Com relação a gerenciamento de requisitos, julgue os itens a seguir.
Requisitos não funcionais descrevem o que o sistema deve
fazer, quais são suas principais funcionalidades, como deve
reagir a entradas específicas e como se comportar em
determinadas situações.
Verdadeira. |
Falsa. |
Para melhor compreensão e controle das mudanças dos
requisitos de um sistema, o documento de requisitos explicita
os requisitos de usuário de um sistema e fornece uma
especificação detalhada dos requisitos de sistema a serem
utilizados pelos diagramas de caso de uso explicitando como
é a interação entre atores e como o sistema funcionará.
Verdadeira. |
Falsa. |
No que se refere ao ciclo de vida do software e às metodologias para o seu desenvolvimento, julgue os próximos itens.
No Scrum, práticas de estimativa como burndown e burncomplete, em conjunto com gráficos de barra, são úteis para estabelecer o burndown baseline e auxiliar o time de desenvolvimento a gerir a complexidade do projeto.
Verdadeira. |
Falsa. |
Em XP (Extreme Programming), as user stories não objetivam definir o escopo global do sistema, mas avaliar a complexidade de cada uma de suas partes a fim serem estimados prazos na perspectiva dos usuários ou clientes do sistema.
Verdadeira. |
Falsa. |
A respeito de métricas e estimativas de software, julgue os seguintes itens.
Arquivo lógico interno (ALI) é um grupo de dados logicamente relacionados, reconhecidos pelos usuários, mantidos por meio de um processo elementar de outra aplicação e referenciado pela aplicação que está sendo contada.
Verdadeira. |
Falsa. |
Uma aplicação com dois AIEs complexos, dois ALIs complexos e três EEs complexas terá, após o processo de contagem, 33 pontos por função.
Verdadeira. |
Falsa. |
A contagem estimativa por pontos de função (CEPF) objetiva
conhecer o desempenho do sistema a partir dos requisitos
funcionais do projeto e da identificação dos possíveis arquivos
lógicos internos (ALI), entradas externas (EE), consultas
externas (CE) e saídas externas (SE).
Verdadeira. |
Falsa. |
A propósito de análise e projeto orientados a objetos, julgue os itens subsequentes.
Na UML, a representação de uma classe de objetos ocorre por
meio de um retângulo em que há a seguinte representação: na
parte superior, os atributos de objeto; e na parte inferior, as
operações associadas ao objeto.
Verdadeira. |
Falsa. |
O diagrama de objetos representa os objetos que foram instanciados das classes, e as dependências demonstram que objetos de uma classe estão ligados a objetos de outras classes.
Verdadeira. |
Falsa. |
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