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Informações da Prova Questões por Disciplina TRE - Tocantins - Técnico Judiciário - Administrativa - FCC - Fundação Carlos Chagas - 2011 - Prova Objetiva

Interpretação de Textos

Vida, Planeta

O documentário E Agora? pretende revelar detalhes do tráfico de aves silvestres no Brasil. Segundo o produtor Fábio Cavalheiro, o longa-metragem apresentará cenas de flagrantes de tráfico, as rotas do comércio ilegal e entrevistas com autoridades e representantes de ONGs.

A Agência Nacional de Cinema (Ancine) aprovou o projeto e, agora, busca-se patrocínio. A ONG SOS Fauna, especializada em resgates, foi uma das orientadoras para a produção do filme.

O longa também se propõe a discutir outro problema: o fato de que, mesmo quando salvas das mãos dos traficantes, muitas aves não são reintroduzidas na natureza.

Além da versão final editada para o cinema, as entrevistas e materiais pesquisados estarão disponíveis para pesquisadores que queiram se aprofundar no tema. A intenção é a de que o filme contribua para a educação – e, por isso, será oferecido para estabelecimentos de ensino.

Entre as espécies mais visadas pelos traficantes estão papagaios, a araponga, o pixoxó, o canário-da-terra, o tico-tico, a saíra-preta, o galo-de-campina, sabiás e bigodinho.

(O Estado de S. Paulo, A30 Vida, Planeta, 21 de novembro de 2010)

1 -

O assunto do texto está corretamente resumido em:

a)

Um longa-metragem, em forma de documentário, abordará o tráfico de aves silvestres no Brasil, e terá objetivos educativos.

b)

A Ancine deverá escolher e patrocinar a realização de alguns projetos de filmes educativos, destinados às escolas brasileiras.

c)

ONGs voltadas para a proteção de aves silvestres buscam a realização de novos projetos, como a de filmes educativos.

d)

Várias espécies de aves silvestres encontram-se em extinção, apesar dos constantes cuidados de ONGs destinadas à sua proteção.

e)

Apesar das intenções didáticas, filme sobre tráfico de aves silvestres não atinge sua finalidade educativa.

2 -

O texto informa claramente que:

a)

o produtor do documentário sobre aves silvestres baseou-se em entrevistas com pesquisadores para desenvolver o roteiro do filme.

b)

as discussões referentes aos diversos problemas que colocam em perigo as aves silvestres já estão em andamento na Ancine.

c)

algumas Organizações Não Governamentais estão se propondo a proteger aves silvestres capturadas e a preparar seu retorno à natureza.

d)

o objetivo principal do documentário será oferecer subsídios a pesquisadores interessados em estudos sobre aves silvestres brasileiras.

e)

o projeto do documentário sobre o tráfico de aves silvestres já foi aprovado, mas ainda não há patrocinador para sua produção.

Pontuação
3 -

O longa também se propõe a discutir outro problema: o fato de que, mesmo quando salvas das mãos dos traficantes, muitas aves não são reintroduzidas na natureza.

Considere as afirmativas seguintes, a respeito do parágrafo reproduzido:

I. Os dois pontos introduzem um segmento que especifica o sentido da expressão anterior a eles, outro problema.

II. O segmento isolado por vírgulas no período tem sentido concessivo.

III. Transpondo para a voz ativa a última oração do período, ela deverá ser: os traficantes não reintroduzem muitas aves na natureza.

Está correto o que se afirma APENAS em:

a)

I e II.

b)

I e III.

c)

II e III.

d)

III.

e)

II.

Emprego dos tempos e modos verbais
4 -

A intenção é a de que o filme contribua para a educação ... (4.º parágrafo)

O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo em que se encontra o grifado está em:

a)

... e, agora, busca-se patrocínio.

b)

A Agência Nacional de Cinema (Ancine) aprovou o projeto ...

c)

... o longa-metragem apresentará cenas de flagrantes de tráfico ...

d)

... que queiram se aprofundar no tema.

e)

... e, por isso, será oferecido para estabelecimentos de ensino.

Interpretação de Textos

A Bailarina

A profissão de bufarinheiro está regulamentada; contudo, ninguém mais a exerce, por falta de bufarinhas*. Passaram a vender sorvetes e sucos de fruta, e são conhecidos como ambulantes.

Conheci o último bufarinheiro de verdade, e comprei dele um espelhinho que tinha no lado oposto a figura de uma bailarina nua. Que mulher! Sorria para mim como prometendo coisas, mas eu era pequeno, e não sabia que coisas fossem. Perturbava-me.

Um dia quebrei o espelho, mas a bailarina ficou intata. Só que não sorria mais para mim. Era um cromo como outro qualquer. Procurei o bufarinheiro, que não estava mais na cidade, e provavelmente teria mudado de profissão. Até hoje não sei qual era o mágico: se o bufarinheiro, se o espelho.

* bufarinhasmercadorias de pouco valor; coisas insignificantes.

(Carlos Drummond de Andrade. Contos plausíveis, in Prosa Seleta. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2003, p.89)

5 -

O texto se desenvolve como:

a)

depoimento de uma criança sobre o espelhinho que tinha no lado oposto a figura de uma bailarina nua, registrado em sua memória.

b)

discussão em torno da importância de certas profissões, ainda que se destinem ao comércio de bufarinhas.

c)

crítica a um tipo de vendedores que não se preocupa com valores morais, como no caso da figura da bailarina nua vendida a uma criança.

d)

relato de caráter pessoal, em que o autor relembra uma situação vivida quando era pequeno e reflete sobre ela.

e)

ensaio de caráter filosófico, em que o autor questiona o dilema diante de certos fatos da vida, apontado na dúvida final: Até hoje não sei qual era o mágico.

6 -

É INCORRETO afirmar que:

a)

A exclamação Que Mulher! cria uma incoerência no contexto, por referir-se a uma figura feminina que era, na verdade, um cromo como outro qualquer.

b)

Percebe-se, na fala do contista, certa nostalgia em relação aos bufarinheiros, que vendiam sonhos, embutidos nas pequenas coisas.

c)

Bufarinheiro é uma palavra atualmente em desuso no idioma, porém é possível entender seu sentido no decorrer do texto.

d)

Uma possível conclusão do texto é a de que a verdadeira mágica estava no encanto da criança, quebrado com o espelho partido.

e)

No parágrafo o autor constata mudança de hábitos na substituição das bufarinhas por sorvetes e sucos de fruta.

Salão dos Românticos

Na Academia Brasileira de Letras, há um salão bonito, mas um pouco sinistro. É o Salão dos Poetas Românticos, com bustos dos nossos principais românticos na poesia: Castro Alves, Gonçalves Dias, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela e Álvares de Azevedo.

Os modernistas de 22, e antes deles os parnasianos, decidiram avacalhar com essa turma de jovens, que trouxe o Brasil para dentro de nossa literatura. Foram os românticos, na prosa e no verso, que colocaram em nossas letras as palmeiras, os índios, as praias selvagens, o sabiá, as borboletas de asas azuis, a juriti − o cheiro e o gosto de nossa gente. Não fosse o romantismo, ficaríamos atrelados ao classicismo das arcádias, à pomposidade do verso burilado. Sem falar nos poemas-piadas, a partir de 1922, todos como vanguarda da vanguarda.

Foram jovens. Casimiro morreu com 21 anos, Álvares de Azevedo com 22, Castro Alves com 24, Fagundes Varela com 34. O mais velho de todos, Gonçalves Dias, mal chegara aos 40 anos. O Salão dos Poetas Românticos é também sinistro pois é de lá que sai o enterro dos imortais, que morrem como todo mundo.

(Adaptado de Carlos Heitor Cony "Salão dos românticos". FSP, 16/12/2010)

7 -

No 2.º parágrafo, identifica-se:

a)

aceitação, com ressalvas, do fato de a escola romântica ser considerada superior à parnasiana por esta última não ter sido produzida por jovens talentos.

b)

elogio à produção literária dos autores parnasianos, cujas obras clássicas teriam inspirado o modernismo de 22.

c)

comparação do movimento de 22 com o romantismo, e conclusão de que o primeiro, mais ousado, é superior ao segundo.

d)

reflexão a respeito do valor dos poetas românticos brasileiros, que teriam sido injustamente criticados por parnasianos e modernistas.

e)

constatação dos inúmeros defeitos da produção literária modernista, com base na falta de seriedade de seus autores.

8 -

... pois é de lá que sai o enterro dos imortais, que morrem como todo mundo. (final do texto)

A frase :

a)

aponta a desvalorização dos escritores que já foram considerados os melhores do país.

b)

produz efeito humorístico advindo do paradoxo causado por um jogo de palavras com os conceitos de mortalidade e imortalidade.

c)

conclui que apenas os autores românticos merecem ser chamados de imortais.

d)

repudia com sarcasmo o privilégio oferecido aos autores da Academia, pois são mortais como os demais escritores.

e)

estabelece oposição à ideia de que o Salão dos Poetas Românticos teria algo de fúnebre.

9 -

O cheiro e o gosto de nossa gente. (2.º parágrafo)

O segmento configura-se como:

a)

ressalva ao que foi afirmado antes.

b)

síntese valorativa da enumeração que o antecede.

c)

causa dos fatos que foram apresentados.

d)

opinião que sintetiza a ideia principal do parágrafo.

e)

explicação que complementa o termo imediatamente anterior.

Reescritura de texto
10 -

O mais velho de todos, Gonçalves Dias, mal chegara aos 40 anos.

O segmento grifado poderia ser substituído, sem alterar o contexto, por:

a)

em breve completaria.

b)

afinal atingia.

c)

havia acabado de completar.

d)

haveria de ter completado.

e)

tampouco atingira.

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