Atenção: Leia o texto abaixo para responder à questão.
Considere as afirmações abaixo.
I. Identifica-se noção de finalidade na oração que inicia o 3º parágrafo.
II. No 10º parágrafo, o autor, ao avaliar os contos do escritor Rodrigo Lacerda, aponta para o fato de que, embora representem com maestria certas questões estritamente nacionais, furtam-se a abordar questões universais, concernentes à condição humana.
III. Depreende-se do texto que o conto, gênero instaurado no país pelo escritor Machado de Assis, é mais fácil de ser elaborado do que o romance devido à sua curta extensão.
Está correto o que se afirma APENAS em
a) I.
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b) II e III.
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c) I e III.
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d) II.
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e) I e II.
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Atenção: Leia o texto abaixo para responder à questão.
Ao se transpor a frase Nunca me senti tão só, querida, como na tua companhia (3º parágrafo) para o discurso indireto, o trecho sublinhado assumirá a seguinte forma:
a) se sentiria
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b) sentiu-se
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c) se sentira
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d) estaria sentindo-me
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e) estava se sentindo
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Atenção: Leia o texto abaixo para responder à questão.
Considerando-se o contexto, está correto o que se afirma em:
a)
Os termos sublinhados em que quebram qualquer preconceito eventual que se tenha contra o gênero (6º parágrafo) constituem, respectivamente, um pronome e uma conjunção que introduz oração com função de predicativo. |
b) Eliminando-se o verbo “tentar” da frase Já se tentou explicar em fórmulas narrativas a diferença entre um conto, uma novela e um romance..., sem que nenhuma outra modificação seja feita, o verbo “explicar” deve assumir a seguinte forma: explicaram.
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c) No segmento Desde Machado de Assis, que colocou o gênero entre nós num patamar muito alto..., o pronome “que” pode ser substituído por “onde”.
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d) Uma redação alternativa gramaticalmente correta para a frase Temos aí dois personagens, um diálogo implícito e uma intriga tensa..., na qual se eliminam traços de informalidade, é: Na obra, apresenta-se dois personagens, um diálogo implícito e uma intriga tensa...
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e)
Sem prejuízo do sentido original, a expressão “que nem", no segmento que nem o marido da minha professora (8º parágrafo), pode ser substituída por “como". |
Atenção: Leia o texto abaixo para responder à questão.
O segmento sublinhado em Para mim, é mais fácil escrever um romance de 200 páginas... (1º parágrafo) exerce a mesma função sintática do segmento sublinhado em:
a)
... o leitor, que não precisa de teoria, sabe exatamente... |
b)
... acabo de ler dois ótimos livros de contos... |
c)
O atávico país rural (...) explode em todos os poros da cidade moderna. |
d)
... “é tudo uma engrenagem muito maior". |
e)
Essa é uma questão comercial... |
Atenção: Leia o texto abaixo para responder à questão.
Ao se modificar a pontuação do texto, a frase que permanece correta, mantendo-se, em linhas gerais, o sentido original, está em:
a) Os contos [...] formam uma espécie de painel do "Brasil profundo"; a gigantesca classe média pobre que, luta para sobreviver, espremida em todo canto do país, entre os sonhos e a violência.
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b) ... por ser um gênero curto, o conto é: também, por parecer fácil, uma perigosa porta aberta, em que cabe tudo, de cambulhada.
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c) Desde Machado de Assis, que colocou o gênero entre nós num patamar muito alto, já no seu primeiro instante a aparente facilidade do conto, vem destroçando vocações.
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d) Já se tentou explicar, em fórmulas narrativas, a diferença entre um conto, uma novela e um romance...
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e) O atávico, país rural, com o seu inesgotável atraso explode, em todos os poros, da cidade moderna.
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Atenção: Leia o texto abaixo para responder à questão.
Está gramaticalmente correta a redação do seguinte comentário:
a) Tezza, autor que confessa ter inveja dos bons contistas, consideram romances de 200 páginas mais fáceis de serem escritos do que um conto de duas.
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b) Por se deixarem influenciar pela ideia de que os leitores não apreciam tal gênero, vê-se editores que não se interessam em publicar contos.
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c) O critério do tamanho prossegue invencível para o leitor que, alheio à fórmulas narrativas, sabe se tratar de um conto a obra de breve leitura.
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d) De apenas uma frase, o conto de Dalton Trevisan, foi arbitrariamente escolhido por Tezza como ponto de partida para determinar certas características que um conto deveria apresentar.
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e)
Após a publicação de Flores Artificiais, Luiz Ruffato consagrou-se como um notável autor de contos, fenômeno que se repetiu com o lançamento de A Cidade Dorme. |
Atenção: Leia a fábula "O leão, a raposa e a corça", do escritor grego Esopo, para responder à questão.
Depreende-se da leitura da fábula a seguinte moral:
a) Aqueles que costuram maquinações contra os vizinhos são eles próprios os primeiros a cair em desgraça.
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b) O amor pelas honrarias turva a mente das pessoas, levando-as a subestimarem as consequências dos perigos.
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c) Aqueles que se fiam no próximo sem mais nem menos aceitam abrir mão de seus privilégios específicos e, depois, se tornam presas fáceis daqueles que anteriormente os temiam.
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d) Aqueles que gostam de lutar contra superiores tornam-se vítimas do fracasso e também de zombarias.
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e) Uma pessoa que se entrega à cobiça e comete injustiça contra os mais fracos, quando menos espera, lança-se contra um mais forte e, então, pagará também os males que praticou anteriormente.
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Atenção: Leia a fábula "O leão, a raposa e a corça", do escritor grego Esopo, para responder à questão.
Ao se transpor para o discurso direto o trecho ela perguntou se tinham visto uma corça sangrando, a locução verbal “tinha visto" assume a seguinte forma:
a) viram.
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b) veem.
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c) veriam.
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d) viam.
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e) vissem.
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Atenção: Leia a fábula "O leão, a raposa e a corça", do escritor grego Esopo, para responder à questão.
A raposa a encontrou esbaforida e parou diante dela com a maior cara de pau. Indignada, a corça arrepiou o pelo e disse:
“Nunca mais você me pega, sua peste! E se chegar perto de mim, não sairá viva! Vá raposinhar com outros, inexperientes, estimulando-os a se tornarem reis!" (3º parágrafo)
No trecho transcrito, os termos destacados constituem, respectivamente,
a)
pronome − pronome − artigo e artigo. |
b)
artigo − artigo − pronome e artigo. |
c)
pronome − artigo − pronome e preposição. |
d)
preposição − artigo − pronome e preposição. |
e)
artigo − pronome − artigo e preposição. |
Atenção: Leia a fábula "O leão, a raposa e a corça", do escritor grego Esopo, para responder à questão.
Verifica-se o emprego de vírgula para indicar elipse do verbo no seguinte trecho:
a) “O javali é sem juízo”, afirmava ele, “o urso, balofo”...
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b) Com essas palavras, a corça ficou toda cheia de si e foi à caverna, ignorando o que ia acontecer.
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c) Você sabe que o leão, nosso rei, é meu vizinho.
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d) “Contudo, vou lhe dar esse apoio”, disse a raposa.
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e) Mas venha, não se deixe sugestionar por nada, comporte-se como um cordeiro.
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