De acordo com a Constituição Federal, ocorrerá a promoção de Juízes de entrância para entrância, alternadamente, por antiguidade e merecimento, atendidas as seguintes normas:
I. A promoção por merecimento pressupõe dois anos de exercício na respectiva entrância e integrar o Juiz a primeira quinta parte da lista de antigüidade desta, salvo se não houver com tais requisitos quem aceite o lugar vago.
II. Aferição do merecimento conforme o desempenho e pelos critérios objetivos de produtividade e presteza no exercício da jurisdição e pela frequência e aproveitamento em cursos oficiais ou reconhecidos de aperfeiçoamento.
III. Na apuração de antigüidade, o tribunal somente poderá recusar o Juiz mais antigo pelo voto fundamentado de dois terços de seus membros, conforme procedimento próprio, e assegurada ampla defesa, repetindo-se a votação até fixar-se a indicação.
IV. Não será promovido o Juiz que, injustificadamente, retiver autos em seu poder além do prazo legal, não podendo devolvê-los ao cartório sem o devido despacho ou decisão.
RESPONDA:
a)
Apenas as proposições I e II estão corretas. |
b)
Apenas as proposições III e IV estão corretas. |
c)
Apenas as proposições I e IV estão corretas. |
d)
Apenas as proposições II e III estão corretas. |
e)
Todas as proposições estão corretas. |
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.