A conjunção se, no texto, expressa circunstância de
a) tempo.
|
b) conformidade.
|
c) concessão.
|
d) condição.
|
e) motivo.
|
O anúncio estimula o leitor a visitar o espaço MASP (Museu de ARTE de São Paulo) e para isso o faz colocar-se numa situação
a) real.
|
b) imediata.
|
c) hipotética.
|
d) próxima.
|
e) absurda.
|
No texto, as duas formas verbais concorrem, respectivamente, para expressar
a) condicionalidade e conclusão.
|
b) probabilidade e continuidade.
|
c) continuidade e temporalidade.
|
d) condicionalidade e probalidade.
|
e) finalidade e sequência.
|
A intenção do anúncio em relação ao consumidor é
a) conscientizá-lo sobre peças originais.
|
b) estimulá-lo a usar peças originais da marca em questão.
|
c) fazê-lo desconfiar de outras empresas que usam essa marca.
|
d) intimá-lo a usar peças que se encaixem perfeitamente.
|
e) oferecer outras peças originais.
|
O emprego da conjunção “mas", no texto, estabelece uma relação de
a) oposição.
|
b) adição.
|
c) explicação.
|
d) alternância.
|
e) conclusão.
|
O termo “que”, na segunda linha do texto, refere-se a palavra “amor”, caracterizando-se, portanto, como um
a) pronome pessoal.
|
b) pronome possessivo.
|
c) pronome relativo.
|
d) pronome indefinido.
|
e) pronome demonstrativo.
|
A expressão “sulcou o papel” na última linha do texto representa uma ação do eu lírico equivalente a
a) descontrolar-se e rasgar o papel.
|
b) produzir rabiscos no papel.
|
c) deixar as marcas de fúria no papel.
|
d) abrir fendas no papel.
|
e) registrar seus sentimentos no papel
|
Nos dois primeiros quadros da tirinha, a conversa inicial de Calvin com seu interlocutor, além de testar o ato da comunicação, também tem uma intencionalidade de
a) gerar confusão.
|
b) provocar exagero.
|
c) estabelecer emotividade.
|
d) tentar aproximação.
|
e) impor autoridade.
|
No anúncio acima, espera-se que o leitor perceba o efeito devastador da droga. A criatividade do recurso expressivo está, sobretudo
a) na primeira imagem.
|
b) na folha rasgada.
|
c) no jogo claro e escuro.
|
d) na palavra “crack”.
|
e) no jogo som e imagem.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.