Com base no texto e nos princípios da suinocultura, avalie as afirmações a seguir.
I. A ocorrência de doença respiratória de origem viral em suínos é monitorada por meio de levantamentos sorológicos; pelo isolamento do agente etiológico, quando possível; e por provas imuno-histoquímicas e de biologia molecular.
II. A disseminação e persistência das principais doenças respiratórias de origem infecciosa nos rebanhos suínos está relacionada diretamente ao elevado índice de inseminação artificial utilizada como técnica de reprodução na suinocultura brasileira.
III. A síndrome respiratória e reprodutiva dos suínos é uma doença viral que causa perdas econômicas especialmente em países da Europa, Ásia, América do Norte e Central. No Brasil, não há evidências dessa doença, sendo importante monitorar constantemente as populações de suínos para evitar a introdução e disseminação do vírus nos rebanhos nacionais.
IV. A pneumonia enzoótica, cujo agente principal é o Mycoplasma hyopneumoniae, introduz-se tipicamente em rebanhos suínos pela aquisição de animais portadores assintomáticos ou subclínicos. Uma vez no rebanho, os animais portadores podem transmitir a enfermidade aos demais animais por contato direto na granja, particularmente, entre fêmeas suínas infectadas e os seus descendentes.
É correto apenas o que se afirma em
a)
I e II. |
b)
II e III. |
c)
III e IV. |
d)
I,II e IV. |
e)
I, III e IV. |
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.