Um homem com 56 anos de idade, com diagnóstico de Parkinson há 1 ano e meio, apresentou, na avaliação fisioterapêutica, grau 1 de acometimento pela escala de Hoehn e Yahr, com tremor de repouso na mão e no pé esquerdos nos momentos em que o paciente está nervoso ou cansado. O paciente relata que consegue realizar suas atividades cotidianas, não apresenta comprometimento axial, nem alterações musculoesqueléticas.
Considerando essa situação, avalie as afirmações a seguir, a respeito da conduta do fisioterapeuta.
I. O posicionamento do paciente no leito deve ser orientado a fim de reduzir a espasticidade provocada pela síndrome piramidal.
II. O paciente deve ser orientado a realizar rotação de tronco pela manhã, antes de se levantar, na posição sentada e, ao longo do dia, em pé, a fim de melhorar a mobilidade e prevenir a rigidez do tronco.
III. O paciente deve ser orientado sobre os sintomas comuns na evolução dessa doença, que são dismetria, tremor de movimento, disdiadococinesia e nistagmo.
IV. Devem ser oferecidas estratégias que envolvam ritmos e/ou música para que o paciente realize compasso rítmico, a fim de evitar episódios de congelamento.
É correto o que se afirma em
a)
I, apenas. |
b)
II e IV, apenas. |
c)
III e IV, apenas. |
d)
I, II e III, apenas. |
e)
I, II, III e IV. |
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.