No texto, o conceito da palavra persona tem suas raízes no latim per- sona (aquilo que soa, que toma voz através de uma máscara). Esse conceito quer dizer que
a) a apropriação de uma máscara, ou persona pelo professor é uma arte como outra qualquer por ser um processo que envolve artifícios e certo grau de complexidade.
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b) o verdadeiro professor é um ator que possui várias máscaras e vozes, e a sala e aula é o seu palco. Cada plateia é ma nova estreia, uma nova encenação.
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c) as máscaras assumidas pelos professores que ensinam na sala de aula no exercício do seu ofício fazem a diferença nos modos de atuação na docência.
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d) para ser bom, o professor precisa experimentar muitas máscaras até encontrar uma autêntica, que atenda suas necessidades pessoais e profissionais.
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e) a voz que o professor toma na sala de aula é reveladora de máscaras por meio das quais aprendem saberes práticos utilizados no exercício do ofício.
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A leitura do texto permite que se extraia as
seguintes inferências:
I Preocupado com a formação
pedagógica dos professores, o autor
sinaliza para possibilidade de
manifestação de várias identidades no
exercício da docência.
II Boa formação teórica é importante para
qualificar o professor à medida que se
adquire experiência na atuação
docente a partir da interação com os
alunos.
III Enfatiza-se no texto a importância de se
compreender que os saberes são
constituídos e mobilizados fora da sala
de aula.
IV A interação do professor iniciante em
sala de aula e com outros profissionais
é elemento secundário na constituição
da prática docente.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I, II e IV.
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b) I, II, III.
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c) I e II.
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d) II e IV.
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e) II e III.
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A forma como o autor faz alusão mais de uma vez aos professores iniciantes permite dizer que
a) considera o professor iniciante capaz de, por si só, superar as dificuldades provenientes da prática pedagógica.
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b) vê o professor emérito como sujeito indispensável para o sucesso da Instituição escolar.
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c) o professor iniciante deve incorporar “máscaras” desde cedo, porque elas são um meio eficaz para o sucesso no exercício da docência.
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d) sugere que professores iniciantes vivenciem experiências de professores eméritos.
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e) vê o professor iniciante como grande potencial, posto que as contingências da prática profissional possibilitam que se construam modos de ser professor.
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A reflexão de Parini sobre o ofício do professor evidencia um processo complexo da busca da identidade profissional. Disso deduz-se que
a) o exercício contínuo em busca do reconhecimento, da razão e da consciência de uma prática privilegia continuamente a alteridade do professor e do aluno.
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b) o professor de muitos anos de profissão já possui os saberes necessários para exercer a docência.
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c) mesmo que professores e alunos desempenhem funções diferentes, a aprendizagem entre esses sujeitos ocorre numa relação de simultaneidade.
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d) as dificuldades enfrentadas pelos professores eméritos são muitas. Portanto, isso reflete diretamente no seu trabalho.
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e) a formação acadêmica deve proporcionar aos futuros professores uma melhor articulação entre os campos teórico e prático.
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O poema “A Máscara”, de W.B. Yeats, abre o texto “Vida de Professor”, de Jay Parini, com o intuito de
a) estilizar o texto, para torná-lo mais atrativo ao leitor e proporcionar-lhe prazer estético.
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b) envolver o leitor em um processo de reflexão sobre a persona do professor.
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c) dar uma aparência diferenciada ao texto, um formato com a seriedade do texto acadêmico.
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d) colaborar com o enriquecimento de informações relativas ao conteúdo abordado no texto.
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e) servir de suporte teórico para o aprofundamento do tema do texto, já que este visa atender às necessidades de pesquisas.
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No texto lido, o autor utiliza-se de um recurso linguístico que permite um gênero absorver outro. A esse recurso dá-se o nome de
a) intertextualidade.
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b) parodização.
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c) transmutação.
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d) versificação.
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e) contextualização.
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Sabendo que a situação sociocomunicativa é determinante para a produção de texto e conduz sua organização num gênero ou noutro, é correto afirmar no texto lido que o poema “A Máscara”
a) mesmo apresentando alto poder preditivo e interpretativo das ações humanas, perdeu poder de classificação de gênero textual quando foi assimilado por outro.
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b) sua classificação de gênero poético não se alterou, visto que a função estética é fator determinante para a organização do texto nesse gênero.
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c) permanece sua classificação de poema como gênero literário, pois os gêneros textuais se definem por aspectos formais, sejam eles estruturais ou linguísticos.
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d) sua presença na abertura do texto tem caráter ilustrativo, pois os gêneros textuais são instrumentos estanques e enrijecedores da ação criativa.
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e) sua classificação de gênero literário foi alterada, tendo em vista sua finalidade e objetivo maior exercido no texto “Vida de Professor”.
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A alternativa contendo a palavra onde há uma letra que constitui um dífono gramatical é
a) exclusão.
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b) sexual.
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c) Espanha.
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d) espelho.
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e) exame.
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Em: “Nada encontraria senão o que há para encontrar” A palavra em destaque assume a função morfológica de
a) artigo definido.
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b) pronome oblíquo.
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c) pronome demonstrativo.
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d) preposição.
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e) pronome indefinido.
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Pela leitura do texto, pode-se entender que o autor condena um tipo de educação
a) que permite dominar os códigos, ter a capacidade de refletir sobre o mundo e assumir seu papel formador enquanto fomento ao debate.
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b) com base na discussão de valores que hoje dão contornos para a pluralidade e diversidade cultural.
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c) escolar que vise preparar os estudantes para se tornarem cidadãos ativos, por meio do trabalho com práticas e conteúdos para a cidadania.
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d) que favoreça a construção de uma sociedade democrática com maior equidade, coesão social e produção de consensos.
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e) eivada por um pensamento dominante que dissemine seu conteúdo de forma instrumental através de disciplinas centradas numa moral ou numa forma de civismo.
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