O excerto, que narra a passagem de Lévi-Strauss por Santos, rumo a São Paulo,
a) representa com minúcia uma natureza que foi preservada graças ao desenvolvimento de Santos, impulsionado pelo cultivo do café.
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b) descreve a natureza pujante da região, a despeito de seu desenvolvimento econômico, a ponto de recorrer a imagens de cunho religioso para melhor ilustrar seu ponto de vista.
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c) tece juízo de valor a respeito do desenvolvimento econômico do Brasil, tendo como pano de fundo sua riqueza natural inexplorada.
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d) compara a natureza litorânea de Santos à encontradiça junto ao leito do rio Bramaputra, com vistas a mostrar, paralelamente, o quão luxuriante é a natureza brasileira.
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e) lamenta o comércio que teria destruído praticamente toda a beleza natural, reduzindo-a a pequenos e secretos lugares, observáveis apenas em expedições como a que conduzia.
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Em relação à primeira parte da frase, o segmento ... orientam São Paulo e o seu porto de Santos para o café (1° parágrafo) expressa:
a) finalidade.
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b) causa.
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c) decorrência.
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d) conformidade.
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e) proporcionalidade.
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No primeiro período do segundo parágrafo, as duas orações que não se subordinam a nenhuma outra contêm os seguintes verbos:
a) conserva - experimento
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b) terem ocorrido - conserva
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c) tornaram - penetra
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d) tornaram - experimento
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e) conserva - penetra
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Considere as frases abaixo.
I. O segmento que se estende de uma planície inundada até uma bruma nacarada (3° parágrafo) constitui explicação do
termo antecedente, de maneira que poderia ser iniciado por “que é”, sem prejuízo para o sentido.
II. Neste mesmo segmento, as vírgulas poderiam ser substituídas por ponto-e-vírgulas, uma vez que se trata de uma
sequência de características atribuídas a um mesmo termo.
III. No mesmo período, a oração iniciada por emergindo pode tanto subordinar-se a assemelha-se como a Terra.
Está correto o que consta em
a) III, apenas.
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b) I, II e III.
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c) I e II, apenas.
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d) I e III, apenas.
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e) II, apenas.
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A alteração da voz do verbo poder, nas duas vezes em que ocorre no último parágrafo, deverá resultar nas seguintes formas, respectivamente:
a) se poderia - se pode
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b) poder-se-ia - podem-se
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c) poderiam-se - pode-se
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d) se poderiam - podem-se
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e) se poderiam - se pode
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Mantendo-se a correlação verbal na primeira frase do texto, a substituição de Depois que por “Caso”, acarretará as seguintes mudanças nas formas verbais:
a) fartasse - terá - iria consumir
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b) fartara - tivera - consumira
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c) teria fartado - teria tido - teria consumido
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d) tenha fartado - terá - consumirá
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e) tivesse fartado - teria - consumiria
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A oração ... de tal modo se sucedem em espiral... (último parágrafo):
a) expressa a consequência da oração precedente, além de introduzir matiz de intensidade.
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b) além de introduzir a causa da oração anterior, expressa certo grau de intensidade.
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c) além de introduzir complemento de modo ou instrumento, expressa uma consequência.
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d) expressa condição, aliada a certo grau de proporcionalidade.
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e) expressa concessão, resultante de uma relação de proporcionalidade.
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As plantações de bananeiras que a cobrem... (3° parágrafo)...
com troncos plenos de seiva que terminam numa girândola de folhas... (4° parágrafo) ...
que sai de um enorme lótus castanho e rosado... (4° parágrafo)
Os pronomes sublinhados referem-se respectivamente a:
a) bruma - seiva - mão
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b) planície - troncos - mão
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c) planície - troncos - dedos
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d) Terra - seiva - mão
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e) bruma - troncos - dedos
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Uma redação alternativa para o segmento ... mas é que a própria fragilidade do matiz, a sua gracilidade inquieta, comparada com a suntuosidade tranquila da outra, contribuem para criar uma atmosfera primordial (3° parágrafo), sem prejuízo da correção e do sentido, está em:
a) conquanto seja a fragilidade mesma do colorido, aliada à graciosidade fugaz, em contraposição à riqueza consolidada da outra, que contribui para a formação de um clima primaz.
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b) não obstante a própria instabilidade da coloração, à sua gratuidade pode-se comparar o fausto despreocupado da outra, que contribui para instaurar um ambiente primevo.
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c) todavia, é devido à própria fragilidade do tom - à sua graciosidade irrequieta - posta em paralelo com o fausto inabalável da outra, que contribui para inventar um ambiente primordial.
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d) mas é, no entanto, a própria delicadeza do matiz, sua gratuidade inconstante, que, comparada ao luxo estável da outra, contribui para a conformação de um meio ambiente ancestral.
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e) é, todavia, porque a própria fragilidade da coloração e a sua graciosidade instável, comparada ao fausto tranquilo da outra, contribuem para conformar uma ambientação primitiva.
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As orações reduzidas ... para encontrarmos igual a ela... (4° parágrafo) e ... estendendo-se perante o meu olhar... (último parágrafo), no contexto em que ocorrem, podem ser distendidas da seguinte forma:
a) para que tivéssemos encontrado igual a ela / de modo que se estendem perante o meu olhar
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b) para que encontremos igual a ela / as quais se estendem perante o meu olhar
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c) para que encontrássemos igual a ela / que se estendem perante o meu olhar
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d) para que encontrássemos igual a ela / quando se estendem perante o meu olhar
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e) para que encontremos igual a ela / desde que se estendam perante o meu olhar
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