1 Inovar é recriar de modo a agregar valor e incrementar
2 a eficiência, a produtividade e a competitividade nos processos
3 gerenciais e nos produtos e serviços das organizações. Ou seja,
4 é o fermento do crescimento econômico e social de um país.
5 Para isso, é preciso criatividade, capacidade de inventar e
6 coragem para sair dos esquemas tradicionais. Inovador é o
7 indivíduo que procura respostas originais e pertinentes em
8 situações com as quais ele se defronta. É preciso uma atitude
9 de abertura para as coisas novas, pois a novidade é catastrófica
10 para os mais céticos. Pode-se dizer que o caminho da inovação
11 é um percurso de difícil travessia para a maioria das
12 instituições. Inovar significa transformar os pontos frágeis de
13 um empreendimento em uma realidade duradoura e lucrativa.
14 A inovação estimula a comercialização de produtos ou serviços
15 e também permite avanços importantes para toda a sociedade.
16 Porém, a inovação é verdadeira somente quando está
17 fundamentada no conhecimento. A capacidade de inovação
18 depende da pesquisa, da geração de conhecimento.
19 É necessário investir em pesquisa para devolver resultados
20 satisfatórios à sociedade. No entanto, os resultados desse tipo
21 de investimento não são necessariamente recursos financeiros
22 ou valores econômicos, podem ser também a qualidade de vida
23 com justiça social.
Luís Afonso Bermúdez. O fermento tecnológico. In: Darcy.
Revista de jornalismo científico e cultural da Universidade de
Brasília, novembro e dezembro de 2009, p. 37 (com adaptações).
Considerando a organização das ideias e estruturas linguísticas do texto, julgue o(s) seguinte(s) item(ns):
Na linha 8, o segmento "as quais" remete a "situações" e, por isso, admite a substituição pelo pronome que; no entanto, nesse contexto, tal substituição provocaria ambiguidade.
Certa. |
Errada. |
O período sintático iniciado por "Inovar significa" (L.12) estabelece, com o período anterior, relação semântica que admite ser explicitada pela expressão Por conseguinte, escrevendo-se: Por conseguinte, inovar significa (...).
Certa. |
Errada. |
Subentende-se da argumentação do texto que o pronome demonstrativo, no trecho "desse tipo de investimento" (L.20-21), refere-se à ideia de "fermento do crescimento econômico e social de um país" (L.4).
Certa. |
Errada. |
A forma verbal "é" (L.4) está flexionada no singular porque, na oração em que ocorre, subentende-se "Inovar" (L.1) como sujeito.
Certa. |
Errada. |
1 Nós, seres humanos, somos seres sociais: vivemos
2 nosso cotidiano em contínua imbricação com o ser de outros.
3 Isso, em geral, admitimos sem reservas. Ao mesmo tempo,
4 seres humanos, somos indivíduos: vivemos nosso ser cotidiano
5 como um contínuo devir de experiências individuais
6 intransferíveis. Isso admitimos como algo indubitável. Ser
7 social e ser individual parecem condições contraditórias da
8 existência. De fato, boa parte da história política, econômica e
9 cultural da humanidade, particularmente durante os últimos
10 duzentos anos no ocidente, tem a ver com esse dilema. Assim,
11 distintas teorias políticas e econômicas, fundadas em diferentes
12 ideologias do humano, enfatizam um aspecto ou outro dessa
13 dualidade, seja reclamando uma subordinação dos interesses
14 individuais aos interesses sociais, ou, ao contrário, afastando o
15 ser humano da unidade de sua experiência cotidiana. Além
16 disso, cada uma das ideologias em que se fundamentam essas
17 teorias políticas e econômicas constitui uma visão dos
18 fenômenos sociais e individuais que pretende firmar-se em uma
19 descrição verdadeira da natureza biológica, psicológica ou
20 espiritual do humano.
Humberto Maturana. Biologia do fenômeno social: a
ontologia da realidade. Miriam Graciano (Trad.). Belo
Horizonte: UFMG, 2002, p. 195 (com adaptações).
A respeito da organização das estruturas linguísticas e das ideias do texto, julgue o(s) item(ns) a seguir:
Depreende-se do texto que as "condições contraditórias" mencionadas na linha 7 decorrem da dificuldade que o ser humano tem em admitir que suas experiências são intransferíveis porque surgem de "um contínuo devir" (L.5).
Certa. |
Errada. |
Nas relações de coesão do texto, as expressões "esse dilema" (L.10) e "dessa dualidade" (L.12-13) remetem à condição do ser humano: unitário em "sua experiência cotidiana" (L.15), mas imbricado "com o ser de outros" (L.2).
Certa. |
Errada. |
Na linha 16, na concordância com "cada uma das ideologias", a flexão de plural em "fundamentam" reforça a ideia de pluralidade de "ideologias"; mas estaria gramaticalmente correto e textualmente coerente enfatizar "cada uma", empregando-se o referido verbo no singular.
Certa. |
Errada. |
A inserção de termo como antes de “seres humanos” (L.4) preservaria a coerência entre os argumentos bem como a correção gramatical do texto.
Certa. |
Errada. |
Na linha 4, o sinal de dois-pontos tem a função de introduzir uma explicação para as orações anteriores; por isso, em seu lugar, poderia ser escrito porque, sem prejuízo para a correção gramatical do texto ou para sua coerência.
Certa. |
Errada. |
1 As diferenças de classes vão ser estabelecidas em dois
2 níveis polares: classe privilegiada e classe não privilegiada.
3 Nessa dicotomia, um leitor crítico vai perceber que se trata de
4 um corte epistemológico, na medida em que fica óbvio que
5 classificar por extremos não reflete a complexidade de classes
6 da sociedade brasileira, apesar de indicar os picos. Em cada um
7 dos polos, outras diferenças se fazem presentes, mas
8 preferimos alçar a dicotomia maior que tanto habita o mundo
9 das estatísticas quanto, e principalmente, o mundo do
10 imaginário social. Estudos a respeito de riqueza e pobreza ora
11 dão quitação a classes pela forma quantitativa da ordem do
12 ganho econômico, ora pelo grau de consumo na sociedade
13 capitalista, ora pela forma de apresentação em vestuário, ora
14 pela violência de quem não tem mais nada a perder e assim por
15 diante. O imaginário, em sua organização dinâmica e com sua
16 capacidade de produzir imagens simbólicas e estereótipos,
17 maneja representações que possibilitam pôr ordem no caos.
18 O imaginário, acionado pela imaginação individual, é
19 pluriespacial e, na interação social, constrói a memória, a
20 história museológica. Mesmo que possamos pensar que
21 estereótipos são resultado de matrizes, a cultura é dinâmica,
22 porquanto símbolos e estereótipos são olhados e
23 ressignificados em determinado instante social.
Dina Maria Martins Ferreira. Não pense, veja. São
Paulo: Fapesp&Annablume, p. 62 (com adaptações).
Com base na organização das ideias e nos aspectos gramaticais do texto, julgue o(s) item(ns) que se segue(m):
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