Até onde se sabe, os antigos gregos foram os autores das primeiras experiências de democracia que prosperaram, destacando-se, dentre essas, a da cidade-estado, de Atenas. Hoje, no entanto, fala-se em democracia a todo instante, dando por suposto que essa é a forma de governo mais “óbvia” e “normal”. Um princípio da democracia ateniense é:
a) isegoria: todos os cidadãos têm igual direito de manifestar sua opinião política para todos os outros; a palavra de dois homens temigual valor perante a sociedade; quando as opiniões divergem, é preciso que se discuta a questão; através do discurso, da fala, os cidadãos têm o direito de convencer os outros sobre seu ponto de vista.
|
b) isocracia: nenhum homem detém toda a verdade sobre as coisas; os homens não conseguem falar verdades, podem ter apenas opiniões (doxa); muitas vezes essas opiniões divergem quanto a problemas comuns.
|
c) persuasão: é o ideal da igualdade de acesso aos cargos políticos; todos os cidadãos atenienses têm o direito e o dever de participar na vida política da pólis; as decisões normalmente tomadas em conjunto respeitam a vontade da maioria, pois todos têm igual direito de voto.
|
d) isonomia: todos os que participam têm de pertencer à mesma raça, de modo a haver uma unidade étnica.
|
e) isomorfia: todos os homens estão sujeitos às mesmas leis e normas, ou seja, ninguém é “semideus”; são todos homens, e os homens devem ter os mesmos direitos e deveres na sociedade.
|
A ideia de Renascimento surge em oposição à Idade Média, que passa a ser caracterizada, negativamente pelos pensadores renascentistas como um período de mil anos em que a Europa esteve encoberta por trevas. Pode-se considerar esta afirmação:
a) correta, pois a influência do pensamento religioso, criando um obstáculo intransponível para o desenvolvimento da ciência, tornou-se determinante.
|
b) correta, pois início do Renascimento marca uma ruptura intransponível entre a Idade Média e a Idade Moderna.
|
c) incorreta, pois muitos dos valores cultuados no Renascimento já eram conhecidos e admirados pelos homens medievais, como no caso da cultura clássica antiga.
|
d) incorreta, pois a existência do Santo Ofício e a atuação da Inquisição, paralelamente ao Renascimento, também caracterizariam a Idade Moderna como um período obscuro.
|
e) correta, pois Teocentrismo e Antropocentrismo dialogaram de forma complexa e interativa durante as Idades Moderna e Média.
|
No momento em que Lutero identificou a Bíblia como depositária exclusiva da Palavra de Deus e definiu a fé como o meio para a obtenção do estado de graça, ele abriu caminho para o surgimento de várias releituras da doutrina cristã no ocidente europeu. O Anabatismo se destaca por:
a) ser um movimento social e religioso de caráter radical liderado por Calvino.
|
b) representar os interesses dos camponeses que vislumbravam possibilidade de romper com a estrutura feudal.
|
c) defender o batismo na infância e confirmar o sacramento ao rebatizar na idade adulta.
|
d) romper com as bases de uma Igreja cristã primitiva.
|
e) recusar o sacramento do Batismo.
|
A importância da Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão é ter sido a primeira declaração de direitos e fonte de inspiração para outras que vieram posteriormente, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos aprovada pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1948. O Artigo primeiro da Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, estabelece: “Os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos. As distinções sociais só podem fundar-se na utilidade comum”. O Artigo primeiro da Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, estabelece: “Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade”. A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão é um documento que se caracteriza principalmente por:
a) opor-se à estrutura da sociedade estamental, vigente no antigo regime francês e fundamentada na ideia de igualdade social.
|
b) contradizer-se ao sufrágio universal, na medida em que este feria os interesses burgueses.
|
c) caracterizar-se pela predominância da ideia dos direitos humanos, em detrimento dos direitos civis dos cidadãos.
|
d) ter como inspiração o lema da República Francesa: “liberdade, igualdade, fraternidade”, ainda que valorizando de forma excessiva a ideia de fraternidade.
|
e) ser um manifesto contra a sociedade hierárquica de privilégios nobres, mas não um manifesto a favor de uma sociedade democrática e igualitária.
|
A agricultura é a única atividade que gera riqueza. O comércio é estéril, não produz riqueza, ele só passa a riqueza de um lugar para o outro. A indústria também é estéril, não gera riqueza, apenas transforma a riqueza já existente. Já na agricultura, por exemplo, com um grão de milho formam-se 3.000 grãos, isto é, criou-se uma coisa que não existia. A ideia econômica descrita é característica do:
a) Mercantilismo.
|
b) Fisiocratismo.
|
c) Liberalismo.
|
d) Socialismo.
|
e) Capitalismo.
|
O Liberalismo que predomina como ideologia a partir do século XIX, tendo importante papel no avanço do processo da Revolução Industrial, caracteriza-se:
a) pela defesa de ideais morais avançados como os direitos dos gays e a liberação do uso de drogas.
|
b) pelo direito da liberdade de o Estado intervir na economia garantindo os interesses do povo.
|
c) por ser contra a ideia de livre concorrência, por prejudicar os interesses dos consumidores.
|
d) por ter como seu representante maior Adam Smith.
|
e) por ter como seu ideólogo econômico mais representativo o inglês John Locke.
|
O nacionalismo que aflorava nas revoluções de 1848 considerava a nação como comunidade que coexiste pacificamente e em condições paritárias com outras nações (Giuseppe Mazzini). Além disso, o nacionalismo da primeira metade do século XIX era de caráter de tios, com uma mãe indulgente, a Igreja. “Um país sem imagem paterna sofre muito. O sucesso inicial de Mussolini foi parecer um pai – não o pai escolhido, mas suportado, que depois desiludiu. O pai é a lei. Nosso país não consegue identificar-se com a lei. E sem essa identificação, teremos (...) uma cidade de corrupção permanente” (Umberto Eco). Até a sua Unificação, pode-se considerar a Itália uma “Expressão Geográfica” com INEQUÍVOCA hegemonia ao norte e ao centro do:
a) liberal e democrático.
|
b) socialista e popular.
|
c) anarquista e proletário.
|
d) social-democrático e de classe média.
|
e) socialista utópico e aristocrático.
|
Ao elaborar a sua primeira Constituição, Cuba incluiu no texto final a Emenda Platt. Com essa emenda, Cuba:
a) defendia os interesses da comunidade americana residente na ilha antilhana.
|
b) estabelecia um mecanismo que dificultava a importação de produtos que já eram produzidos no país.
|
c) criava uma série de barreiras econômicas aos interesses norte-americanos.
|
d) impedia o direito de intervenção dos EUA em sua política interna.
|
e) permitia a instalação da base naval de Guantánamo.
|
A Revolta dos Cipaios (1857) foi o primeiro movimento nacionalista indiano. Os Cipaios eram:
a) um corpo militar formado por hindus, que se rebelaram e massacraram 200 mulheres e crianças inglesas.
|
b) soldados ingleses radicados no território indiano que se rebelaram e massacraram 2.000 mulheres e crianças indianas.
|
c) uma minoria indiana que se rebelou e massacrou hindus e ingleses.
|
d) muçulmanos que se rebelaram contra hindus que defendiam os interesses ingleses.
|
e) hindus que se rebelaram contra muçulmanos que defendiam interesses ingleses.
|
Sobre a política econômica do governo Deodoro da Fonseca, denominada Encilhamento, é correto afirmar que:
a) teve como objetivo defender os interesses do café.
|
b) adotou de forma pioneira medidas que defendiam o livre cambismo.
|
c) teve por objetivo principal o estímulo da atividade industrial.
|
d) reduziu as tarifas de importações.
|
e) foi bem-sucedida com relação aos seus objetivos financeiros
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.