Mostra exibe cartões-postais de um tempo que não volta mais
Em tempos de redes sociais e da presença cada vez maior da internet no cotidiano, pouca gente se recorda de que nem sempre tudo foi assim tão rápido, instantâneo e impessoal. Se os adultos esquecem 5 logo, crianças e adolescentes nem sabem como os avós de seus avós se comunicavam. Há 15 dias, uma educadora no Recife, Niedja Santos, indagou a um grupo de estudantes quais os meios de comunicação que eles conheciam. Nenhum citou cartões-postais. 10 Pois eles já foram tão importantes que eram usados para troca de mensagens de amor, de amizade, de votos de felicidades e de versos enamorados que hoje podem parecer cafonas, mas que, entre os séculos XIX e XX, sugeriam apenas o sentimento movido 15 a sonho e romantismo. Para se ter uma ideia de sua importância, basta lembrar um pouco da história: nasceram na Áustria, na segunda metade do século XIX, como um novo meio de correspondência. E a invenção de um professor de Economia chamado 20 Emannuel Hermann fez tanto sucesso que, em apenas um ano, foram vendidos mais de dez milhões de unidades só no Império Austro-Húngaro. Depois, espalharam-se pelo mundo e eram aguardados com ansiedade. 25 – A moda dos cartões-postais, trazida da Europa, sobretudo da França, no início do século passado para o Recife de antigamente, tornou-se uma mania que invadiu toda a cidade – lembra o colecionador Liedo Maranhão, que passou meio século colecionando- 30 os e reuniu mais de 600, 253 dos quais estão na exposição “Postaes: A correspondência afetiva na Coleção Liedo Maranhão”, no Centro Cultural dos Correios, na capital pernambucana. O pesquisador, residente em Pernambuco, começou 35 a se interessar pelo assunto vendo, ainda jovem, os postais que eram trocados na sua própria família. Depois, passou a comprá-los no Mercado São José, reduto da cultura popular do Recife, onde eram encontrados em caixas de sapato ou pendurados em 40 cordões para chamar a atenção dos visitantes. Boa parte da coleção vem daí. [...] – Acho que seu impacto é justamente o de trazer para o mundo contemporâneo o glamour e o romantismo de um meio de comunicação tão usual no passado 45 – afirma o curador Gustavo Maia. – O que mais chama a atenção é o sentimento romântico como conceito, que pode ser percebido na delicadeza perdida de uma forma de comunicação que hoje está em desuso – reforça Bartira Ferraz, outra 50 curadora da mostra. [...]
LINS, Letícia. Retratos de uma época. Revista O Globo, Rio de Janeiro, n. 353, p. 26-28, 1o maio 2011. Adaptado.
A ideia contida nos dois primeiros parágrafos é a de que
a)
a necessidade de comunicação interpessoal desevolveu-se só com a internet. |
b)
os cartões-postais eram, à sua época, considerados cafonas. |
c)
a atividade interpessoal realizada hoje pela internet era realizada, antes, similarmente por meio dos cartões-postais. |
d)
a importância dos cartões-postais se deveu ao fato de terem sido criados na Europa e, então, trazidos para o Brasil. |
e)
os cartões-postais eram o principal meio de correspondência entre os professores na Áustria. |
Pela leitura do texto, infere-se que a época do surgimento dos cartões-postais se caracterizava por
a)
lentidão e fugacidade |
b)
vagareza e permanência |
c)
indiferença e celeridade |
d)
rapidez e solidariedade |
e)
pessoalidade e velocidade |
As afirmações abaixo relacionam-se ao professor Emannuel Hermann.
I. Deixou de ser professor de Economia, após vender mais de dez milhões de postais.
II. Inventou os cartões-postais.
III. Nasceu na segunda metade do século XIX.
Está contido no texto o que se afirma em
a)
I, apenas. |
b)
II, apenas. |
c)
III, apenas. |
d)
I e II, apenas. |
e)
II e III, apenas. |
Em um cartão-postal, lê-se o seguinte:
"Teu celestial sorriso / Me alegra, encanta e fascina, / Prometendo um paraíso, / Onde serás luz divina:"
A relação entre o trecho destacado e a explicação ao seu lado está correta em:
a)
"Teu celestial sorriso" - o sorriso de quem remete o cartão. |
b)
"[...] encanta e fascina" - o destinatário é encantado, fascinado pelo sorriso. |
c)
"Prometendo um paraíso" - o remetente infere no sorriso uma promessa. |
d)
"Onde serás luz [...]" - a palavra onde remete ao sorriso. |
e)
"[...] serás luz divina" - a luz é proveniente do céu e inerente ao paraíso. |
O trecho "Há 15 dias, uma educadora no Recife, Niedja Santos, indagou a um grupo de estudantes quais os meios de comunicação que eles conheciam. Nenhum citou cartões postais." (l. 6-9) classifica-se como do tipo textual narrativo.
PORQUE
A narração se caracteriza pela apresentação de um evento marcado temporalmente, com a participação dos personagens envolvidos.
Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que
a)
as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira. |
b)
as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira. |
c)
a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa. |
d)
a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira. |
e)
as duas afirmações são falsas. |
Os trechos transcritos abaixo apresentam apenas um sinal de pontuação. Em qual deles, o sinal pode ser substituído por ponto e vírgula (;), com as adaptações necessárias, se for o caso?
a)
"Há 15 dias, uma educadora no Recife" (l. 6-7) |
b)
"indagou a um grupo de estudantes quais os meios de comunicação que eles conheciam. Nenhum citou cartões-postais" (l, 7-9) |
c)
"Para se ter uma ideia de sua importância, basta lem- brar um pouco da história" (l. 15-16) |
d)
"tornou-se uma mania que invadiu toda a cidade - lembra o colecionador Liedo Maranhão" (l. 27-29) |
e)
"reduto da cultura popular do Recife, onde eram encontrados em caixas de sapato" (l. 38-39) |
Cada período abaixo é composto pela união de duas orações.
Em qual deles essa união está de acordo com a norma-padrão?
a)
A exposição que o pesquisador se referiu foi prorrogada por mais um mês. |
b)
Mora em Recife o pesquisador que os postais estão sendo expostos. |
c)
Os estúdios em que eram elaborados os postais ficavam na Europa. |
d)
Foi impressionante o sucesso cuja exposição de cartões-postais alcançou. |
e)
O assunto que o pesquisador se interessou traz uma marca de romantismo. |
A concordância verbal está de acordo com a norma-padrão em:
a)
Cada um dos curadores foram responsáveis por um tema. |
b)
Muitos cartões vem decorados com guirlandas de flores. |
c)
A maior parte dos cartões expostos encantou os visitantes. |
d)
Está acontecendo diversos eventos sobre meios de comunicação na cidade. |
e)
Haviam poucos estudantes interessados em meios de comunicação do passado. |
A formação do plural da palavra cartão-postal é a mesma que ocorre em
a)
abaixo-assinado |
b)
alto-falante |
c)
porta-voz |
d)
cavalo-vapor |
e)
guarda-civil |
O sinal indicativo da crase é necessário em:
a)
Os cartões-postais traziam as novas notícias de quem estava viajando. |
b)
Recife abriga a mostra de antigos cartões-postais, fruto do esforço de um colecionador. |
c)
Reconhecer a importância de antigos hábitos, como a troca de cartões-postais, é valorizar o passado. |
d)
Enviar um cartão-postal aquela pessoa a quem se ama era, nos séculos XIX e XX, uma forma de amor. |
e)
Durante muito tempo, e em vários lugares do mundo, a moda de trocar cartões-postais permaneceu. |
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.