e “ver" que pode ser resumida pelo seguinte par de palavras, respectivamente:
a)
naturalidade/historicidade |
b)
integralidade/pontualidade |
c)
neutralidade/parcialidade |
d)
autenticidade/artificialidade |
“... e queremos que elas sejam vistas, compartilhadas, apreciadas" (3º parágrafo). No trecho, a sequência de palavras expressa uma:
a)
gradação |
b)
sinonímia |
c)
anáfora |
d)
enumeração |
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.