Um menino com 8 anos de idade foi levado pela mãe para uma Unidade Básica de Saúde (UBS), com queixa de sangramento gengival e ardência na língua. Na anamnese, foi relatado que o sangramento ocorre durante a escovação dos dentes, que, por isso, não tem sido realizada ultimamente. Quanto à ardência na língua, que iniciara há um mês, o menino relatou piora ao comer chocolate. Conforme relato da mãe, a criança consome muitos alimentos açucarados durante o dia. No prontuário da criança observaram-se as condições de obesidade e anemia. No exame intrabucal, foi observada erosão da ponta até a parte central do dorso da língua, além de grande quantidade de biofilme dental e sangramento gengival, várias lesões de cárie extensas e manchas brancas opacas na região cervical das faces vestibulares dos dentes.
Com relação ao caso apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. O sangramento está associado à gengivite pela presença de biofilme e à higiene bucal da criança.
II. A obesidade da criança e a presença de várias lesões de cárie extensas e de manchas brancas opacas nos dentes têm fatores de risco em comum, como o consumo excessivo de alimentos ricos em carboidratos.
III. A erosão na língua sugere relação com a anemia ferropriva, que pode resultar em perda das papilas filiformes.
IV. A erosão lingual está associada à diminuição excessiva de pH bucal, decorrente da fermentação de carboidratos pela microbiota residente.
É correto apenas o que se afirma em
a) I e II.
|
b) II e IV.
|
c) III e IV.
|
d) I, II e III.
|
e) I,III e IV.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.