Analisando-se a estruturação do texto, verifica-se que o
a) primeiro parágrafo consiste numa tese geral, segundo a qual a riqueza de informações da vida contemporânea deve ser aproveitada sem restrições, em toda a sua diversidade.
|
b) segundo parágrafo expõe as precisas formas pelas quais se apresentam para nós as múltiplas mensagens da vida em sociedade, em seus mais variados meios de comunicação.
|
c) terceiro parágrafo chama nossa atenção para a necessidade de constituirmos uma consciência que procure dar conta da nossa desafiadora e proveitosa inserção na vida social.
|
d) primeiro parágrafo, ao contrário dos demais, faz crer que a seletividade que impusermos às informações a que estamos expostos não impede que sejamos dominados pelos signos.
|
e) terceiro parágrafo, em consonância com os anteriores, lembra que os efeitos positivos da exorbitância de linguagens do mundo contemporâneo ocorrem à medida que as aceitemos com moderação.
|
Considerando-se o contexto, opõem-se quanto ao sentido os segmentos:
a) época marcada pela exposição de signos // uma grande saturação (1º parágrafo)
|
b) ferramentas e plataformas // redes sociais, shows, exposições (1º parágrafo)
|
c) mar de informações // um mundo tão fulgurante (2º parágrafo)
|
d) eleger os valores básicos // explosão de signos e mensagens (2º parágrafo)
|
e) o desafio permanece o mesmo // ser sujeito da própria consciência (3º parágrafo)
|
A adoção de uma ética genuína (2º parágrafo) requer que
a) reconheçamos o valor positivo de todas as informações que nos alcançam.
|
b) imponhamos às mensagens que nos chegam nossa seletividade de valores.
|
c) alcancemos uma prática de valores inspirada naqueles que nos chegam.
|
d) submetamos ao nosso crivo pessoal as vantagens de também sermos objetos.
|
e) façamos uma seleção de valores segundo o arbítrio de nossa vontade.
|
Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento em:
a) A impressão primeira é a de uma grande saturação (1º parágrafo) // a ideia inicial é a de uma expressiva sedimentação
|
b) dispersão da consciência pelos mil atalhos (1º parágrafo) // embotamento da razão em suas mil derivações
|
c) análise a partir de um certo equilíbrio (2º parágrafo) // síntese a fim de alguma harmonização
|
d) um mundo tão fulgurante na sua explosão (2º parágrafo) // um universo tão intrínseco em seu arrebatamento
|
e) fechamento dentro da instância individual (3º parágrafo) // retração para o plano mais pessoal
|
Atente para as seguintes orações:
I. Nosso mundo está saturado de signos.
II. Os signos nos chegam por múltiplos meios.
III. É preciso resistir à pressão desses signos.
Elas articulam-se de modo correto e coerente no seguinte período:
a) É preciso resistir à pressão dos signos que nos chegam por múltiplos meios e saturam nosso mundo.
|
b) Ainda que saturem nosso mundo é preciso resistir a esses signos em cujos meios nos pressionam.
|
c) Por estar nosso mundo saturado de signos que nos pressionam é preciso que os resistamos.
|
d) À medida em que nos chegam por múltiplos meios é preciso resistir a esses signos em que nosso mundo está saturado.
|
e) É preciso resistir-lhes à sua pressão ao chegar por múltiplos meios esses signos que saturam o nosso mundo.
|
O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se de modo a concordar com o termo sublinhado na frase:
a)
Que a ninguém (ocorrer) deixar de resistir às mil informações que nos atropelam. |
b)
A todos nós (competir) a adequada seleção dos signos e das linguagens. |
c)
É a condição de sujeitos a que todos (dever) aspirar diante das mil mensagens. |
d)
Que a toda essa carga de informações (corresponder) nossa reação criteriosa. |
e)
Por mais que se (querer) resistir a tantas mensagens, acabamos por acolhê-las. |
Há ocorrência de voz passiva e adequada articulação entre tempos e modos verbais na frase:
a) Por mais que nos esforçássemos, não haveremos de conseguir captar o sentido de todas essas mensagens.
|
b) Se fôssemos analisar a fundo todas essas mensagens, certamente muitas delas não contarão com nosso beneplácito.
|
c) Se eles se dispuserem a analisar todas as mensagens que chegam, não haveriam de se submeter a elas com tanta facilidade.
|
d) Num universo em que tantos signos nos atropelem, impunha-se que os selecionemos por rigorosos critérios.
|
e) Ainda que venhamos a nos esforçar, o sentido de todas essas mensagens não poderá ser captado por nós.
|
Está clara e correta a redação deste livre comentário:
a) Acima de tudo urge que sejamos capazes de bem discernir entre valores a adotar diante do contingente informacional que nos avassalam em nossa vida atual.
|
b) Tantas são as informações que nos atropelam que diante delas somos obrigados a permear valores cuja escolha apuremos o sentido de nossa seleção.
|
c) Afim de que possamos resistir à escalada das mensagens que constituem a contemporaneidade é preciso adotar valores resistentes em seu aspecto moral.
|
d) Uma tal profusão de mensagens é capaz de nos fazerem perder qualquer sentido de valor através do qual pudéssemos escolher algum critério em sua seleção.
|
e) A avalanche de informações que se processa na vida contemporânea leva-nos a refletir sobre os critérios de análise e seleção que devemos adotar.
|
A supressão da vírgula altera o sentido da frase:
a) Entre os fenômenos da cultura brasileira, destaque-se a evolução de nossa música popular.
|
b) É inegável o talento dos nossos compositores, que se esmeraram na criação de suas canções.
|
c) Ao contrário do que ocorre em outras culturas, nossa música popular atinge um patamar de altíssima qualidade.
|
d) Foram aplaudidos todos os compositores, numa cerimônia que certamente demoraremos a esquecer.
|
e) Há músicos de origem bastante modesta, que nem por isso deixam de produzir arte das mais sofisticadas.
|
Ao considerar a mistura em meio à qual se produz nossa música popular, o autor do texto ressalta
a) os bem demarcados e inflexíveis estilos musicais das obras que ao longo do tempo vêm-se impondo ao público.
|
b) a versatilidade de um repertório cuja principal característica é a técnica pura e eminentemente sofisticada das composições.
|
c) a representatividade com que cada uma dessas peças musicais se afirma, deixando clara sua procedência folclórica.
|
d) as características algo contraditórias de peças musicais em que desponta o caráter híbrido de sua composição e circulação.
|
e) o fato de que os mais inspirados exemplares dessa arte ocorrem fora dos sistemas culturais que se encontram disponíveis.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.