1 A ousadia e a engenhosidade dos cibercriminosos têm espantado até mesmo os mais experientes especialistas em segurança da informação, seja pela utilização de técnicas 4 avançadas de engenharia social, em casos de spear-phishing, seja pelo desenvolvimento de metodologias de ataques em massa. Segundo levantamento realizado pela Trend Micro, 7 desde abril deste ano, hackers invadiram dois sítios do governo brasileiro. Leonardo Bonomi, diretor de suporte e serviços para 10 a Trend Micro, coloca os ataques a sítios com boa reputação, de empresas populares ou mesmo de governos, como uma tendência de alvo. “Cada vez mais esse tipo de estratégia será 13 usado para enganar os usuários finais”, afirma Bonomi, que não revelou quais sítios foram vítimas do cibercrime. Para Bonomi, a tática utilizada pelos cibercriminosos 16 é achar brechas e vulnerabilidades em sítios confiáveis, por meio de ferramentas de dia zero (capazes de efetuar investidas ininterruptamente até conseguir atingir os objetivos escusos). 19 Após o ataque, os hackers propagam malwares e vírus que controlam e monitoram as informações nas máquinas dos usuários. 22 O malware encontrado nas páginas brasileiras é denominado Banker, transmitido por meio de dois arquivos, um executável e outro GIF (que, na verdade, é um arquivo 25 Java). Ambos são baixados em sítios supostamente confiáveis e seguros. Utilizando engenharia social, os cibercriminosos enviam mensagens aos internautas, avisando sobre as últimas 28 atualizações de programas como Adobe e Flash Player, por exemplo. Baixados os arquivos, os dois vírus entram em ação: enquanto o executável desliga os sistemas de segurança, o 31 arquivo em Java conecta a máquina do usuário a uma rede botnet. A finalidade desses malwares é o roubo de dados 34 bancários das vítimas, mas também pode variar para práticas ilícitas mais avançadas e até para o sequestro de informações pessoais. “Para nós, esse tipo de cibercriminoso se encaixa no 37 modelo de crime organizado, pois, além de ataques complexos e avançados, eles visam a qualquer atividade que dê dinheiro, sem o menor escrúpulo”, diz Bonomi. Rodrigo Aron. Hackers invadem sites governamentais. In: Risk Report. maio/2013. Internet: <www.decisionreport.com.br> (com adaptações).
A respeito das ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue o(s) item(ns) a seguir
A conjunção “seja”, nas linhas 3 e 5, que estabelece uma relação de coordenação entre ideias, poderia ser substituída pela conjunção quer, sem prejuízo para a correção gramatical do período.
Certa. |
Errada. |
A expressão ‘esse tipo de estratégia’ (L.12) retoma a ideia expressa no período imediatamente anterior, de que sítios com reputação confiável tendem a ser mais visados por “cibercriminosos”.
Certa. |
Errada. |
Segundo o autor do texto, para que se previnam ataques de hackers, é preciso que o governo repare as brechas e vulnerabilidades dos sítios de seus órgãos na Internet.
Certa. |
Errada. |
A oração “Baixados os arquivos” (L.29) poderia, sem prejuízo para a correção gramatical do período, ser substituída por Assim que são baixados os arquivos.
Certa. |
Errada. |
No último parágrafo, a inserção de vírgula logo após “atividade” (L.38) preservaria o sentido original do texto e a correção gramatical do período.
Certa. |
Errada. |
1 Você sai para jantar sem a carteira. Para pagar a conta, diz: “Meu nome é [insira o seu aqui]”. O garçom clica no visor do tablet dele. Um alerta em seu celular avisa sobre a cobrança. 4 É assim que funciona o Square, sistema de pagamentos em uso nos Estados Unidos da América. Ele, hoje, é uma das maiores referências em pagamentos por celular. É aceito em 200 mil 7 estabelecimentos, entre restaurantes, bares, cafés, salões de beleza, spas, lojas e até agências funerárias. Para usá-lo, o cliente precisa instalar um programa no celular, criar uma conta 10 e inserir dados pessoais e financeiros. O sistema GPS do telefone identifica quando o cliente chega a uma loja conveniada, e seu perfil aparece automaticamente na tela do 13 tablet do caixa da loja. Ao cobrar, o funcionário verifica se a foto associada à conta corresponde à pessoa à frente. Essa é uma das formas de usar o telefone como meio 16 de pagamento. O serviço começará a se popularizar no Brasil a partir do próximo ano, quando todas as operadoras de telefonia deverão estar autorizadas a fazer do smartphone uma 19 carteira digital. Se essa alternativa vingar, será a maior mudança na forma como pagamos por produtos e serviços desde a chegada dos cartões, nos anos 50 do século passado. 22 O celular deixou, há tempos, de ser um aparelho restrito a fazer chamadas e a enviar mensagens. Os smartphones são computadores portáteis e poderosos. Exibem 25 mapas, funcionam como minivideogames, tocam músicas e vídeos, enviam emails, navegam na rede. Os novos serviços de pagamento aproveitam essa versatilidade. Boa parte de nossas 28 contas já é paga eletronicamente, por cartão ou Internet. Por que não usar o celular para fazer isso? Rafael Barifouse. Débito, crédito ou celular? In: Época, n.º 759, 3/12/2012, p.119-21 (com adaptações).
Com base nas ideias e nos aspectos linguísticos do texto acima, julgue o(s) próximo(s) item(ns).
A correção gramatical do texto seria prejudicada caso o trecho “já é paga” (L.28) fosse reescrito da seguinte maneira: já são pagas.
Certa. |
Errada. |
Uma das estratégias utilizadas pelo autor do texto para apresentar ao leitor um novo sistema de pagamentos por meio de smartphones é a narrativa, por meio do relato de uma cena hipotética de compra.
Certa. |
Errada. |
Sem prejuízo para o sentido original do texto, o vocábulo “Para” (L.8) poderia ser corretamente substituído por Caso, se o trecho “usá-lo” fosse, por sua vez, substituído por o usasse.
Certa. |
Errada. |
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.