Guardião das florestas e dos animais, o Curupira é um pequeno ser com traços indígenas, cabelo de fogo e com os pés virados para trás, que possui o dom de ficar invisível.
Dizem que o Curupira é o protetor daqueles que sabem se relacionar com a natureza, utilizando-a apenas para a sua sobrevivência. Ou seja, tem a proteção do Curupira o homem que derruba árvores para construir sua casa e seus utensílios, ou ainda para fazer seu roçado, e caça apenas para alimentarse. Mas aqueles que derrubam a mata sem necessidade e os que caçam indiscriminadamente têm no Curupira um terrível inimigo e acabam caindo em suas armadilhas.
Para se vingar daqueles que destroem a floresta, o Curupira se transforma em caça − uma paca, uma onça ou qualquer outro bicho que atraia o caçador para o meio da mata, fazendoo perder a noção de seu rumo e ficar dando voltas, retornando sempre ao mesmo lugar. Outra forma de atingir os maus caçadores é fazer com que sua arma não funcione ou que eles sejam incapazes de acertar qualquer tipo de alvo, principalmente a caça.
Na realidade, a lenda do Curupira revela a relação de respeito pela vida que os índios brasileiros têm com a mata.
(Disponível em: <http://portalamazonia.globo.com/modelo_avulso.php?cfg=noticias&mdltpl=lendasam...>. Acesso em: 30/11/2009)
O segmento introduzido por Ou seja, no 2.º parágrafo:
a)
detalha a afirmativa feita na frase imediatamente anterior. |
b)
acrescenta uma ressalva importante ao que vem sendo exposto. |
c)
retifica a informação anterior, introduzindo nova ideia no contexto. |
d)
contraria o enunciado anterior, ao aproximar ideias opostas entre si. |
e)
introduz uma dúvida a respeito da veracidade da informação anterior. |
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.