1 O problema intercultural não se resolve, como pretendem os multiculturalistas, pelo simples reconhecimento da isonomia axiológica entre culturas distintas, mas, 4 fundamentalmente, pelo diálogo interpessoal entre indivíduos de culturas diferentes e, mais ainda, pelo acesso individual à própria diversidade cultural, como condição para o exercício 7 da liberdade de pertencer a uma cultura, de assimilar novos valores culturais ou, simplesmente, de se reinventar culturalmente. Aliás, o reconhecimento da isonomia axiológica 10 entre culturas é importante não porque limita a individualidade a uma estrita visão antropológica que projeta a condição humana ao círculo concêntrico da cultura do agrupamento 13 familiar e social a que pertence o indivíduo, mas porque o liberta, ao lhe dar amplitude de opção cultural, que, transcendendo a esfera da identidade individual como simples 16 parte de uma cultura, dimensiona a individualidade no campo da liberdade — da liberdade de criar a si mesmo. Por fim, a passagem para a democracia não totalitária, ou seja, 19 democracia na e para a diversidade, decorre, justamente, da sensibilização do político e da democratização do espaço pessoal, antes preso à teia indizível do monismo cultural 22 ocidental, tornando-se papel do Estado o oferecimento das condições de acessibilidade à diversidade cultural, ambiente imprescindível à autogestão da identidade pessoal.
Miguel Batista de Siqueira Filho. Democracia, direito e liberdade. Goiânia: Editora da PUC Goiás, 2011, p. 95-6 (com adaptações).
Em relação ao texto acima, julgue o(s) seguinte(s) item(ns).
O segmento "Aliás, o reconhecimento (...) limita a individualidade" (l.9-10) poderia ser reescrito, sem prejuízo do sentido e da correção gramatical do texto, da seguinte forma: Contudo, reconhecer a isonomia axiológica entre culturas não é importante, vez que limita a individualidade.
Certa. |
Errada. |
Em relação ao texto acima, julgue o(s) seguinte(s) item(ns).
A última oração do texto poderia ser reescrita, sem prejuízo das ideias veiculadas e da correção gramatical, da seguinte forma: o que torna papel do Estado oferecer às condições de acessibilidade da diversidade cultural o ambiente indispensável de autogestão da identidade pessoal.
Certa. |
Errada. |
Em relação ao texto acima, julgue o(s) seguinte(s) item(ns).
De acordo com o autor do texto, a solução dos conflitos interculturais requer o emprego de mecanismos mais complexos do que o proposto pelos multiculturalistas.
Certa. |
Errada. |
Em relação ao texto acima, julgue o(s) seguinte(s) item(ns).
Depreende-se da leitura do texto que tanto o seu autor quanto os multiculturalistas reconhecem que não há culturas mais importantes ou menos importantes que outras.
Certa. |
Errada. |
Em relação ao texto acima, julgue o(s) seguinte(s) item(ns).
Nesse texto, de tipologia dissertativa, o autor defende o acesso de todos a um ambiente de diversidade cultural, que, em sua opinião, é essencial para a construção da identidade pessoal.
Certa. |
Errada. |
Em relação ao texto acima, julgue o(s) seguinte(s) item(ns).
No trecho "agrupamento familiar e social a que pertence o indivíduo" (l.12-13), a substituição de "o indivíduo" por a pessoa tornaria obrigatório o emprego do acento grave, indicativo de crase, no "a" que antecede "que": à que pertence a pessoa.
Certa. |
Errada. |
1 A democracia há muito deixou de dizer respeito às regras do jogo político para se transformar na força viva de construção de um mundo vasto e diferenciado, apto a conjugar 4 tempos passados e futuros, afinidades e diferenças, meios sociais imprescindíveis ao desenvolvimento da autenticidade e da individualidade de cada pessoa. O espírito democrático 7 desenvolve-se na diversidade e estabelece o diálogo na pluralidade. Diversidade é a semente inesgotável da autenticidade e da individualidade humana, que se expressam 10 na subjetividade da liberdade pessoal. Mas a condição de ser livre, ou seja, de desenvolver a autenticidade e a individualidade, pressupõe o contexto da diversidade, somente 13 atingível, em termos políticos, no âmbito do espírito democrático, círculo que demonstra a intimidade e interdependência entre democracia e liberdades fundamentais. 16 A liberdade deve ser entendida em duplo sentido: como o respeito e a aceitação das diferenças individuais e coletivas e como dever de solidariedade e compromisso com as condições 19 para a liberdade de todos, o que implica a garantia do direito à não discriminação e do direito a políticas afirmativas, como formas de manifestação do direito à diversidade, que 22 representam novos padrões de proteção jurídica, ensejadores da acessibilidade às condições materiais, sociais, culturais e intelectivas, imprescindíveis à autodeterminação individual, 25 denominadas direitos de acessibilidade, requisito primeiro para o pleno exercício das liberdades de escolhas.
Idem, p. 97 (com adaptações).
Julgue o(s) item(ns) que se segue(m), relativo(s) às ideias e estruturas inguísticas do texto acima.
Estaria garantida a correção gramatical do texto caso fosse suprimida a vírgula empregada após individualidade (l.12), evitando-se a separação, por vírgula, do sujeito e do predicado da oração.
Certa. |
Errada. |
Julgue o(s) item(ns) que se segue(m), relativo(s) às ideias e estruturas inguísticas do texto acima.
Não haveria prejuízo do sentido geral do texto nem das relações sintáticas nele estabelecidas caso à os elementos da enumeração presente no segmento ensejadores da acessibilidade às condições materiais, sociais, culturais e intelectivas (l.22-24) fossem reorganizados da seguinte forma: ensejadores da acessibilidade às condições materiais, sociais e culturais intelectivas.
Certa. |
Errada. |
Julgue o(s) item(ns) que se segue(m), relativo(s) às ideias e estruturas inguísticas do texto acima.
No trecho que se expressam na subjetividade da liberdade pessoal (l.9-10), o emprego do pronome átono se após a forma verbal expressam-se prejudicaria a correção gramatical do texto, dada a presença de fator de próclise na estrutura apresentada.
Certa. |
Errada. |
Julgue o(s) item(ns) que se segue(m), relativo(s) às ideias e estruturas inguísticas do texto acima.
Na linha 9, que é elemento de coesão empregado em referência a autenticidade [humana] e individualidade humana, razão por que a forma verbal expressam está flexionada no plural.
Certa. |
Errada. |
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.