Um jovem com 19 anos de idade, vítima de acidente automobilístico, apresenta fratura da quinta e sexta vértebras cervicais e lesão medular em segmento C6 com classificação ASIA A. Durante assistência hospitalar, foi submetido a tratamento cirúrgico para fixação da coluna. Após 25 dias, recebeu alta e iniciou reabilitação ambulatorial, devido à tetraplegia.
Acerca do processo de reabilitação neurofuncional desse paciente, avalie as afirmações a seguir.
I. Na reabilitação neurofuncional, o tratamento deve contemplar o ortostatismo, para estimular os diversos sistemas fisiológicos, readaptar o organismo às condições antigravitacionais e manter a homeostasia.
II. A independência funcional é o objetivo do planejamento fisioterapêutico, sendo que a força muscular remanescente deve ser incentivada, observando-se os cuidados com a musculatura cervical, escapular e de ombro na fase inicial de tratamento.
III. Durante a fase de choque medular, o planejamento fisioterapêutico deve prever o exercício resistido dos músculos grande dorsal, serrátil anterior, peitoral maior e peitoral menor, para estimular o ato de se alimentar assistido por órteses.
É correto o que se afirma em
a) II, a penas.
|
b) III, apenas.
|
c) I e II, apenas.
|
d) I e III, apenas.
|
e) I, II e III.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.