1 A crise financeira mundial desencadeada no último trimestre de 2008 e que se estendeu ao ano seguinte contribuiu, e muito, para uma forte mudança no cenário econômico. 4 As incertezas sobre a recuperação rápida dos países europeus e dos Estados Unidos da América (EUA), até então considerados seguros para a maioria dos investidores, 7 provocaram forte redirecionamento do capital estrangeiro rumo aos países emergentes. Em meio à turbulência financeira, essas nações também ganharam voz e importância no contexto 10 geopolítico que culminou com a ascensão do G-20 — grupo que reúne as dezenove mais importantes economias do planeta e a União Europeia — ao topo da liderança do debate global. 13 Criado na década de 90 do século passado, o bloco, inicialmente de natureza comercial, tornou-se a expressão do atual e do futuro pensamento mundial. 16 Estimativas feitas pelo Instituto de Finanças Internacionais (IFI) con firmam esse movimento. A organização, que reúne os maiores bancos do mundo, calcula 19 que os países emergentes tenham recebido US$ 825 bilhões em 2010, ou seja, 42% a mais que os US$ 581 bilhões do ano anterior. China e Brasil lideram o ranque desses investimentos. 22 O fato de os emergentes se expandirem em um ritmo bem mais acelerado que o das economias mais ricas é o principal atrativo para os investimentos estrangeiros. Segundo 25 o IFI, essa propensão tenderá à aceleração nos próximos anos, quando os emergentes assumirão, definitivamente, o papel de protagonistas do mundo.
Rosana Hessel. Crise econômica vira página da história e acelera mudanças em nível mundial.
Internet: <www.correiobraziliense.com.br> (com adaptações).
A respeito das ideias do texto, julgue o(s) item(ns)
Infere-se do texto que os países que se mantiveram no G-20 após a crise de 2008 foram por ela menos afetados, uma vez que conseguiram manter suas economias fortes.
Certa. |
Errada. |
A respeito das ideias do texto, julgue o(s) item(ns)
O volume de dinheiro investido em países como Brasil e China aumentou nos últimos três anos, em detrimento dos EUA e de países europeus.
Certa. |
Errada. |
A respeito das ideias do texto, julgue o(s) item(ns)
Afirma-se no texto que, na década de 90 do século XX, quando foi criado, o G-20 não era constituído, necessariamente, por países com representatividade econômica, mas que essa situação se alterou ao longo dos anos e que, hoje, o grupo é referência mundial em assuntos econômicos.
Certa. |
Errada. |
A respeito das ideias do texto, julgue o(s) item(ns)
Subentende-se das informações do texto que, no período pós-crise econômica, o lucro obtido com os investimentos feitos nos países emergentes tem sido mais compensador que o do capital investido em países mais bem estabelecidos economicamente.
Certa. |
Errada. |
A respeito das ideias do texto, julgue o(s) item(ns)
Comparativamente ao ano de 2009, Brasil e China, juntos, receberam 42% a mais de investimentos estrangeiros no ano de 2010.
Certa. |
Errada. |
Julgue o(s) item(ns) seguinte(s) com base nas estruturas linguísticas do texto.
Na linha 9, para dar mais destaque ao complemento da forma verbal “ganharam”, duas vírgulas poderiam ser inseridas no período: uma antes e outra depois da expressão “voz e importância”.
Certa. |
Errada. |
Julgue o(s) item(ns) seguinte(s) com base nas estruturas linguísticas do texto.
No trecho “essa propensão tenderá à aceleração” (L. 25), o uso do sinal indicativo de crase não é obrigatório, haja vista que o verbo tender, com o sentido empregado no texto, pode ter complementação direta ou indireta, isto é, com ou sem preposição.
Certa. |
Errada. |
Julgue o(s) item(ns) seguinte(s) com base nas estruturas linguísticas do texto.
O primeiro período poderia ser reescrito, sem prejuízo semântico ao texto e sem erro gramatical, da seguinte forma: A ocorrência de uma crise financeira mundial nos últimos três meses do ano de 2008 e sua extensão ao longo de 2009 constituíram fator preponderante na transfiguração do panorama econômico então vigente.
Certa. |
Errada. |
Julgue o(s) item(ns) seguinte(s) com base nas estruturas linguísticas do texto.
A expressão “essas nações” (L. 8-9) faz referência aos termos “países europeus” (L. 4) e “Estados Unidos da América” (L. 5).
Certa. |
Errada. |
1 O estilo de colonização brasileira e a formação da população nacional influenciaram certamente a cultura econômica no Brasil, presente ainda hoje. Desde a formação do 4 país, a população esteve subjugada a interesses de minorias oligárquicas, que controlavam o poder, direta ou indiretamente, e eram beneficiadas em detrimento da maioria dos indivíduos. 7 Com diversos períodos de instabilidades políticas e econômicas, a população em geral não adquiriu a cultura da poupança, principalmente em face dos longos períodos de 10 hiperinflação. Nessa época, era preferível consumir a economizar, para minimizar as perdas em função da desvalorização real da moeda. 13 De acordo com dados do IBGE, contidos na Pesquisa de Orçamentos Familiares, pode-se inferir que grande parte das despesas familiares corresponde a gastos com habitação, 16 alimentação e aluguel, que perfazem 80,96% da despesa média mensal familiar. É possível concluir igualmente que parcela considerável da renda dos brasileiros é destinada ao consumo, 19 sobretudo de bens materiais, como eletrodomésticos, equipamentos para o lar, som e TV (2,71%), comparada com o patamar de 0,05% destinado à aquisição de livros e revistas 22 técnicas. O consumo é também evidenciado ao notar-se que 8,76% da despesa são destinados à manutenção e à aquisição de veículos automotores. 25 As instabilidades político-econômicas também podem ser consideradas fatores que explicam tamanho conservadorismo do brasileiro quando o assunto é 28 investimento. Grande parte da população ainda opta por aplicações em caderneta de poupança, tradicional investimento do mercado brasileiro caracterizado pelo baixo risco. No 31 entanto, a rentabilidade auferida pelas cadernetas de poupança pode ser considerada insatisfatória e chega até, muitas vezes, a ficar abaixo da inflação medida em determinado período, o 34 que implica perda de dinheiro em termos reais.
Almir Ferreira de Sousa e Caio Fragata Torralvo. A gestão dos próprios recursos e a importância do planejamento financeiro pessoal.
Internet: <www.ead.fea.usp.br>(com adaptações)
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.