Está clara e correta a redação deste livre comentário sobre o texto ou sobre seu autor:
a)
Baseado em crônicas sobre relacionamentos amorosos escritas por Luis Fernando Veríssimo (e adaptadas pela primeira vez para a televisão), Amor Veríssimo narra histórias de amor em diferentes idades e situações. A série é uma produção da Conspiração. |
b)
Luis Fernando Veríssimo (1936) é um escritor brasileiro. Famoso por suas crônicas e contos de humor, é também jornalista, tradutor, roteirista de programas para televisão e músico. É filho do escritor Érico Veríssimo. |
c)
No maior acervo de livros do Brasil, cujas as mais variadas edições, novas, seminovas e usadas são encontradas pelo menor preço, você pode encontrar também Amor Veríssimo, de Luis Fernando Veríssimo. |
d)
A sintaxe é uma questão de uso, não de princípios. Escrever bem é escrever claro não, necessariamente certo. Por exemplo: dizer “escrever claro” não é certo, mas é claro, certo? |
e)
Nas cinquenta crônicas reunidas em Amor Veríssimo o amor aparece em todas as suas variantes: o primeiro amor, o amor à primeira vista, o amor platônico, o amor carnal... |
Na frase “E não era assim, como a São Silvestre, em que já se conhece antes os prováveis vencedores.", é correto afirmar que:
a)
o sujeito da oração principal é o mesmo da oração subordinada. |
b)
ocorre com a partícula se um caso de indeterminação do sujeito. |
c)
a construção verbal “se conhece" é um exemplo de voz passiva. |
d)
o termo “prováveis vencedores" deveria levar o verbo para o plural. |
e)
a partícula se tem a mesma função que em "E se tudo o mais falhar...". |
Considerando-se as regras da acentuação gráfica, assinale a alternativa que traz uma palavra cujo emprego do acento gráfico é equivalente ao da palavra férteis.
a) eliminatória.
|
b) fórmula.
|
c) sêmen.
|
d) óvulo.
|
e) você.
|
Aplicando a regência verbal segundo a norma padrão escrita não-literária, o enunciado considerado tão correto quanto “Só os campeões, competindo por dinheiro, sucesso e posição no mundo," é:
a)
Só os campeões, visando o dinheiro, sucesso e posição no mundo. |
b)
Só os campeões, aspirando dinheiro, sucesso e posição no mundo. |
c)
Só os campeões, aspirando a dinheiro, sucesso e posição no mundo. |
d)
Só os campeões, obedecendo o dinheiro, sucesso e posição no mundo. |
e)
Só os campeões, que respondem o dinheiro, sucesso e posição no mundo. |
Da oração “você já tem uma história de boa sorte.”, podemos substituir o sujeito sem contrariar a norma padrão quando adotamos a concordância verbal somente aceitável em:
a)
Você e ele já tem uma história de boa sorte. |
b)
Muitos de vocês já tem uma história de boa sorte. |
c)
Mais de um candidato já têm história de boa sorte. |
d)
A humanidade toda já têm uma história de boa sorte. |
e)
A maior parte de vocês já tem uma história de boa sorte. |
Pode-se afirmar que a primeira estrofe é um período composto com:
a)
três verbos. |
b)
três locuções verbais. |
c)
um verbo e uma locução verbal. |
d)
dois verbos e uma locução verbal. |
e)
dois verbos e duas locuções verbais. |
Nos versos “Sou eu que vou seguir você / Do primeiro rabisco até o be-a-bá", os termos em negrito são, respectivamente:
a)
aposto e vocativo. |
b)
sujeito e objeto direto. |
c)
predicativo e objeto direto. |
d)
predicativo e objeto indireto. |
e)
sujeito e complemento nominal. |
Em “Não me esqueça num canto qualquer.“ o termo em destaque tem a mesma função do destacado em:
a)
O que está escrito em mim |
b)
Se seu pranto molhar meu papel. |
c)
Serei sempre seu confidente fiel, |
d)
Seus problemas ajudar a resolver. |
e)
Só peço a você um favor, se puder: |
No verso “A vida segue sempre em frente” temos uma oração com verbo:
a)
de ligação. |
b)
intransitivo. |
c)
Bitransitivo. |
d)
transitivo direto. |
e)
transitivo indireto. |
Pode-se afirmar que essa letra de música é um poema narrativo:
a)
considerado lírico e moderno, que não apresenta rimas. |
b)
com narrador-observador de um romance que não se concretiza. |
c)
com um narrador que não participa da vida da personagem descrita. |
d)
em terceira pessoa, com narrador que observa fases da vida de uma mulher. |
e)
em primeira pessoa, com eu lírico que se dirige a um interlocutor do gênero feminino. |
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.