1 Ontem, o tempo mudou, o navio balançou um pouco [...]. Acordei às 9h, tomei café na suíte e voltei a dormir, até o meio-dia – acho que nunca fiz isso na vida. Almoçamos no restaurante, evitando o self-service, que devia estar uma bagunça, pois continua chovendo e ventando, os passageiros sem muito o que fazer a não ser enfrentar 5 a comida que rola sem parar. Depois do almoço [...] apesar do vento e da chuva fininha, consegui ver a passagem pelo Peloponeso, a guerra de Tucídides e, logo após, a ilha de Ítaca, onde Penélope fiava e confiava em Ulisses, 10 que retornaria de sua viagem absurda. Penso no valor da palavra escrita. Ítaca, Peloponeso, toda a Grécia clássica, nada seriam se não fossem os poemas e relatos que historicizaram seus heróis, seus deuses, suas tragédias e seus filósofos. 15 O mesmo aconteceu com os judeus, que viveram numa terra de pedras e desertos, mas deixaram livros que formaram o Velho Testamento, base de toda a cultura ocidental. Nas ilhas Papuas ou na América, onde floresceram civilizações como a asteca, a inca e a maia, na certa haveria heróis, deuses, 20 guerreiros e pensadores que ficaram isolados do fluxo cultural, sem testemunhos escritos que superassem o tempo. Gregos e judeus nos legaram palavras escritas que permaneceram e formaram o imaginário do Ocidente. Olhando-se, agora, a mesma paisagem, o cenário dos deuses e heróis, nada de espetacular ou 25 de notável aqui teria se passado se não fossem os textos que nos chegaram, que foram estudados, interpretados, parafraseados e adaptados de acordo com as sucessivas camadas do tempo e da civilização.
Carlos Heitor Cony
É correto afirmar que o objetivo principal do texto é
a)
apresentar a colaboração do turismo para o conhecimento da cultura clássica. |
b)
questionar a importância da tradição religiosa de base judaico-cristã, tendo em vista os processos de colonização em que esteve envolvida. |
c)
promover a valorização das civilizações que geralmente são caracterizadas como primitivas. |
d)
provocar uma reflexão sobre o poder da palavra escrita e sua permanência ao longo dos tempos. |
e)
demonstrar a fragilidade de povos que se organizaram em torno de mitos literários. |
Assinale a alternativa INCORRETA.
a)
O texto apresenta elementos que indiciam a presença da função expressiva da linguagem, presente, por exemplo, no uso da primeira pessoa. |
b)
Em onde Penélope fiava e confiava em Ulisses (linha 09), o tempo verbal denota ação contínua no passado. |
c)
A palavra legaram (linha 22) pode ser substituída por “transmitiram”, sem prejuízo ao sentido original do trecho. |
d)
O trecho aqui teria se passado (linha 25) poderia ser reescrito como “aqui se teria passado”, sem que houvesse desvio em relação à norma culta da escrita. |
e)
O valor relativo da partícula que em os judeus, que viveram numa terra de pedras (linhas 15-16) está presente também em “Elas sabiam que ele saíra cedo”. |
Assinale a alternativa correta.
a)
Em nas ilhas Papuas ou na América (linha 18), a partícula ou apresenta valor de exclusão como em “Ela ou ele, quem ficará com a única vaga?”. |
b)
O uso da crase é invariavelmente opcional na indicação de horas como em Acordei às 9h (linhas 01-02). |
c)
A conjunção pois (linha 04) apresenta, no trecho em que aparece empregada, valor semântico de conclusão. |
d)
O uso da expressão o mesmo (linha 15) é recurso de coesão, já que retoma assunto exposto no parágrafo anterior. |
e)
imaginário (linha 23) refere-se a imagens que foram encontradas nas obras de arte que os povos do Ocidente deixaram para a posteridade. |
Texto para a(s) questão(ões) a seguir.
1 Acompanho essa revista desde seu início e devo dizer que 2 há edições que maravilham os leitores e outras que os deixam 3 exasperados. No entanto, agora vocês se superaram. A escolha 4 do ator para a capa deve ser elogiada de tão insípida que é, assim 5 como suas cores e as bobagens presentes na entrevista. Queria que 6 me informassem quanto valem as páginas dedicadas ao artista que 7 estampa a capa, pois seria desejável um ressarcimento ou, ao menos, 8 gostaria de saber qual foi meu prejuízo financeiro, já que para minha 9 perda intelectual não há reparação.
Adaptação de carta de leitor publicada na Revista Bravo
Assinale a alternativa correta.
a)
A manifestação do leitor espelha o objetivo central de uma carta dessa natureza: corroborar escolhas e pontos de vista definidos pelos jornalistas. |
b)
agora vocês se superaram (linha 03) e deve ser elogiada (linha 04) indiciam momentos de ironia no texto de viés crítico do leitor, que tem como objetivo principal questionar escolhas dos editores. |
c)
A carta do leitor distingue-se das cartas em geral, pois, como no texto apresentado, o emissor se coloca de modo distanciado em relação ao que manifesta. |
d)
A carta do leitor acima dialoga com outras cartas de leitores, uma vez que são presentes marcas de discórdia em relação a outro texto de mesmo gênero. |
e)
Como é comum em cartas do leitor de teor crítico, o texto acrescenta informações sobre o artista, além daquelas contidas na entrevista citada. |
Assinale a alternativa que apresenta palavra que pode substituir, corretamente e sem prejuízo do sentido original, a que está em destaque.
a)
(linha 02) maravilham = deslumbram. |
b)
(linha 03) exasperados = pasmados. |
c)
(linha 04) insípida = insensível. |
d)
(linha 07) ressarcimento = financiamento. |
e)
(linha 09) reparação = contestação. |
Textos para a(s) questão(ões) a seguir.
Texto I Esses Moços 01 Esses moços, pobres moços 02 Ah! Se soubessem o que eu sei 03 Não amavam... 04 Não passavam aquilo que eu já passei 05 Por meus olhos 06 Por meus sonhos 07 Por meu sangue, tudo enfim 08 É que eu peço a esses moços 09 Que acreditem em mim 10 Se eles julgam 11 Que há um lindo futuro 12 Só o amor nesta vida conduz 13 Saibam que deixam o céu por ser escuro 14 E vão ao inferno 15 À procura de luz 16 Eu também tive nos meus belos dias 17 Essa mania que muito me custou 18 E só as mágoas eu trago hoje em dia 19 E essas rugas o amor me deixou! Lupicínio Rodrigues (1948) Texto II Capítulo LXXIII / O contrarregra 01 Ora, o dandy do cavalo baio não passou como os outros; era a 02 trombeta do juízo final e soou a tempo; assim faz o Destino, que é o 03 seu próprio contrarregra. O cavaleiro não se contentou de ir andando, 04 mas voltou a cabeça para o nosso lado, o lado de Capitu, e olhou 05 para Capitu, e Capitu para ele; o cavalo andava, a cabeça do homem 06 deixava-se ir voltando para trás. Tal foi o segundo dente de ciúme que 07 me mordeu. A rigor, era natural admirar as belas figuras; mas aquele 08 sujeito costumava passar ali, às tardes; morava no antigo Campo da 09 Aclamação, e depois... e depois... Vão lá raciocinar com um coração 10 de brasa, como era o meu! Nem disse nada a Capitu; saí da rua à 11 pressa, enfiei pelo meu corredor, e, quando dei por mim, estava na 12 sala de visitas. Machado de Assis, Dom Casmurro (1899)
Obs.: dandy (dândi): homem elegante, que se traja com apuro
Considere as seguintes afirmações sobre os textos:
I. Os textos pretendem convencer o leitor a respeito das benesses do amor, que é descrito como sentimento incondicionalmente venturoso.
II. Os textos desenvolvem tema comum, utilizando também mesmo gênero literário, diferenciando-se apenas em relação ao estilo peculiar de cada um.
III. Nos textos selecionados, há a presença da função emotiva da linguagem, que concede um caráter subjetivo ao modo de ver o mundo.
Assinale
a)
se apenas a afirmação I estiver correta. |
b)
se apenas a afirmação II estiver correta. |
c)
se apenas a afirmação III estiver correta. |
d)
se as afirmações I e II estiverem corretas. |
e)
se as afirmações II e III estiverem incorretas. |
Sobre o trecho do Texto II era a trombeta do juízo final e soou a tempo; assim faz o Destino, que é o seu próprio contrarregra (linhas 01-03), é correto afirmar que
a)
Bentinho já percebe uma das traições de sua esposa e anuncia o final do relacionamento entre eles. |
b)
a citação à trombeta do juízo final indicia o engajamento e a estreita relação de Bentinho com o Cristianismo. |
c)
a referência ao contrarregra é utilizada para marcar o domínio que o narrador tem sobre o seu destino. |
d)
há uma aproximação do fragmento com a ideologia do carpe diem, uma vez que o juízo final está perto restando a Bentinho aproveitar a vida. |
e)
há uma visão pessimista da vida, que não é controlada apenas pelos desejos e ações das pessoas. |
Assinale a alternativa correta.
a)
No texto I, o uso do adjetivo pobres (linha 01) revela a intenção de afirmar que jovens são inexperientes no amor. |
b)
No texto I, o pronome aquilo (linha 04) é índice de coesão textual e seu referente está estabelecido nas linhas 05 e 06. |
c)
No texto I, a interjeição (linha 02) marca a dúvida do eu lírico em seu papel aconselhador. |
d)
No texto II, a grafia do vocábulo trás (linha 06) corresponde ao seu uso no século XIX. Contemporaneamente, a mesma palavra, com o mesmo sentido, admite duas grafias abonadas pela norma culta: trás e traz. |
e)
No texto II, o emprego do tempo verbal em costumava e morava (linha 08) denota ações pontuais, referentes apenas ao momento narrado. |
Texto para a(s) questão(ões) a seguir.
Este, cuja história vou te contar, foi amado e amou muitas mulheres. Vieram brancas, judias e mestiças, tímidas e afoitas, para os seus braços e para o seu leito. Para uma, no entanto, guardou ele suas melhores palavras, as mais doces, as mais ternas, as mais belas. Essa noiva tem um nome lindo, negra: Liberdade. Vê no céu, ele brilha, é a mais poderosa das estrelas. Mas o encontrarás também nas ruas de qualquer cidade, no quarto de qualquer casa. Seja onde for que haja jovens corações pulsando pela humanidade, em qualquer desses corações encontrarás Castro Alves. Dá-me agora tua mão direita, ouve o abc do poeta.
Jorge Amado, ABC de Castro Alves (1941)
Assinale a alternativa correta.
a)
O autor apresenta uma discussão analítica a respeito da produção poética de Castro Alves. |
b)
O autor pretende ressaltar a importância temática da liberdade na produção literária de Castro Alves. |
c)
Ao recorrer a elementos biográficos da vida de Castro Alves, o autor insinua como o poeta romântico viveu solitário e casto. |
d)
Como autor da segunda fase modernista, Jorge Amado produziu exclusivamente textos de natureza biográfica, tal como no fragmento apresentado. |
e)
As temáticas presentes nas obras de Castro Alves e Jorge Amado dialogam, uma vez que os autores pertencem à mesma escola literária. |
Sobre a segunda fase do Modernismo brasileiro, a qual é vinculado Jorge Amado, é INCORRETO afirmar que
a)
a prosa foi afetada pelas crises sociais, econômicas e pela instabilidade política. |
b)
concedeu destaque para a luta a favor da abolição da escravidão negra, tema presente na maioria das produções poéticas do período. |
c)
os romances do período são documentos da realidade brasileira, destacando as tensões entre o eu e o mundo no qual este se situa. |
d)
aproveitou as conquistas literárias obtidas pela geração de 1922. |
e)
utilizou vocabulário de linguagens regionais típicas, conferindo um tom peculiar a uma literatura de caráter social. |
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.