1 O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em 2007, com uma 4 escala de zero a dez, sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e 7 matemática. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do INEP: o SAEB e a Prova Brasil. 10 A série histórica de resultados do IDEB se iniciou em 2005, ano a partir do qual foram estabelecidas metas bienais de qualidade a serem atingidas por escolas, municípios e unidades 13 da Federação. A lógica é a de que cada instância evolua de forma a contribuir, em conjunto, para que o Brasil atinja o patamar educacional da média dos países-membros da 16 Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Em termos numéricos, isso significa progredir da média nacional 3,8, registrada, em 2005, na primeira fase do 19 ensino fundamental, para um IDEB igual a 6,0 em 2022, ano em que se comemorará o bicentenário da Independência.
Internet: <http://portal.inep.gov.br> (com adaptações).
Considerando as informações e estruturas linguísticas do texto acima, julgue o(s) item(ns) a seguir.
A substituição do segmento “O indicador é calculado” (L.7) por Calculam-se o indicador manteria a correção gramatical do período.
Certa. |
Errada. |
Infere-se das informações do texto que, em 2005, a média do IDEB relativa à primeira fase do ensino fundamental no Brasil foi superior à metade da média do IDEB obtido nos países-membros da OCDE.
Certa. |
Errada. |
Depreende-se das informações do texto que o SAEB e a Prova Brasil são avaliações de desempenho escolar de larga escala.
Certa. |
Errada. |
O emprego do pronome “se” em “se iniciou” (L.10) indica que o sujeito da oração em que esse pronome ocorre é indeterminado.
Certa. |
Errada. |
O emprego do modo subjuntivo em “evolua” (L.13) e “atinja” (L.14) justifica-se porque esses termos remetem a informações sobre um fato desejável, hipotético ou provável apresentadas em orações subordinadas.
Certa. |
Errada. |
O(s) fragmento(s) incluído(s) no(s) próximo(s) item(ns) é(são) parte(s) de um texto adaptado da Internet:
A importância do IDEB, em termos de diagnóstico e norteamento de ações políticas focalizadas na melhoria do sistema educacional, está em detectar escolas e(ou) redes de ensino cujos alunos apresentem rendimento e proficiência baixos e em monitorar a evolução temporal do desempenho dos alunos dessas escolas e(ou) redes de ensino.
Certa. |
Errada. |
O(s) fragmento(s) incluído(s) no(s) próximo(s) item(ns) é(são) parte(s) de um texto adaptado da Internet.
O IDEB é resultado do cálculo entre o desempenho e o rendimento escolar. O IDEB foi desenvolvido para ser um indicador que relacionam informações de desempenho em exames padronizados com informações sobre rendimento escolar (taxa média de aprovação dos estudantes na etapa de ensino). Indicadores educacionais são desejáveis porque permitem o monitoramento do sistema de ensino do país.
Certa. |
Errada. |
O(s) fragmento(s) incluído(s) no(s) próximo(s) item(ns) é(são) parte(s) de um texto adaptado da Internet
Uma escola cuja a média padronizada da Prova Brasil, na 4.ª série, é 5,0 e o tempo médio de conclusão de cada série é de 2 anos, terá o IDEB igual a 5,0 dividido por 2, ou seja, IDEB 2,5. Já uma escola com média padronizada da Prova Brasil, na 4.ª série, igual a 5,0 e tempo médio para conclusão igual a 1 ano, terão IDEB igual a 5,0.
Certa. |
Errada. |
1 O IDEB, indicador de qualidade educacional, combina informações sobre desempenho em exames padronizados (Prova Brasil ou SAEB) — demonstrado pelos estudantes ao 4 final do ensino fundamental e do ensino médio — com informações sobre rendimento escolar (aprovação). Estudos e análises da qualidade educacional raramente combinam as 7 informações produzidas por esses dois tipos de indicadores, ainda que a complementaridade entre elas seja evidente. Um sistema educacional que reprove sistematicamente 10 seus estudantes, fazendo que grande parte deles abandone a escola antes de completar a educação básica, não é desejável, mesmo se aqueles que concluem essa etapa de ensino atinjem 13 elevadas pontuações nos exames padronizados. Por outro lado, também não se deseja um sistema em que todos os alunos concluam o ensino médio no período correto, mas aprendam 16 muito pouco na escola. Em suma, um sistema de ensino ideal seria aquele em que crianças e adolescentes tivessem acesso à escola, não desperdiçassem tempo com repetências, não 19 abandonassem a escola precocemente e, ao final de tudo, aprendessem. Sabe-se que, no Brasil, a questão do acesso à escola 22 não é mais um problema, já que a quase totalidade das crianças ingressa no sistema educacional. Entretanto, as taxas de repetência dos estudantes são bastante elevadas, assim como o 25 é a proporção de adolescentes que abandonam a escola antes mesmo de concluir a educação básica. Outro indicador preocupante é a baixa proficiência obtida pelos alunos em 28 exames padronizados.
Internet: <http://download.inep.gov.br> (com adaptações).
Em relação às ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue o(s) item(ns) a seguir.
Infere-se das informações do texto que uma escola que aprove todos os alunos, independentemente do grau de aprendizagem de cada um, é o desejável para o sistema escolar público.
Certa. |
Errada. |
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.