1 pensamento brasileiro vincula-se a elaborações que se dão num âmbito mais amplo, latino-americano. O primeiro locus importante onde se procura interpretar a relação 5 América Latina (CEPAL), criada pouco depois da Segunda Guerra Mundial, em 1947. É possível encontrar antecedentes a esse tipo de análise na teoria do imperialismo. No entanto, a ela- 10 com os países capitalistas avançados, interessando-se pelos países “atrasados” na medida em que desen- volvimentos ocorridos neles repercutissem para além deles. 15 leiro Caio Prado Jr., o trindadense Eric Williams e o argentino Sérgio Bagu, haviam chamado a atenção para a vinculação, desde a colônia, da sua região com o capitalismo mundial. Não chegaram, contudo, a desen- 20 Já no segundo pós-guerra, ganha impulso uma linha de reflexão que sublinha a diferença entre centro e periferia, ao mesmo tempo que enfatiza a ligação entre os dois polos. Na verdade, a maior parte das teorias sociais, 25 de forma ligada às condições particulares dos países desenvolvidos do Atlântico Norte, as tomava como tendo validade universal. Assim, o marxismo, a teoria da modernização e a economia neoclássica tendiam a 30 considerar que os mesmos caminhos seguidos pelas sociedades em que foram formulados teriam que ser trilhados pelo resto do mundo, “atrasado”.
(RICUPERO, Bernardo. “O lugar do centro e da periferia”. In: Agenda brasileira: temas de uma sociedade em mudança.
André Botelho e Lilia Moritz Schwarcz (orgs.). São Paulo: Companhia das Letras, 2011. p. 94)
No texto, o autor
a)
propõe a reformulação de dois conceitos importantes no pensamento brasileiro - o centro e a periferia -, tecendo reflexão que admite recuperar as apresentadas nas últimas décadas por teorias sociais, econômicas e políticas. |
b)
reconhece o pioneirismo da teoria do imperialismo no que se refere à análise do diálogo entre centro e periferia, identificando nela a desejável equanimidade no valor atribuído a cada um dos polos. |
c)
correlaciona a temática do centro à da periferia, e, construindo relação homóloga, obriga-se a estabelecer também correlação entre o pensamento brasileiro e o latino-americano. |
d)
está interessado em caracterizar o pensamento brasileiro no que se refere ao exame das relações entre centro e periferia, o que não o dispensou de citar linhas interpretativas do tema que se aproximam desse pensamento e as restrições que faz a elas. |
e)
historia cronologicamente o caminho percorrido pelo pensamento latino-americano desde o início das discussões sobre centro e periferia até o momento em que se fixa na determinação das diferenças entre os dois conceitos. |
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.