Considere o seguinte trecho de uma planilha editada no Microsoft Excel 2013 em português:
Nas células B4 e B6 dessa planilha inseriram-se, respectivamente, as fórmulas
= MAIOR(A1:A8;4) e =MOD(A2+A3;4).
Os resultados obtidos nas células B4 e B6 decorrentes da inserção dessas duas fórmulas são, respectivamente,
a)
6 e 4. |
b)
3 e 1. |
c)
1 e 3. |
d)
4 e 9. |
Analise as seguintes afirmativas sobre funções na ferramenta Microsoft Office Excel 2013 (configuração padrão).
I. A função HOJE é útil quando você precisa exibir a data e a hora atuais em uma planilha.
II. A função ARRED arredonda um número para um número especificado de dígitos.
III. A função CONT.VALORES conta o número de células que não estão vazias em um intervalo.
a)
Todos os itens estão corretos. |
b)
Apenas os itens I e II estão corretos. |
c)
Apenas os itens I e III estão corretos. |
d)
Apenas os itens II e III estão corretos. |
Considere as afirmações abaixo sobre navegação na Internet e correio eletrônico:
I. No navegador Google Chrome, um atalho de teclado que permite reabrir a última guia fechada e acessá-la é CTRL + T.
II. Um proxy é um servidor que age como um intermediário para requisições de clientes solicitando recursos de outros servidores. No Firefox as configurações de conexão para usar um servidor proxy podem ser definidas no botão .
III. Webmail é um serviço de e-mail que permite ao usuário enviar e receber mensagens usando um navegador de internet.
a)
Apenas os itens II e III estão corretos. |
b)
Apenas os itens I e II estão corretos. |
c)
Apenas o item I está correto. |
d)
Todos os itens estão corretos. |
Sobre conceitos de proteção e segurança da informação, malwares e pragas virtuais, julgue os itens abaixo:
I. Screenlogger é um tipo de spyware usado por atacantes para capturar as teclas digitadas pelos usuários em teclados virtuais.
II. Worm é um programa ou parte de um programa de computador, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.
III. Um firewall é um dispositivo de segurança da rede que monitora o tráfego de rede de entrada e saída e decide permitir ou bloquear tráfegos específicos de acordo com um conjunto definido de regras de segurança.
a)
Apenas os itens I e III estão corretos. |
b)
Apenas os itens II e III estão corretos. |
c)
Apenas o item I está correto. |
d)
Todos os itens estão corretos. |
Sobre Psicodiagnóstico, informe se é verdadeiro “V" ou falso “F" o que se afirma abaixo e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) O psicodiagnóstico tem como expectativa o alcance da descrição e compreensão, o mais profunda e completamente possível, da personalidade do paciente ou grupo familiar.
( ) O foco da atenção durante o processo de psicodiagnóstico deve estar na pessoa examinada e não em torno do instrumento de avaliação.
( ) Ao conduzir um processo de psicodiagnóstico, é necessário que o psicólogo considere em sua análise os condicionantes históricos, afetivos emocionais e sociais do paciente e seus efeitos no psiquismo.
( ) Os aspectos intelectual, sociocultural e familiar devem ocupar um lugar importante no estudo da personalidade de um indivíduo, já que é de onde ele provém.
( ) O prognóstico determina o curso provável do caso e a compreensão global do examinado.
a) V-F-V-V-F.
|
b) F-V-V-V-V.
|
c) F-F-F-F-V.
|
d) V-V-F-F-F.
|
Analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.
a) São momentos do processo psicodiagnóstico: primeiro contato; entrevista inicial com o paciente e com os pais (se for o caso); identificação de sintomas, aplicação de testes e técnicas projetivas selecionadas; e entrega do laudo.
|
b) Os instrumentos de psicodiagnóstico mais utilizados são os testes psicológicos e as entrevistas psicológicas.
|
c) A entrevista psicológica é um instrumento de fundamental importância para o processo psicodiagnóstico. Quanto ao objetivo, a entrevista diagnóstica tem por objetivo indicar o tratamento adequado à necessidade do paciente.
|
d) Os testes são de uso obrigatório para a realização do psicodiagnóstico, pois se trata de um material fidedigno, passível de reaplicação, que permite conclusões confiáveis em curto tempo, para tomada de decisões.
|
Sobre o desenvolvimento humano e as teorias que o estuda, analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta. I. A Psicologia do Desenvolvimento estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: físico motor, intelectual, afetivo, emocional e social, desde o nascimento até a velhice, isto é, vai desde o início do desenvolvimento, passa pela idade em que todos esses aspectos atingem o seu mais completo grau de maturidade e estabilidade e termina na fase de perda cognitiva e orgânica. II. Vários fatores indissociados e em permanente interação afetam todos os aspectos do desenvolvimento, são eles: hereditariedade, crescimento orgânico, maturação neurofisiológica, interação afetivo-emocional e meio. III. Segundo Piaget, cada período do desenvolvimento humano é caracterizado por aquilo que de melhor o indivíduo consegue fazer nas faixas etárias. Todos os indivíduos passam por todos esses períodos, na sequência em que Piaget estipulou, porém o início e o término de cada um deles dependem das características biológicas do indivíduo e de fatores educacionais e sociais. Portanto, a divisão nessas fases é uma referência, e não uma norma rígida. IV. Um pressuposto básico do enfoque interacionista do desenvolvimento humano de Vigotski é que as origens das formas superiores de comportamento inconsciente devem ser achadas nas relações sociais que o homem mantém. V. A teoria de Piaget apresenta também a dimensão interacionista, mas sua ênfase é colocada na interação do indivíduo com o objeto físico; e, além disso, não está clara em sua teoria a função da interação social no processo de conhecimento. A teoria de Vigotski, por outro lado, também apresenta um aspecto construtivista, na medida em que busca explicar o aparecimento de inovações e mudanças no desenvolvimento a partir do mecanismo de internalização.
a) Apenas as alternativas III e V estão corretas.
|
b) Apenas as alternativas I, II e V estão corretas.
|
c) Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas.
|
d) Apenas as alternativas I e IV estão corretas.
|
Analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta. I. As funções mais afetadas nos transtornos afetivos são: atenção, afetividade, vontade, psicomotricidade e personalidade. II. De modo geral, há quase sempre, nas alterações qualitativas da consciência, algum grau de rebaixamento (mesmo que mínimo) do nível de consciência. III. As alterações quantitativas da sensopercepção são as mais importantes em psicopatologia. IV. Nas fases iniciais de muitos quadros psicóticos, observa-se a alucinose. Na alucinose, embora o doente veja a imagem ou ouça a voz ou ruído, falta a crença que comumente o alucinado tem em sua alucinação. V. A avaliação do paciente, em psicopatologia, é feita principalmente por meio da entrevista. A entrevista psicopatológica permite a realização dos principais aspectos da avaliação: exame psíquico e avaliação física.
a) Apenas as alternativas I e V estão corretas.
|
b) Apenas as alternativas I e II estão corretas.
|
c) Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas.
|
d) Apenas as alternativas I, II e V estão corretas.
|
Sobre as grandes síndromes psiquiátricas, informe se é verdadeiro “V” ou falso “F” o que se afirma a seguir e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) No transtorno da personalidade Esquizotípica, ocorre déficits sociais e interpessoais, marcados por desconforto agudo e reduzida capacidade para relacionamentos íntimos, além de distorções cognitivas ou perceptivas e comportamento excêntrico. ( ) No transtorno da Personalidade Esquizoide, ocorre distanciamento das relações sociais e uma faixa restrita de expressão emocional em contextos interpessoais, que se manifesta no início da idade adulta e está presente em uma variedade de contextos. ( ) Transtornos de humor, transtorno obsessivo compulsivo, esquizofrenia e TDAH são os que mais apresentam alterações da atenção. ( ) Na agitação paranoide, o paciente, além de agitado e irritado, apresenta rebaixamento do nível de consciência, dificuldade em compreender o ambiente e desorientação temporoespacial. ( ) As neuroses se caracterizam por dificuldades e conflitos intrapsíquicos e interpessoais que mantêm o sofrimento, a frustração, a angústia, o empobrecimento e a inadequação tanto do Eu quanto das relações interpessoais.
a) V-V-V-F-V.
|
b) F-V-F-V-V.
|
c) V-F-F-F-V.
|
d) V-F-F-F-F.
|
Analise as afirmativas a seguir e assinale a opção correta.
a) As psicoterapias são métodos de tratamento realizados por profissionais treinados com o objetivo de reduzir ou remover um problema, uma queixa ou um transtorno de um paciente ou cliente, utilizando, para tal fim, meios psicológicos. São realizadas em um contexto primariamente interpessoal, a relação terapêutica, e utilizam a comunicação verbal como principal recurso. Caracterizam-se, ainda, por serem uma atividade eminentemente colaborativa entre paciente e terapeuta.
|
b) Para explicar como agem as psicoterapias, os fatores responsáveis pelas mudanças são divididos em dois grandes grupos: as técnicas utilizadas, específicas de cada modelo e que englobariam as diferentes intervenções do terapeuta, bem como a forma como são estruturadas e conduzidas as sessões; e a construção do trabalho terapêutico, englobando os aspectos lógicos e racionais e os aspectos reais a serem trabalhados.
|
c) A Psicoeducação tem por objetivo aumentar o conhecimento do paciente sobre o transtorno de que é portador, sobre os sintomas e mecanismos envolvidos em sua origem e perpetuação, sobre a prevenção de recaídas, assim como sobre os recursos dos quais pode dispor para lidar com os déficits resultantes da doença, próprios ou existentes na comunidade, ou com os efeitos colaterais dos medicamentos. O segundo objetivo é familiarizar o paciente com o modelo de terapia, com os mecanismos e estratégias utilizadas para remover os sintomas, e com a forma pela qual pode se dar essa remoção.
|
d) Os fatores cognitivos, que são utilizados em maior ou menor grau como estratégias de mudança por diferentes psicoterapias: a psicoeducação, a reestruturação cognitiva, o insight e a prevenção de recaídas.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.