01 Não faz muito que temos esta nova TV com controle remoto, mas devo dizer que se trata 02 agora de um aparelho sem o qual eu não saberia viver. Passo os dias sentado na velha poltrona, 03 mudando de um canal para outro — uma tarefa que antes exigia certa movimentação, mas que 04 agora ficou muito fácil. Estou num canal, não gosto — zap, mudo para outro. Também não gosto 05 deste — zap, mudo de novo. Eu gostaria de ganhar em dólar o número de vezes que você troca de 06 canal em uma hora, diz minha mãe. Trata-se de uma fantasia, mas pelo menos indica disposição 07 para o humor, admirável nessa mulher. 08 Sofre, minha mãe. Sempre sofreu: infância carente, pai cruel etc. Mas o sofrimento 09 aumentou muito quando meu pai a deixou. Já faz tempo; foi logo que nasci, e estou agora com 10 treze anos. Uma idade em que se vê muita televisão, e em que se muda de canal constantemente... 11 Da tela, uma moça sorridente pergunta se o caro telespectador já conhece certo novo sabão em pó. 12 Não conheço nem quero conhecer, de modo que — zap — mudo de canal. "Não me abandone, 13 Mariana, não me abandone!" Abandono, sim, não suporto novelas: zap, e agora é um homem 14 falando. Um homem, abraçado _____ guitarra elétrica, fala a uma entrevistadora. É um roqueiro. 15 Aliás, é o que está dizendo, que é um roqueiro, que sempre foi e sempre será um roqueiro. Tal 16 veemência se justifica, porque ele não parece um roqueiro. É meio velho, tem cabelos grisalhos, 17 rugas, falta-lhe um dente. É o meu pai. 18 É sobre mim que fala. Você tem um filho, não tem?, pergunta a apresentadora, e ele, 19 meio constrangido, diz que sim, que tem um filho, só que não o vê há muito tempo. Hesita um 20 pouco e acrescenta: você sabe, eu tive de fazer uma opção, era a família ou o rock. A 21 entrevistadora, porém, insiste no assunto (é chata, ela): e o seu filho gosta de rock? 22 Ele se mexe na cadeira; o microfone, preso à camisa desbotada, produz um ruído 23 desagradável. Aí está: acaba num programa local e de baixíssima audiência, e ainda tem de passar 24 pelo vexame de uma pergunta que o embaraça... E então ele me olha. Vocês dirão que é para a 25 câmera que ele olha; aparentemente é isso, aparentemente ele está olhando para a câmera; mas é 26 para mim, na realidade, que ele olha, sabe que em algum lugar, diante de uma tevê, estou a fitar 27 seu rosto atormentado, as lágrimas me correndo pelo rosto; e no meu olhar ele procura _____ 28 resposta _____ pergunta da apresentadora: você gosta de rock? Você gosta de mim? Você me 29 perdoa? 30 Mas então comete um erro: insensivelmente, automaticamente, seus dedos começam a 31 dedilhar as cordas da guitarra — é o vício do velho roqueiro, do qual ele nunca conseguiu se 32 livrar, nunca. Seu rosto se ilumina — refletores que se acendem? Ele vai dizer que sim, que seu 33 filho ama o rock tanto quanto ele... Nesse momento — zap — aciono o controle remoto.
Adaptado de Moacyr Scliar, “Zap”. In Contos Reunidos, Companhia das Letras, São Paulo, 1995.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas das linhas 14, 27 e 28, respectivamente.
a)
a – à – à |
b)
a – a – à |
c)
à – à – a |
d)
à – a – à |
e)
à – à – à |
Considere as seguintes afirmações sobre o texto de Scliar:
I. A mãe do rapaz tem uma “disposição para o humor” que ela própria acha “admirável” (l.06-07) diante da vida de sofrimentos que teve.
II. O narrador é um rapaz de 13 anos cujo pai diz ter abandonado a família porque teve “de fazer uma opção, era a família ou o rock” (l.20).
III. Quando o narrador diz que a entrevistadora “é chata” porque “insiste no assunto” (l.21), o assunto a que se refere é a carreira de rockeiro do pai.
Assinale a alternativa que aponta as afirmações que estão de acordo com o texto.
a)
Apenas I. |
b)
Apenas II. |
c)
Apenas III. |
d)
Apenas I e II. |
e)
Apenas II e III. |
O texto de Scliar apresenta enunciados que:
1. ora são do narrador em reação a alguma fala de pessoas que aparecem na TV;
2. ora são, na imaginação do narrador, de pessoas na TV se dirigindo a ele;
3. ora são de pessoas da TV conversando entre si.
Agora, associe corretamente que tipos de enunciados são os abaixo listados:
( ) Não conheço nem quero conhecer (l.11-12)
( ) Abandono, sim (l.13)
( ) você sabe, eu tive de fazer uma opção, era a família ou o rock (l.20)
( ) você gosta de rock? Você gosta de mim? Você me perdoa? (l.28-29)
Assinale a alternativa que preenche corretamente, de cima para baixo, os parênteses.
a)
3 – 3 – 2 – 2 |
b)
1 – 3 – 2 – 1 |
c)
3 – 1 – 3 – 3 |
d)
1 – 1 – 3 – 2 |
e)
1 – 3 – 1 – 3 |
Considere as seguintes propostas de substituição de expressões do texto:
I. Estou num canal (l.04) pode ser substituída por Estou assistindo a um canal;
II. fazer uma opção (l.20) pode ser substituída por seguir meu caminho;
III. embaraça (l.24) pode ser substituída por entristece.
Quais propostas são corretas e conservam o sentido original do texto?
a)
Apenas I. |
b)
Apenas II. |
c)
Apenas I e III. |
d)
Apenas II e III. |
e)
I, II e III. |
Assinale a alternativa que contém uma relação INCORRETA entre uma expressão e aquilo a que a expressão se refere.
a)
um aparelho (l.02) – a nova TV com controle remoto |
b)
uma tarefa (l.03) – mudar de um canal para outro |
c)
me (l.12) – o narrador do texto |
d)
me (l.24) – o narrador do texto |
e)
[d]o qual (l.31) – [d]o vício |
Assinale a alternativa cuja a afirmação sobre o uso de sinais de pontuação está INCORRETA.
(Questão anulada)
a)
A omissão da vírgula depois de para o humor (l.07) alteraria o significado da frase. |
b)
O ponto e vírgula da linha 09 poderia ser substituído por dois pontos. |
c)
A omissão da vírgula depois de Da tela (l.10) alteraria o significado da frase. |
d)
Com as devidas alterações de maiúsculas por minúsculas, o ponto final após um rockeiro (l.16) poderia ser substituído por dois pontos. |
e)
A omissão da vírgula depois de velho roqueiro (l.31) alteraria o significado da frase. |
Considere as seguintes propostas de reescrita de períodos extraídos ou adaptados do texto; nas propostas, há passagem do discurso direto para o indireto, ou vice-versa.
I. Eu gostaria de ganhar em dólar o número de vezes que você troca de canal em uma hora, diz minha mãe. (extraído das l.05-06)
Minha mãe disse que ela gostaria de ganhar em dólar o número de vezes que eu trocava de canal em uma hora.
II. Da tela, uma moça sorridente perguntava se o caro telespectador já conhecia o novo sabão em pó LIMPEX. (adaptado das l.10-11)
Da tela, uma moça sorridente perguntou: “Caro telespectador, você já tinha conhecido o novo sabão em pó LIMPEX?”
III. O rockeiro hesita um pouco e acrescenta: “Eu tive de fazer uma opção, era a família ou o rock.” (adaptado das l.19-20)
O rockeiro hesitou um pouco e acrescentou que tivera de fazer uma opção, era a família ou o rock.
Quais são as propostas corretas?
a)
Apenas I. |
b)
Apenas II. |
c)
Apenas III. |
d)
Apenas I e III. |
e)
Apenas II e III. |
Considere as seguintes propostas de substituição de nexos do texto:
I. de mas (l.03) por porém;
II. de logo (l.09) por assim;
III. de aliás (l.15) por a propósito.
Quais são corretas e mantêm o sentido original do texto?
a)
Apenas I. |
b)
Apenas II. |
c)
Apenas I e II. |
d)
Apenas II e III. |
e)
I, II e III. |
Assinale a alternativa cuja afirmação descreve corretamente a razão pela qual o vocábulo deve ser acentuado, de acordo com as regras de acentuação gráfica correntes da língua portuguesa.
a)
dólar (l.05) é acentuada porque se trata de uma palavra emprestada do inglês. |
b)
admirável (l.07) é acentuada porque todas as palavras terminadas em –vel devem ser acentuadas. |
c)
veemência (l.16) é acentuada porque se trata de proparoxítona terminada em ditongo. |
d)
vê (l.19) é acentuada porque a pronúncia da vogal e é “fechada”, e não aberta, em cujo caso deveria ser grafada é. |
e)
ruído (l.22) é acentuada porque a vogal i, quando tônica, deve ser acentuada se precedida de vogal, formando hiato. |
Considere as seguintes propostas de alteração na ordem de expressões do texto.
I. [...] mas é para mim, na realidade, que ele olha. (l.25-26)
[...] mas, na realidade, é para mim que ele olha.
II. [...] insensivelmente, automaticamente, seus dedos começam a dedilhar as cordas da guitarra
[...] (l.30-31) [...] seus dedos começam a dedilhar insensivelmente, automaticamente, as cordas da guitarra [...]
III. [...] seu filho ama o rock tanto quanto ele... (l.32-33)
[...] seu filho ama tanto o rock quanto ele...
Quais são as propostas que conservam, sem ambiguidade, o sentido original do texto?
a)
Apenas I. |
b)
Apenas II. |
c)
Apenas III. |
d)
Apenas I e II. |
e)
Apenas II e III. |
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.