A dramaturgia é um ofício pertencente ao teatro e as artes cênicas, sendo a função do dramaturgo:
a) Elaborar o roteiro original ou o texto adaptado que será a base e o elemento principal para o desenvolvimento da peça.
|
b) Produzir e dirigir os elementos de criação básicos a partir de um roteiro cênico previamente montado.
|
c) Organizar o cenário, os elementos visuais, a montagem e figurino enquanto elementos técnicos fundamentais para a encenação.
|
d) Está em dirigir e ensaiar os atores a partir de um roteiro base com diálogos e descrição dos elementos técnicos da peça.
|
A função do Ensino de Arte nas escolas é importante de ser observado por suas múltiplas propostas. No campo da estética, é possível perceber diversos aspectos importantes para a educação, exceto:
a)
O desenvolvimento das capacidades dos alunos perceberem e distinguirem expressões artísticas e culturais de diferentes locais, épocas, povos e origens. |
b)
Entender o valor estético da variedade de produções humanas ao longo da história, carregando outros elementos e conteúdos contribuindo para o estudo histórico, político, social, religioso, mostrando a variedade da expressão da humanidade. |
c)
Debater e determinar os padrões simbólicos e linguísticos desenvolvidos pelos significados da arte dentro de uma realidade estilística lógica e racionalista presente em todo o contexto produtivo da humanidade. |
d)
O estudo proposto pela estética busca desenvolver um pensamento preocupado com as contribuições artísticas para a história da humanidade através da complexidade inerente ao desenvolvimento humano. |
Segundo a teoria das cores por subtração, o azul é uma cor:
a) Obtida através da junção de ciano e magenta.
|
b) Primária, como amarelo e vermelho.
|
c) Secundária, como verde e ciano.
|
d) Resultante da subtração do vermelho e amarelo.
|
As danças folclóricas brasileiras têm diversas características regionais e tipos diferentes, sendo correto afirmar que:
a)
O frevo é de origem nordestina, possuindo uma influência europeia das danças de salão comuns às danças populares da península ibérica. |
b)
As danças folclóricas possuem um apelo regionalista, ligado à cultura e aos contextos religiosos dos habitantes dessa região. |
c)
Bumba-meu-boi é uma dança folclórica comum às crenças religiosas da região nordestina inspiradas nos povos ibéricos e sua cultura. |
d)
A dança folclórica é uma expressão que busca unir o popular ao erudito e o informal à tradição, dando valor histórico e técnico ao que a tradição produz. |
No século XIX, um grande grupo de artistas formaram a Missão Artística Francesa no Brasil imperial, foram artistas convidados pela família imperial para compor o corpo erudito da Academia Imperial de Belas-Artes, onde a maioria seguia o estilo:
a) Neoclássico.
|
b) Rococó.
|
c) Maneirista.
|
d) Expressionista.
|
A Proposta Triangular é uma forma de abordar os conteúdos da disciplina de Artes de forma complexa e completa, deixando de fora somente aspectos que podem ser considerados contraproducentes do ponto de vista abrangente da Proposta, como:
a)
A ideia de que o fazer artístico seja algo útil ao aprendizado. |
b)
O papel do contexto histórico das obras e dos artistas. |
c)
A análise da obra através de seus elementos de composição. |
d)
O formalismo técnico e o domínio dos elementos visuais e expressivos. |
A pintura de retábulos, ou 'retrotabulum' como era chamado originalmente, marcou um período da arte religiosa, mas também fez surgir uma nova forma de pintura e escultura, o que culminaria no surgimento dos estudos artísticos de perspectiva, forma e uso da luz. Tal estilo artístico marca o fim de um período, mas que seria utilizado posteriormente por outros artistas de estilos diferentes.
Trata-se do:
a)
Barroco brasileiro. |
b)
Gótico tardio. |
c)
Rococó europeu. |
d)
Neoclassicismo italiano. |
O conjunto de bens culturais e artísticos de um país, povo ou região deve ser considerado um patrimônio cultural. Pensando em sua importância para a humanidade, é necessária sua preservação e manutenção, tão como entender que os patrimônios culturais são todos:
a)
Objetos culturais tangíveis com características materiais próprias. |
b)
Instrumentos de mediação e linguagem de cada cultura. |
c)
Os elementos materiais e imateriais produzidos pela humanidade. |
d)
Os símbolos valorizados pela história e pela cultura temporariamente. |
A arte grega helenista possuía em sua expressão escultórica cânones estabelecidos, segundo historiadores, por Policleto. Tais princípios canônicos eram referentes à (ao):
a)
Composição e Proporção. |
b)
Simetria e organicidade. |
c)
Anatomia e ergonomia. |
d)
Naturalismo e funcionalismo. |
A primeira metade do século 20, na educação artística brasileira, as disciplinas como Desenho, Trabalhos Manuais, Música e Canto Orfeônico serviam de programas para as escolas primárias e secundárias. O método adotado por tais disciplinas era:
a)
De reprodução de modelo, ligados aos padrões estéticos e seu domínio técnico. |
b)
Elaborar uma prática que se preocupava em colocar a arte como um instrumento técnico. |
c)
Questionar as necessidades e usos da arte tradicional, atribuindo novos valores aos processos vigentes. |
d)
Tornar as disciplinas focadas na função lúdica e prática da arte, em detrimento das funções tradicionais. |
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.