Em reunião de equipe de uma Estratégia de Saúde da Família (ESF), o Agente Comunitário de Saúde (ACS) apresentou o caso de um paciente com 50 anos de idade, com diagnóstico de diabetes melito e úlcera no pé esquerdo. Após avaliação médica, o paciente foi encaminhado ao serviço de referência em fisioterapia, com diagnóstico de pé diabético e úlcera de grau 1, de acordo com a classificação de Wagner, localizada na região plantar, abaixo do primeiro metatarso. A avaliação fisioterapêutica evidenciou anidrose distai, dor, perda de força muscular, ferida superficial com perda total da pele, sem sinais de infecção; a estesiometria identificou incapacidade de percepção do filamento de 10 g em quatro dos 10 pontos testados, o que sugere neuropatia sensitiva.
Com base nos resultados descritos, avalie as afirmações a seguir, com relação aos procedimentos fisioterapêuticos adequados para esse paciente.
I. O fisioterapeuta deve orientar a equipe de ESF para que o ACS acompanhe a família do paciente periodicamente, verificando se estão sendo observados os cuidados com higiene e com a inspeção dos pés do paciente, para detectar a presença de bolhas, cortes e arranhões.
II. A família e/ou o cuidador do paciente devem ser orientados a utilizar diariamente bolsa de água quente em região adjacente à úlcera, com os objetivos de analgesia e melhora do fluxo sanguíneo e da cicatrização.
III. Aplicar a laserterapia de baixa intensidade sobre a úlcera, com o objetivo de cicatrização, associado à cinesioterapia de extremidades.
É correto o que se afirma em
a)
I, apenas. |
b)
II, apenas. |
c)
I e III, apenas. |
d)
II e III, apenas. |
e)
I, II e III. |
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.