Qual a única série de palavras que contém dígrafos consonantais?
a)
através – problemas – crateras – caboclos. |
b)
ternura – caspa – resultado – êxtase. |
c)
farrista – aquecido – exceto – milharal. |
d)
tampas – ventania – sintoma – fundação. |
e)
hálito – hélice – hino – humilde. |
“Senhoras e senhores, chamo ao palco neste momento o Professor Doutor Simão Bacamarte, ilustre Paraninfo das turmas concluintes do Ensino Médio de nosso querido Colégio”.
A função textual das duas vírgulas dessa frase é separar, respectivamente,
a)
o sujeito e o predicativo. |
b)
os substantivos e os adjetivos. |
c)
o vocativo e o aposto. |
d)
o verbo e o nome. |
e)
o acessório e o enfático. |
Após a partida, o jogador confirmou na entrevista coletiva que ia abandonar o futebol, mas disse também que estava muito triste por se despedir de sua carreira de maneira tão melancólica.
O redator dessa notícia transmitiu, com suas próprias palavras, a essência do depoimento do jogador, o que é uma técnica redacional chamada de
a)
referência livre. |
b)
discurso indireto. |
c)
ponto de vista. |
d)
discurso direto. |
e)
ponto de referência. |
Para esse trabalho, você precisará utilizar uma caneta, uma prancheta e um bloco de papel em que fará as anotações diárias. Todo esse material será fornecido pela empresa contratante.
A informação acima usa o hiperônimo “material” para
a)
englobar os hipônimos “caneta”, “prancheta” e “bloco de papel”. |
b)
substituir os sinônimos “caneta”, “prancheta” e “bloco de papel”. |
c)
evitar a ambiguidade de “caneta”, “prancheta” e “bloco de papel”. |
d)
desfazer a polissemia de “caneta”, “prancheta” e “bloco de papel”. |
e)
ampliar a conotatividade de “caneta”, “prancheta” e “bloco de papel”. |
Sonho meu, sonho meu Vai buscar quem mora longe, sonho meu. Vai mostrar essa saudade, sonho meu Com a sua liberdade, sonho meu No meu céu a estrela-guia se perdeu A madrugada fria só me traz melancolia, sonho meu. Fonte: Portal BITI
A letra de Dona Ivone Lara emprega o pronome possessivo à direita do substantivo “sonho” com o objetivo de
a)
criar um efeito estilístico original no português. |
b)
designar um hábito polissêmico de colocação. |
c)
indicar uma aproximação individual pejorativa. |
d)
dar ênfase ao pronome no sintagma “sonho meu”. |
e)
acentuar um sentimento de polidez e deferência. |
Olhar colírico Lírios plásticos do campo e do contracampo Telástico cinemascope Teu sorriso tudo isso Tudo ido e lido e lindo e vindo do vivido Na minha adolescidade Idade de pedra e paz
Caetano Veloso e Rogério Duprat compuseram em 1969 “Acrilírico”, uma experiência de instrumentos, sons urbanos e palavras sonoras, algumas delas inventadas pelos compositores, que utilizaram os recursos morfológicos da língua para produzir
a)
derivações prefixais. |
b)
neologismos lexicais. |
c)
substantivos paradoxais. |
d)
alterações flexionais. |
e)
arcaísmos desconexos. |
Qual das frases abaixo serve para mostrar que o uso inadequado dos elementos gramaticais de coesão pode provocar incoerências no texto?
a)
O almoço já estava na mesa, mas as cozinheiras estavam começando a cozinhar a comida. |
b)
Duas alunas não conseguiram chegar a tempo para a festa porque não havia festa naquele dia. |
c)
Quando fura o pneu de uma bicicleta, o motorista precisa ir a um borracheiro. |
d)
Meu amor, tudo em volta está deserto, tudo certo como dois e dois são cinco. |
e)
A falta que te falta também eu sinto, mas sinto que me falta a falta que sinto de ti. |
Popeye, o marinheiro movido a espinafre, que gera US$ 2,17 bilhões anuais em vendas, promete neste ano virar personagem de batalhas judiciais pelo mundo. Os direitos autorais dos desenhos originais expiraram no dia 1º de janeiro de 2009, entrando em domínio público de acordo com a lei da União Européia, que restringe o uso das imagens até 70 anos após a morte do autor. Isso significa que, agora, qualquer um pode imprimir e vender pôsteres, camisetas e adesivos com a imagem do Popeye e mesmo utilizar sua imagem em novos quadrinhos, sem a necessidade de pedir autorização ou pagar royalties.
O último período da notícia se inicia com o demonstrativo “isso”, que estabelece um vínculo de coesão no texto porque faz referência à
a)
restrição ao uso das imagens até 70 anos após a morte do autor. |
b)
geração de US$ 2,17 bilhões anuais em vendas. |
c)
permissão para que qualquer um imprima o que quiser. |
d)
possibilidade de haver batalhas judiciais pelo mundo. |
e)
entrada dos direitos autorais em domínio público. |
Rio, podem dizer o que quiser,
Mas o xodó do povo é o Rio.
Casa do samba e do amor, do Redentor,
Louvado seja o Rio.
Sobre os versos iniciais da canção “Delírio dos Mortais”, de Djavan, é correto afirmar que a concordância verbal do trecho “podem dizer o que quiser” é
a)
facultativa: pode-se considerar que o sujeito desses verbos está oculto. |
b)
ideológica: prevalece a idéia genérica e não identificada do sujeito. |
c)
rígida: admite-se que o sujeito indeterminado leve o verbo à 3.ª pessoa. |
d)
estilística: integra o individual no coletivo com a mistura de tratamento. |
e)
viciosa: deveria ser corrigida para “podem dizer o que quiserem”. |
Um dia começou a guerra do Paraguai e durou cinco anos. João repicava e dobrava, dobrava e repicava pelos mortos e pelas vitórias. Quando se decretou o ventre livre dos escravos, João é que repicou. Quando se fez a abolição completa, quem repicou foi João. Um dia proclamou-se a República. João repicou por ela, repicaria pelo Império, se o Império retornasse. (Machado de Assis: “Crônica sobre a morte do escravo João”, 1897)
Os tempos verbais empregados na crônica são, em sua maioria, do pretérito perfeito. Sua finalidade no texto é transmitir a idéia de ações
a)
habituais. |
b)
concluídas. |
c)
contínuas. |
d)
permanentes. |
e)
hipotéticas. |
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