ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina IF-SP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo) - Pedagogo - IF-SP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo) - 2018

Pedagogia
1 -

Em uma reunião pedagógica, uma equipe de profissionais do IFSP está discutindo acerca da organização curricular dos cursos técnicos na forma integrada ao Ensino Médio.

Foram apresentados alguns princípios que podem ser orientadores para a organização de um currículo integrado, segundo as concepções de Araujo e Frigotto (2015), no artigo: “Práticas pedagógicas e ensino integrado". Assinale a assertiva que indica CORRETAMENTE estes princípios:

a) a competência, a transdisciplinaridade e o compromisso com a formação integral do aluno.
b) a investigação científica, a pluridisciplinaridade e o compromisso com o desenvolvimento do espírito científico e pensamento reflexivo.
c) a contextualização, a interdisciplinaridade e o compromisso com a transformação social.
d) a orientação para o trabalho, a multidisciplinaridade e o compromisso com a formação técnica e profissional.
2 -

João é discente em uma única instituição de ensino, onde realiza o Ensino Médio no período matutino e o Curso Técnico em Informática no período noturno, possuindo duas matrículas distintas. Nesse caso, considerando o disposto no artigo 4º, § 1º, inciso II, do Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004, o discente está realizando a educação profissional técnica de nível médio articulada na forma:

a) Subsequente
b) Integrada
c) Normal
d) Concomitante
3 -

Uma Pedagoga da Coordenadoria Sociopedagógica de um câmpus do IFSP está orientando um docente ingressante sobre os tipos de avaliações existentes.

Considerando o que dispõe a Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010, que define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, a avaliação no ambiente educacional compreende 3 (três) dimensões básicas. Faça a correspondência adequada das dimensões de avaliação com suas respectivas características:

1- avaliação da aprendizagem;

2- avaliação institucional;

3- avaliação de redes de Educação Básica.

( ) baseia-se na concepção de educação que norteia a relação professor-estudante-conhecimento-vida em movimento, devendo ser um ato reflexo de reconstrução da prática pedagógica avaliativa, premissa básica e fundamental para se questionar o educar, transformando a mudança em ato, acima de tudo, político;

( ) rever o conjunto de objetivos e metas a serem concretizados, mediante ação dos diversos segmentos da comunidade educativa, o que pressupõe delimitação de indicadores compatíveis com a missão da escola, além de clareza quanto ao que seja qualidade social da aprendizagem e da escola;

( ) os resultados dessa avaliação sinalizam para a sociedade se a escola apresenta qualidade suficiente para continuar funcionando como está;

( ) de caráter formativo predominando sobre o quantitativo e classificatório, adota uma estratégia de progresso individual e contínuo que favorece o crescimento do educando, preservando a qualidade necessária para a sua formação escolar.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) 1, 2, 3, 1
b) 1, 3, 2, 1
c) 2, 2, 3, 1
d) 1, 2, 1, 3
4 -

O Capítulo III, da Seção I, do Título VIII, da Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1988, trata, entre outras questões, da Educação em nosso país. Um dos princípios prevê que o ensino será ministrado com base no (a):

a) Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas exclusivamente na rede pública de ensino.
b) Gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais e em instituições educacionais mantidas por organizações sem fins lucrativos.
c) Valorização dos profissionais da educação escolar, garantidos, na forma da lei, planos de carreira, com ingresso preferencialmente por concurso público de provas e títulos, aos das redes públicas.
d) Gestão democrática do ensino público, na forma da lei.
5 -

Considerando-se a estrutura organizacional dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, criados conforme a Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, pode-se afirmar que:

a) Cada Instituto Federal é organizado em estrutura multicampi, com proposta orçamentária anual identificada para cada câmpus e a reitoria, incluindo-se pagamento de pessoal, seguridade social e benefícios aos servidores.
b) A administração dos Institutos Federais tem como órgão superior o Conselho Universitário, instância decisória subordinada ao Reitor.
c) Os Institutos Federais têm como órgão executivo a reitoria, composta por 1 (um) Reitor, 1 (um) Vice-Reitor e 8 (oito) Pró-Reitores.
d) Os Reitores são nomeados pelo Presidente da República, para mandato de 4 (quatro) anos, permitida uma recondução, após processo de consulta à comunidade escolar do respectivo Instituto Federal, atribuindo- se o peso de 1/3 (um terço) para manifestação do corpo docente, de 1/3 (um terço) para a manifestação dos servidores técnico-administrativos e de 1/3 (um terço) para a manifestação do corpo discente.
6 -

“Se a escola é o lugar da construção da autonomia e da cidadania, a avaliação dos processos, sejam eles das aprendizagens, da dinâmica escolar ou da própria instituição, não deve ficar sob a responsabilidade apenas de um ou de outro profissional, é uma responsabilidade tanto da coletividade, como de cada um, em particular". (FREITAS; FERNANDES, 2008, p. 18)

Com base nas concepções sobre o processo avaliativo, apresentadas pelos autores, considere:

I- A avaliação é uma atividade que envolve legitimidade técnica e legitimidade política na sua realização.

II- A avaliação formativa é aquela que orienta os estudantes para a realização de seus trabalhos e de suas aprendizagens, ajudando-os a localizar suas dificuldades e suas potencialidades, redirecionando-os em seus percursos.

III- Do ponto de vista educacional, avaliar a aprendizagem dos estudantes perpassa, necessariamente, pela atribuição de uma nota ou conceito sobre o conhecimento adquirido.

IV- A avaliação da aprendizagem, da instituição e do sistema escolar tem o protagonismo central do professor, do coletivo de profissionais e do poder público, respectivamente. Esses três níveis de avaliação apresentam sua autonomia e são independentes entre si.

Estão INCORRETAS as afirmações:

a) I e II, apenas.
b) I e IV, apenas.
c) II e III, apenas.
d) III e IV, apenas.
7 -

Considere o trecho abaixo, extraído do livro “Educação escolar: políticas, estrutura e organização" (LIBÂNEO, José Carlos, OLIVEIRA João Ferreira e TOSCHI, Mirza Seabra. 10ª. ed. São Paulo: Cortez, 2012):

“No âmbito dos sistemas de ensino e das escolas, procura-se reproduzir a lógica da competição e as regras do mercado, com a formação de um mercado educacional. Busca-se a eficiência pedagógica por meio da instalação de uma pedagogia da concorrência, da eficiência e dos resultados (da produtividade)". (LIBÂNEO; OLIVEIRA; TOSCHI, 2012, p. 126)

Dentre as informações apresentadas abaixo, assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE um dos elementos conforme é defendido pelos autores. “Essa pedagogia tem sido levada a efeito, em geral, mediante":

a)

a adoção de mecanismos de engessamento e padronização dos sistemas de ensino e escolas.

b)

a atenção à eficácia, à qualidade, ao desempenho, às necessidades diversas de aprendizagem, à criação de indicadores de aferição da prática educativa, ao plano de carreira e à competitividade.

c)

a avaliação constante dos resultados (do desempenho) obtidos pelos alunos, resultados esses que comprovam a atuação eficaz e de qualidade do trabalho desenvolvido na escola.

d)

a criação de condições que privilegiam a competitividade entre escolas, públicas ou privadas, encorajando os pais a participar da vida escolar, influenciando inclusive na gestão dessas instituições, que se tornam mais democráticas, porém subordinadas aos ditames do mercado.

8 -

Considerando-se a Resolução nº 26, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, de 05 de abril de 2016. De acordo com o Art. 2º da referida resolução, um câmpus do IFSP tem como uma de suas finalidades e características:

a) Ofertar educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades, formando e qualificando cidadãos com vistas à atuação profissional na indústria, com ênfase no desenvolvimento fabril nacional.
b) Promover a integração e a verticalização da educação básica à educação profissional e educação superior, otimizando a infraestrutura física, os quadros de pessoal e os recursos de gestão.
c) Orientar sua oferta formativa em benefício da consolidação e fortalecimento da política e economia locais, com base no mapeamento das estruturas organizacionais privadas, no âmbito de atuação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.
d) Estimular a pesquisa, a extensão, a produção tecnológica, o empreendedorismo e a busca de recursos orçamentários junto aos arranjos produtivos locais.
9 -

Segundo Veiga (2011), no que se refere ao Projeto Político-Pedagógico, é correto afirmar que:

I - É um agrupamento de planos de ensino e de atividades diversas voltadas para os estudantes.

II- É construído e vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos com o processo educativo da escola.

III- Tem o professor como protagonista de sua construção, uma vez que ele é o responsável pelo processo de ensino-aprendizagem dos estudantes.

IV- Busca a organização do trabalho pedagógico da escola na sua globalidade.

Estão CORRETAS as afirmativas:

a) I e IV
b) II e IV
c) II, III e IV
d) I, II, III e IV
10 -

Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, considere as seguintes afirmações e assinale a alternativa INCORRETA:

a) A Educação Profissional Técnica de Nível Médio é desenvolvida nas formas articulada e subsequente ao Ensino Médio, podendo a primeira ser integrada ou concomitante a essa etapa da Educação Básica.
b) A Educação Profissional Técnica de Nível Médio possibilita a avaliação, o reconhecimento e a certificação para prosseguimento ou conclusão de estudos.
c) Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio têm por finalidade proporcionar ao estudante conhecimentos, saberes e competências profissionais, prioritariamente para o exercício profissional.
d) A Educação Profissional Técnica de Nível Médio, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, articula-se com o Ensino Médio e suas diferentes modalidades, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA), e com as dimensões do trabalho, da tecnologia, da ciência e da cultura.

« anterior 1 2 3 4 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.