A Associação das Antigas Aeromoças celebra sua convenção anual a bordo de um velho Hércules C-130 doado por uma companhia aérea. São cem, cento e vinte senhoras, todas alegres, todas nostálgicas. 5 O encontro, no velho aeroporto, hoje desativado por questões de segurança, já é motivo de alegria e emoção: saúdam-se, abraçam-se, trocam cumprimentos: “Como você está bonita, como você está conservada.” 10 Embarcam cantando o Hino das Antigas Aeromoças (“Entre as nuvens de fímbrias douradas/ Repousam lembranças, por nós embaladas”). Quando o avião decola, não podem conter as lágrimas nostálgicas. Mas tão logo a aeronave está nivelada a uma 15 altura conveniente, disputam com entusiasmo os carrinhos: querem servir. “Posso lhe oferecer um lanche, senhora?” “Algo para beber, senhora?” Segue-se declamação de poesias, encenação de esquetes e por fim o momento culminante: evocando os tempos heroicos 20 da aviação, todas se lançarão de paraquedas. Alguns não abrirão. Mas isso está previsto. A vida nas alturas não seria possível sem um mínimo de titilantes incertezas.
SCLIAR, Moacyr. Contos reunidos. São Paulo: Cia das Letras, 1995, p. 211. Adaptado.
O desfecho do texto apoia-se em uma aparente contradição, expressa pelo seguinte par de vocábulos:
a)
fim (L. 19) – vida (L. 22). |
b)
culminante (L. 19) – mínimo (L. 22). |
c)
lançarão (L. 20) – abrirão (L. 21). |
d)
previsto (L. 21) – incertezas (L. 23). |
e)
possível (L. 22) – titilantes (L. 23). |
No trecho do Texto Antigas aeromoças “São cem, cento e vinte senhoras” (L. 3-4), em relação à quantidade de pessoas, a sequência de numerais separados por vírgula expressa a ideia de
a)
exagero. |
b)
imprecisão. |
c)
alternância. |
d)
minúcia. |
e)
crítica. |
No trecho do Texto Antigas aeromoças “‘Como você está bonita, como você está conservada.’” (L. 8-9), o emprego do vocábulo como expressa
a)
comparação. |
b)
conformidade. |
c)
dúvida. |
d)
consequência. |
e)
ênfase. |
No Texto Antigas aeromoças, a expressão destacada em “Mas tão logo a aeronave está nivelada a uma altura conveniente” (L. 14-15) pode ser substituída, sem prejuízo do sentido original, por
a)
enquanto. |
b)
conforme. |
c)
antes que. |
d)
assim que. |
e)
apesar de. |
No trecho do Texto Antigas aeromoças “disputam com entusiasmo os carrinhos: querem servir” (L. 15-16), o sinal de dois-pontos pode ser substituído por um conectivo, mantendo-se a mesma relação de sentido entre as orações.
Esse conectivo é
a)
todavia. |
b)
embora. |
c)
porque. |
d)
então. |
e)
enquanto. |
No Texto Antigas Aeromoças, a(s) vírgula(s) está(ão) empregada(s) para isolar o vocativo no seguinte trecho:
a)
“O encontro, no velho aeroporto,” (L. 5) |
b)
“saúdam-se, abraçam-se, trocam cumprimentos” (L. 7-8) |
c)
“Repousam lembranças, por nós embaladas” (L. 11-12) |
d)
“‘Algo para beber, senhora?’” (L. 17) |
e)
“evocando os tempos heroicos da aviação, todas se lançarão de paraquedas” (L. 19-20) |
O conectivo destacado nos trechos do Texto Antigas Aeromoças introduz uma expressão com valor de modo no seguinte exemplo:
a)
“hoje desativado por questões de segurança’” (L. 5-6). |
b)
“‘Entre as nuvens de fímbrias douradas” (L. 11). |
c)
“disputam com entusiasmo os carrinhos” (L. 15-16). |
d)
“Segue-se declamação de poesias” (L. 17-18). |
e)
“evocando os tempos heroicos da aviação” (L. 19-20). |
No trecho do Texto Antigas aeromoças “Alguns não abrirão.” (. 21), o pronome e o verbo referem-se claramente ao substantivo paraquedas, anteriormente enunciado. Essa associação entre a frase e o substantivo anterior é possível em virtude de um aspecto linguístico, que é o(a)
a)
sentido específico do verbo. |
b)
sentido indefinido do pronome. |
c)
distância entre os termos. |
d)
ordem indireta da frase. |
e)
estrutura composta do substantivo. |
O emprego das aspas em alguns trechos do Texto Antigas aeromoças desempenha principalmente a função de
a)
indicar discurso de pessoa diferente do narrador. |
b)
iniciar apresentação de textos desconhecidos do leitor. |
c)
destacar elementos do enredo importantes para o leitor. |
d)
sugerir importância das falas do cotidiano para a narrativa. |
e)
demonstrar crítica do narrador ao conteúdo das frases. |
Atenção, passageiro: voe tranquilo. Se antes da decolagem seu medo vai às alturas, embarque com a gente para aprender a enfrentar as turbulências emocionais e viajar bem. Os brasileiros estão entre os passageiros que mais temem voar em todo o planeta. E já era assim antes de sofrerem o impacto dos dois últimos grandes acidentes no nosso espaço aéreo em um intervalo de apenas dez meses. 5 Em 2003 uma pesquisa do Ibope revelava que 42% dos viajantes entravam em pânico logo no embarque. Para se ter uma ideia, nos Estados Unidos e na Alemanha só 23% das pessoas assumem o medo de avião. [...]pouco adianta citar dados e mais dados mostrando que o avião é muito mais seguro do que o carro ou que a probabilidade de um raio atingir alguém caminhando sossegado na rua é maior do que a de uma aeronave despencar dos céus. Os especialistas, porém, são unânimes: dá, sim, para apagar as fantasias de uma queda, de um defeito mecânico ou de uma 10 falha humana. Mas a tarefa nem sempre é fácil. [...]
O trecho do Texto Sem medo de voar “Atenção, passageiro: voe tranquilo.” (L. 1) realiza uma paródia das chamadas, comuns em aeroportos, feitas para orientar os passageiros.
Por se tratar de uma orientação ou pedido, o verbo voar encontra-se flexionado no
a)
modo indicativo. |
b)
modo imperativo. |
c)
modo subjuntivo. |
d)
infinitivo impessoal. |
e)
particípio passado. |
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