Primeiras estórias é, certamente, o melhor livro para começar a entender Guimarães Rosa. Com uma variedade de temas e situações onde se encontram exemplares de vários tipos de conto − do fantástico ao anedótico, passando pelo psicológico, o autobiográfico e o satírico − Guimarães Rosa mantém seu estilo próprio com uma estrutura mais assimilável pelo leitor, em consequência do próprio gênero conto. O tratamento que é dado aos temas também é diversificado: ora patético, ora jocoso, ora sarcástico, lírico, erudito e popular.
A maioria dos contos desenrola-se numa região não especificada, mas reconhecível como a das obras anteriores, embora seu cenário seja apenas esboçado. E isso porque, como há um estilo Guimarães Rosa, há também um mundo, um universo Guimarães Rosa perfeitamente identificável, no sentido de que sua obra criou um âmbito próprio, um espaço geográfico e temporal que não se demarca por latitudes e longitudes, nem pelo calendário. É o espaço que circunscreve seus míticos personagens, e tão amplo como aquele outro, o mundo real, de cujos habitantes esses personagens são outras tantas facetas.
(Adaptado do texto de apresentação de Primeiras estórias,
de Guimarães Rosa, retirado da quarta capa da 26.ª edição
- Ed. Nova Fronteira)
O verbo empregado pelo autor do texto no singular e que poderia igualmente ter sido empregado no plural, mantidos o sentido e a correção da frase, está em:
a)
... um espaço geográfico e temporal que não se demarca por latitudes e longitudes ... |
b)
A maioria dos contos desenrola-se numa região não especificada ... |
c)
... sua obra criou um âmbito próprio, um espaço geográfico e temporal ... |
d)
... espaço que circunscreve seus míticos personagens ... |
e)
... há também um mundo, um universo Guimarães Rosa ... |
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.