O hardware de um computador realiza milhões de instruções por segundo, impactando um aumento de temperatura internamente na máquina. Qual é o dispositivo que auxilia a manter a temperatura estável?
a) Estabilizador.
|
b) Dissipador.
|
c) Barramento.
|
d) Periférico.
|
Considerando as especificidades da história do rádio no Brasil, é importante destacar que, desde sua implantação, esse veículo
a) teve pouca importância política e cultural e, a partir de suas primeiras transmissões, assumiu um papel secundário em relação a outros meios de comunicação.
|
b) conquistou importância política significativa para o getulismo e para a implantação da proposta trabalhista populista que marca esse período.
|
c) apresentou crescimento como veículo voltado para educação, conforme a proposta do pioneiro Roquette Pinto, sem seduzir as classes populares.
|
d) foi um veículo destinado à programação cultural elitizada, tornando-se popular com a chegada da Internet e das transmissões digitais no final do século XX.
|
Atualmente, a transmissão de rádio ocorre pela Internet e por outros meios digitais, mas a recepção e transmissão feitas por antenas ainda são importantes para a maioria dos ouvintes. Essa transmissão acontece através de
a) micro-ondas, que atravessam o espaço sólido, reproduzindo raios ultravioletas ultrassensíveis.
|
b) ondas de raios infravermelhos, que captam a energia cinética detectável pela visão humana.
|
c) radiação eletroestática com comprimento de onda menor e frequência maior.
|
d) ondas eletromagnéticas hertzianas, que englobam também os raios da TV.
|
A programação de uma emissora de rádio tende a incluir música, notícias e programas de comentários e análise. A fim de facilitar para os produtores, esse material é organizado por gênero. Esta expressão vem do latim genus/generis (família, espécie) e, para os veículos de comunicação, representa uma
a) promessa de conteúdo, um acordo pelo qual emissor e receptor reconhecem que se comunicam e o fazem por razões compartilhadas e por uma estratégia de comunicabilidade.
|
b) estratégia de produção para descansar ou promover o rodízio dos equipamentos técnicos, evitando-se que o seu uso continuado provoque desgastes desnecessários na veiculação por micro-ondas.
|
c) estratégia para evitar a fragmentação da programação e garantir que toda a família assista a uma única emissora e acompanhe um único programa ou mesmo uma única espécie de programa.
|
d) promessa de melhoria técnica com a inclusão de elementos sonoros que, destacando espécies e famílias sonoras mais avançadas, trazem melhor qualidade de som para os receptores.
|
Para os profissionais do rádio, vinhetas são
a) pequenos trechos sonoros, cantados ou falados, anunciando um programa, o nome da rádio ou até mesmo os patrocínios e anúncios de publicidade.
|
b) equipamentos de pequeno porte e portáteis utilizados para fazer sons específicos, como palmas, assovios, sons de trens e outros.
|
c) músicas clássicas regravadas ou reproduzidas por equipamentos eletrônicos e/ou digitais sem a intervenção de operador.
|
d) fluidos de coloração vinho específicos para equipamentos de rádio de alto custo e altíssima definição.
|
Existem frequências que podem ser ouvidas e outras que podem ser vistas. Nas transmissões de rádio FM, é utilizada a frequência
a) Ultra Hight Frequency ou Frequência Ultra Alta.
|
b) Super Hight Frequency ou Frequência Super Alta.
|
c) Very Hight Frequency ou Frequência Muito Alta.
|
d) Low Digital Frequency ou Baixa Frequência Digital.
|
Considerando as especificidades da transmissão de programas de rádio e dos equipamentos utilizados, o estúdio de uma emissora de rádio deve ser
a) instalado em um prédio alto, em geral o mais alto da região, de forma que os equipamentos fiquem fixamente próximos da antena de transmissão.
|
b) isolado acusticamente, geralmente com espuma, a fim de impedir a entrada de ruídos externos.
|
c) ampliado de forma acústica, em geral com saídas magnéticas para ondas sonoras captadas sem o auxílio técnico das antenas de transmissão.
|
d) instalado em um prédio térreo com saídas para fios de descarga elétrica capaz de isolar raios.
|
O eco é um fenômeno comum caracterizado pela distinção entre o som produzido por uma fonte e o som refletido por um obstáculo. Esse fenômeno, em estúdios de rádio e de televisão, é chamado de
a) difração.
|
b) refração.
|
c) interferência.
|
d) reflexão.
|
A implantação da televisão no Brasil
a) atendeu a uma demanda das camadas populares, que reivindicavam ver a imagem cinética dos grandes ídolos do rádio.
|
b) foi acessível apenas para as camadas elitizadas da população, pois ocorreu quando o rádio detinha grande audiência.
|
c) foi uma imposição do governo militar, que tinha planos para usar a televisão como veículo para mobilização de tropas na Amazônia.
|
d) aconteceu em função das redes norte-americanas, que implantaram fábricas de equipamentos digitais ede alta definição no Brasil.
|
O profissional de produção ou produtor tem como principais tarefas:
a) levantar o custo dos recursos e as possibilidades de divulgação de produtos no programa, determinar horários das reuniões com patrocinadores, documentar a reunião, definir a equipe que irá elaborar o roteiro, providenciar a autorização para veiculação das marcas, definir inserções, escolher os elementos plásticos dos produtos, além de elaborar as notas sobre os produtos a serem veiculados para o editor.
|
b) pesquisar as emissoras concorrentes, levantar as dificuldades para conquistar a audiência, determinar o público-alvo, conciliar horários de exibição para evitar essas concorrências, providenciar gráficos e exemplos de programas similares (explicitando horários e formatos que podem ser adaptados), além de elaborar as diretrizes para a produção e encaminhá-las para o diretor do programa.
|
c) marcar e conciliar horários dos ensaios, gravações, entrada da equipe, hora do almoço, descanso, levantamento e definição de locais, providenciar o transporte dos participantes e da equipe, conseguir autorizações dos participantes e locais, providenciar as fitas, anotar o conteúdo das fitas gravadas, preparar o material de edição (relatório de gravação, roteiro, decupagem) para o editor.
|
d) realizar pesquisas junto ao público, determinar a audiência provável para o programa, verificar as possibilidades de horário para a veiculação, definir a região para a sua exibição, elaborar adaptações para outras cidades da região, analisar as regiões com características ocupacionais similares, além de elaborar as planilhas com expectativas de audiência para o diretor do programa.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.