Um produtor rural tem, em sua propriedade, uma pastagem de Tifton-85, implantada em solo argiloso, para o pastejo de bovinos leiteiros. O zootecnista contratado por ele recomendou a realização da análise de solo para determinação dos teores de fósforo ( P ) e potássio ( K ) dessa pastagem, pois ela não é adubada há três anos. Após a análise de solo, verificaram-se as seguintes quantidades: teor de P resina= 4 mg/ dm3, e K = 0,1 cmolc/dm3 . As Tabelas 1 e 2 mostram a classificação e as recomendações de fontes de nutrientes, de acordo com os teores.
Com base nas informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. Os teores de P e K do solo não estão adequados, sendo necessária a aplicação de fertilizantes para a correção do seu teor de nutrientes.
II. As quantidades de nutrientes recomendadas para aplicação no solo podem ser de 10-60-30 kg/ ha para N, P e K, respectivamente.
III. Com uma recomendação de 10-60-30 kg/ha de N, P e K, respectivamente, a quantidade a ser aplicada por hectare da fórmula 05-30-15 kg/ha será de 200 kg/ha.
IV. A fórmula comercial 10-20-20 kg/ha de N, P e K, respectivamente, é uma alternativa viável para esse solo, se aplicada na quantidade de 100 kg/ha.
É correto apenas o que se afirma em
a)
I e II. |
b)
I e IV. |
c)
III e IV. |
d)
I, II e III. |
e)
II, III e IV. |
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.