Atenção: A questão de refere-se ao texto seguinte.
De acordo com o texto,
a) angústia e sedução se opõem no processo de conquista amorosa, salvo em casos como o descrito no texto, em que se ama ou admira por razões equivocadas.
|
b) sentir-se amado a partir de uma falsa imagem nutrida pelo outro corresponde a vender uma sensualidade banal.
|
c) reconhecer-se na imagem que o apaixonado nutre, imbuído de fantasia, é o princípio do mal-entendido mais corriqueiro em relacionamentos.
|
d) o amor que ocorre pelas razões erradas é correlato da amplificação expressa no segundo parágrafo com os termos “vibrava, “delirava”, “ululava”.
|
e) a ausência de objetividade é fator decisivo nas relações amorosas e, por extensão, na definição do gosto musical, como prova o sentimentalismo da música de Maria Gadú para sua avó.
|
A autora, no terceiro parágrafo,
a) após relatar sua surpresa, questiona o sucesso injustificado de Maria Gadú, atribuído à valorização de questões alheias a sua música, como sua relação com as religiões de matriz africana.
|
b) após uma oposição inicial, retoma o primeiro parágrafo do texto e lança questionamentos cuja resposta é aventada no último parágrafo.
|
c) ao apresentar questões sobre o que vem ocorrendo na carreira de Maria Gadú, lança um olhar de descrédito às músicas de sucesso, cuja fama ilustra apenas um momento passageiro, semelhante ao da paixão.
|
d)
com a expressão pop star, adverte a cantora, em razão de seu sucesso imediato, por fazer concessões ao gosto popular, deixando-se levar por uma carreira vertiginosa, mas sem futuro promissor. |
e) com um olhar surpreso e, ao mesmo tempo, desconfiado, procura esclarecer, com perguntas retóricas, o verdadeiro caráter da música de Maria Gadú, ainda incompreendido por seus fãs, como ocorre até hoje com Gilberto Gil.
|
o espelho do olhar do outro te devolve uma imagem que parece sua, mas na qual você não se reconhece. (1º parágrafo)
Para manter a uniformidade de tratamento do interlocutor, com a regência correta, o pronome sublinhado acima deve ser alterado para:
a) a si
|
b) a ele
|
c) o
|
d) a
|
e) lhe
|
O que é mais difícil de enfrentar, na vida artística: a resistência do público para quem sua obra se dirige ou a fama vertiginosa que alavanca (ops) a carreira de alguns artistas iniciantes para o topo do mercado em algumas semanas? (3º parágrafo)
Considere as afirmações a seguir, a respeito do período acima.
I. A vírgula imediatamente após enfrentar pode ser suprimida sem prejuízo para a correção e o sentido da frase.
II. Acrescentando-se uma vírgula imediatamente após público, o período permanece correto, mas o público em questão passa a ter caráter mais abrangente.
III. Pode-se acrescentar uma vírgula após dirige, sem prejuízo da correção e do sentido da frase, uma vez que “ou" é conjunção alternativa.
Está correto o que se afirma em
a) II e III, apenas.
|
b) I, II e III.
|
c) I e III, apenas.
|
d) I, apenas.
|
e) II, apenas.
|
Considerado o contexto, é correto afirmar:
a)
No segmento Sentir-se amado por qualidades que o outro imagina, mas não têm nada a ver com você (1º parágrafo), pode-se se acrescentar o pronome “que", a retomar “qualidades", imediatamente após o termo sublinhado, sem alteração do sentido e da correção. |
b)
Em A energia com que aplaudiam (2º parágrafo), o termo sublinhado pode ser substituído por “produziam", sem prejuízo para a correção da frase. |
c)
O segmento que nome para um teatro, caramba! (2º parágrafo) expressa uma surpresa positiva que enaltece a escolha do nome “Credicard Hall". |
d)
Em Como outro grande compositor negro (último parágrafo), o elemento sublinhado pode ser substituído por “Conforme", sem alteração do sentido. |
e)
O segmento parecia não se reconhecer (2º parágrafo) pode ser corretamente substituído por “parecia que não se reconhecesse". |
O público ululava desde os primeiros acordes de cada canção, que todos sabiam de cor, mas não conseguiam escutar. A energia com que aplaudiam mais parecia uma fúria, que a timidez da artista só fazia excitar mais e mais. (2º parágrafo)
Os termos sublinhados acima referem-se, respectivamente, a:
a) público − canção − fúria
|
b) canção − energia − fúria
|
c) acordes − público − energia
|
d) canção − canção − fúria
|
e) público − público – energia
|
A correta alteração da voz do verbo sublinhado encontra-se entre parênteses em:
a)
Levante a mão quem nunca teve o azar... (Levante-se) |
b)
...alguém que não vendesse sensualidade... (fosse vendida) |
c)
...na imagem banal de pop star que lhe oferecem? (são oferecidas) |
d)
...um público que talvez esteja apaixonado por ela... (se apaixonem) |
e)
....a resistência do público para quem sua obra se dirige... (é dirigido) |
Sua intuição musical parece capaz de levá-la muito além da próxima esquina, e a sutil entonação dolorida na voz talvez não permita que ela vire uma espécie de Ivete Sangalo paulistana. (último parágrafo)
Alterando-se tão somente o tempo, e não o modo, dos verbos da frase acima, está correta a redação que se encontra em:
a) Sua intuição musical teria parecido capaz de levá-la muito além da próxima esquina, e a sutil entonação dolorida na voz talvez não teria permitido que ela houvesse virado uma espécie de Ivete Sangalo paulistana.
|
b) Sua intuição musical parecerá capaz de levá-la muito além da próxima esquina, e a sutil entonação dolorida na voz talvez não permitirá que ela vire uma espécie de Ivete Sangalo paulistana.
|
c) Sua intuição musical parecesse capaz de levá-la muito além da próxima esquina, e a sutil entonação dolorida na voz talvez não permitisse que ela virasse uma espécie de Ivete Sangalo paulistana.
|
d) Sua intuição musical tinha parecido capaz de levá-la muito além da próxima esquina, e a sutil entonação dolorida na voz talvez não permitiu que ela virasse uma espécie de Ivete Sangalo paulistana.
|
e) Sua intuição musical parecia capaz de levá-la muito além da próxima esquina, e a sutil entonação dolorida na voz talvez não permitisse que ela virasse uma espécie de Ivete Sangalo paulistana.
|
Expressa noção de finalidade o termo sublinhado em:
a)
alavanca (ops) a carreira de alguns artistas iniciantes para o topo do mercado |
b)
não conseguir puxar a cantora para o terreno familiar |
c)
de onde não desceu para rebolar nenhuma vez |
d)
pede para a avó, contando com a ajuda dos orixás |
e)
a resistência do público para quem sua obra se dirige |
A flexão do verbo em destaque deve-se ao elemento sublinhado em:
a)
uma experiência musical autêntica, promovida por alguém que não vendesse sensualidade barata |
b)
qualidades que o outro imagina, mas não têm nada a ver com você |
c)
ou a fama vertiginosa que alavanca (ops) a carreira |
d)
Quem sabe a forte conexão com sua origem a proteja |
e)
encontros que se dão na base do puro mal-entendido |
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.