A correspondência harmoniosa entre palavras de uma frase caracteriza concordância. A esse
respeito, analise as afirmações a seguir.
I. Em “porque era totalmente desassociado das emoções" (2º parágrafo), se os vocábulos
destacados fossem colocados no plural concordariam com “cálculos matemáticos", desse
modo, a correção gramatical e o sentido do trecho seriam mantidos
II. Em “os participantes [...] também usavam uma estratégia muito inteligente para controlar
suas emoções" (4º parágrafo), os termos destacados têm o mesmo referente, por isso,
ambos deveriam ter sido grafados no plural.
III. Em “a estratégia que usavam era muito parecida com o que psicólogos cognitivocomportamentais
chamam" (4º parágrafo), se o termo destacado fosse trocado por “a",
embora mudasse o referente, a correção gramatical do trecho seria mantida.
IV. No trecho “adaptando as emoções associadas a esse acontecimento e tornando-as mais
positivas" (5º parágrafo), a variação em gênero e número das palavras destacadas mudaria
o termo ao qual se referem.
V. Em “a gestão das emoções depende de três fatores" (6º parágrafo), os termos destacados
poderiam ser pluralizados para concordarem com “emoções" sem que houvesse alteração
de sentido do trecho.
Estão CORRETAS, apenas, as proposições
a) I e III.
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b) III e IV.
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c) IV e V.
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d) II e V.
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e) I e II.
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A respeito do emprego da pontuação no TEXTO 02, analise as proposições a seguir.
I. No trecho “Funciona assim: ao invés de focar na sensação negativa que aquele problema
causa” (5º parágrafo), os dois-pontos indicam a citação da fala de um dos cientistas, o qual
comenta as características que explicam o funcionamento do cérebro.
II. Em “a gestão das emoções depende de três fatores: construir expectativas, ser capaz de
enxergar uma série de explicações alternativas e fazer análises racionais” (6º parágrafo), os
dois-pontos anunciam uma enumeração.
III. Em “antes de sair fazendo julgamentos - habilidades necessárias também nas contas
matemáticas” (6º parágrafo), o termo em destaque poderia estar entre vírgulas sem que
houvesse alteração de sentido do trecho.
IV. No trecho “Eles recrutaram 186 estudantes universitários, que passaram por ressonâncias
magnéticas” (3º parágrafo), a vírgula, por ser um recurso discursivo que caracteriza os
estudantes, torna-se facultativa.
V. Em “Ou seja: pode ser que pessoas que já têm uma melhor regulação emocional sejam
melhores em fazer cálculos matemáticos mentais”, os dois-pontos poderiam ser
substituídos por uma vírgula, e isso não alteraria o sentido do trecho.
Estão CORRETAS, apenas, as proposições
a) I, III e IV.
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b) II, III e IV.
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c) I, II e V.
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d) II, III e V.
|
e) I, IV e V.
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A coesão textual pode ser entendida como o fenômeno que diz respeito ao modo como os
elementos linguísticos presentes no texto encontram-se interligados entre si, por meio de
recursos também linguísticos, formando sequências veiculadoras de sentidos. A esse respeito,
analise as afirmativas a seguir.
Estão CORRETAS, apenas, as afirmações constantes nos itens
a)
I e IV. |
b)
I e III. |
c)
II e V. |
d)
II e III. |
e)
IV e V. |
O TEXTO 03 é uma peça publicitária que estabelece um interessante diálogo com a obra modernista Abaporu, de Tarcila do Amaral. A principal estratégia argumentativa do texto é
a) o pastiche, pois, na peça publicitária, há uma imitação rude do texto fonte, mas as relações intencionais de ambos os textos são as mesmas: consumo da arte ou consumo de um produto.
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b) a paráfrase direta, com a réplica do texto fonte e adaptações para estimular o consumo do produto anunciado por um grupo específico de consumidores: os nordestinos.
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c) a paródia, pois se estabelece uma relação antagônica entre a peça publicitária e o texto fonte, mas a intenção dos dois se mantém, ou seja, a venda do produto anunciado.
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d) a intertextualidade com forte referência ao texto fonte, por meio da qual se pode inferir que todo mundo, até um personagem de uma obra de arte, usa o produto anunciado.
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e) a alusão, uma vez que a referência ao texto fonte se faz de modo implícito, estabelecendo uma comparação entre a obra de arte e a peça publicitária no intuito de estimular não só o consumo do produto anunciado, mas também da arte.
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O TEXTO 04 refere-se a uma das novas regras de acentuação instituída a partir do último
acordo ortográfico que se tornou obrigatório no Brasil a partir de 01 de janeiro de 2016 . A
respeito dessa regra, marque a única alternativa CORRETA.
a) Heroico, plateia, ideia e mocreia perderam o acento assim como todas as paroxítonas que possuem forma arrizotônica.
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b) Assim como heroico, o ditongo aberto da palavra heroi também não recebe mais acento agudo.
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c) Apesar de Coréia também possuir o ditongo aberto “ei” – assim como ideia, mocreia e plateia – não deve perder o acento porque é nome próprio, não podendo ser alterado por acordos ortográficos.
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d) As proparoxítonas continuam sendo acentuadas com exceção de palavras formadas por ditongo aberto, tais como heroico, plateia, ideia e mocreia.
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e) Em heroico, plateia, ideia e mocreia deixam de ser acentuados os ditongos abertos, pois essas palavras são paroxítonas
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A leitura do TEXTO 05 nos permite constatar que
a) sua argumentação defende que a dor e o sofrimento são fontes de inspiração.
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b) a predominância da tipologia injuntiva descaracteriza a receita sugerida por ele.
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c) ele é pragmático e instrui o leitor sobre o modo como se deve fazer um poema.
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d) a criação poética é descrita nele como semelhante à preparação de uma massa.
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e) apesar de se assemelhar a uma receita, ele não culmina em algo objetivo.
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A utilização de pronomes e advérbios pode contribuir para a coesão textual. Sobre esse assunto,
assinale a alternativa que analisa corretamente o processo coesivo em questão.
a)
Em “por ele ter criado novas formas de expressão poética" (1º parágrafo), o pronome pessoal destacado possibilita a coesão por elipse, uma vez que o nome do cantor é omitido, isto é, fica elíptico. |
b)
No trecho “Uma de suas principais canções" (3º parágrafo), o pronome possessivo em destaque promove a coesão referencial, pois faz uma menção anafórica a um elemento citado anteriormente no texto. |
c)
No trecho “anunciou hoje (13) a Academia Sueca" (1º parágrafo), a utilização do advérbio promove a coesão circunstancial, uma vez que situa o interlocutor no tempo em que se deu o fato relatado. |
d)
Em “aos 10 anos Dylan escreveu seus primeiros poemas" (2º parágrafo), a coesão foi estabelecida pelo pronome por causa da ênfase que se quis dar à determinada informação, priorizando a posse que ele tinha dos poemas, em vez de sua idade. |
e)
No trecho “quando foi para a Universidade de Minnesota em 1959, voltou-se para folk music" (2º parágrafo), a coesão por substituição é possibilitada pela partícula destacada, um pronome pessoal do caso oblíquo. |
No TEXTO 07, a construção do efeito de humor se baseia
a) na disputa de poder pelo domínio do discurso, o qual materializa ideologias próprias de cada personagem feminino.
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b) na relação superioridade versus inferioridade concretizada pelo diálogo entre as duas meninas.
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c) na crítica irônica ao discurso engajado de Mafalda, que apresenta um duplo sentido característico dos textos de humor.
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d) na quebra de expectativa estabelecida no último quadro, pois Suzanita lutou pelo direito de falar, mas seu comentário foi fútil.
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e) no comentário de Mafalda (primeiro quadro) chamando a pergunta de Suzanita de estúpida, crítica direta ao discurso individualista e elitizado.
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Analise as proposições e assinale a alternativa em que os termos destacados estabelecem a
correta relação sintático-semântica entre as orações e preservam o que foi dito no TEXTO 08.
I. A esperança não deveria ter pousado e pousou. – Adição.
II. A emoção do meu filho foi grande, mesmo que tenha unido as duas esperanças. –
Conformidade.
III. Se bem que a esperança clássica verifique-se ser ilusória, nos sustenta sempre. –
Concessão.
IV. O inseto é tão concreto e verde que se diferencia da esperança clássica. – Comparação.
V. Consoante era indubitável, a esperança causou um pequeno rebuliço. – Conformidade.
Estão CORRETAS, apenas, as proposições
a) I e IV.
|
b) III e V.
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c) I, II e IV.
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d) II, III e IV.
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e) I, III e V.
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No que diz respeito ao vocabulário utilizado no texto, analise as proposições a seguir.
I. No trecho “Mas faremos isso de maquiagem, milimetricamente desenhada, meia hora
antes de sair de casa”, o termo destacado poderia ser substituído por maquilagem.
II. No trecho “A boa secretária é uma leitora voraz. Não só de livros; a secretária lê as
oportunidades, lê as dificuldades”, poderíamos substituir a palavra destacada por ávida.
III. Em “A secretária é a parte sensível e delicada de escritórios às vezes tão sisudos” é
possível substituir o vocábulo destacado pelo termo sessado.
IV. Em “Mulheres que acordam cedo; mulheres que dormem tarde. Somos força; somos
garra; somos pura confiança”, é possível trocar o termo destacado pela palavra
persistência.
V. No trecho “Sem nós, aquele território sem lei, que é a mesa de um executivo, seria um caos
impraticável.”, o vocábulo em destaque poderia ser substituído pelo termo instável.
Estão CORRETAS as proposições
a) III, IV e V.
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b) I, II e III.
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c) I, II e IV.
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d) I e II, apenas.
|
e) II e V.
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