1 A multiplicidade dos seres humanos traduz-se por uma forma de ordem singular. O que há de único na vida em comum dos homens gera realidades particulares, especificamente 4 sociais, que são impossíveis de explicar ou compreender a partir do indivíduo. A língua é uma boa ilustração disso. Que impressão nos causaria descobrir, ao acordarmos numa bela 7 manhã, que todos os outros homens falam uma língua que não compreendemos? Sob uma forma paradigmática, a língua encarna esse tipo de dados sociais, que pressupõem uma 10 multiplicidade de seres humanos organizados em sociedades e os quais, ao mesmo tempo, não param de se reindividualizar. Esses dados como que se reimplantam em cada novo membro 13 de um grupo, norteiam seu comportamento e sua sensibilidade, e constituem o habitus social a partir do qual se desenvolverão nele os traços distintivos que o contrastarão com os outros no 16 seio do grupo. O modelo linguístico comum admite variações individuais, até certo ponto. Mas, quando essa individualização vai longe demais, a língua perde sua função de meio de 19 comunicação dentro do grupo. Entre outros exemplos, citemos a formação da consciência moral, das modalidades de controle de pulsões e afetos numa dada civilização, ou o dinheiro e o 22 tempo. A cada um deles correspondem maneiras pessoais de agir e sentir, um habitus social que o indivíduo compartilha com outros e que se integra na estrutura de sua personalidade.
Norbert Elias. Sobre o tempo. Vera Ribeiro (Trad.).
Jorge Zahar editor, 1998, p.19 (com adaptações).
No que se refere à organização das ideias e à estrutura do texto , julgue o(s) item(ns):
Nas linhas de 5 a 8, o texto apresenta, em forma de pergunta, uma hipótese que, no restante da argumentação, se mostra uma justificativa para a ideia de que a individualização tem limites socialmente colocados.
Certa. |
Errada. |
O uso da preposição De em lugar de “Sob” (L.8) alteraria as relações de significação entre os termos da oração e, por isso, prejudicaria a coerência entre os argumentos do texto.
Certa. |
Errada. |
Depreende-se da argumentação que as “realidades particulares” (L.3) são “impossíveis de explicar ou compreender” (L.4) porque a formação da consciência moral integra a estrutura da personalidade de cada um, individualmente.
Certa. |
Errada. |
A flexão de masculino em “os quais” (L.11) mostra que essa expressão retoma um referente masculino plural e não “sociedades” (L.10). O seu emprego, no texto, evita uma possível ambiguidade que poderia ser provocada pelo emprego do pronome que.
Certa. |
Errada. |
A retirada do pronome em “se reindividualizar” (L.11) provocaria erro gramatical e incoerência textual, pois não se explicitaria o que seria reindividualizado.
Certa. |
Errada. |
Na linha 22, a flexão de plural em “correspondem” mostra que, pela concordância, se estabelece a coesão com “maneiras”; mas seria igualmente correto e coerente estabelecer a coesão com “cada um”, enfatizando este termo pelo uso do verbo no singular: corresponde.
Certa. |
Errada. |
1 A experiência cultural das sociedades, em nossa época, é cada vez mais moldada e “globalizada” pela transmissão e difusão das formas significativas, visuais e 4 discursivas, via meios de comunicação de massa. Conquanto o desenvolvimento dos meios de comunicação tenha tornado absolutamente frágeis os limites que separavam o público do 7 privado, assiste-se hoje a uma nova tendência de politização e visibilidade do privado, com a estruturação de novas relações familiares, bem como à privatização do público. Faz-se 10 necessário frisar que o imaginário social acompanha lentamente essa evolução, nem sempre aceitando o rompimento dos costumes fortemente arraigados.
Vera Lúcia Pires. A identidade do sujeito feminino: uma leitura das
desigualdades. In: M. I. Ghilardi-Lucena (Org.). Representações do
feminino. PUC: Átomo, 2003, p. 209 (com adaptações).
Julgue o(s) item(ns) seguinte(s), relativo(s) à organização das ideias no texto e aos seus aspectos gramaticais:
Na linha 9, o uso do sinal indicativo da crase em “à privatização” mostra que o conectivo “bem como” introduz um segundo complemento ao verbo assistir.
Certa. |
Errada. |
Na linha 10, a flexão de masculino em “necessário” estabelece concordância desse termo com “imaginário social”; no desenvolvimento da argumentação, essa relação sintática enfatiza “imaginário social” como o primeiro termo na comparação com “evolução” (L.11).
Certa. |
Errada. |
De acordo com a argumentação, os “costumes fortemente arraigados” (L.12) referem-se às “relações familiares” (L.8-9).
Certa. |
Errada. |
A estrutura sintática iniciada por “Conquanto” (L.4) é responsável pelo uso do modo subjuntivo em “tenha” (L.5); por isso, a substituição dessa forma verbal por tem desrespeita as regras gramaticais do padrão culto da língua.
Certa. |
Errada. |
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