O Brasil, um dos principais produtores agrícolas mundiais, apresenta elevado consumo de agrotóxicos. Dentre esses, destacam-se compostos organofosforados e carbamatos, inseticidas responsáveis por um grande número de intoxicações em áreas rurais.
Com relação a esses inseticidas, avalie as afirmações a seguir.
I. Os organofosforados ligam-se irreversivelmente à acetilcolinesterase, o que acarreta efeitos tóxicos anticolinérgicos.
II. A exposição ocupacional aos agrotóxicos pode ser monitorada pelo percentual de depressão da atividade enzimática da acetilcolinesterase eritrocitária ou colinesterase plasmática em comparação ao percentual apresentado no período pré-ocupacional.
III. A atividade da colinesterase plasmática é um indicador sensível de exposição aos carbamatos e organofosforados, com especificidade superior à enzima eritrocitária.
IV. O diagnóstico de intoxicação aguda de uma pessoa por organofosforados e carbamatos pode ser dado com base na sua história de exposição a esses compostos e na presença de manifestações muscarínicas e nicotínicas dos sistemas nervosos central e periférico, decorrentes do excesso de acetilcolina.
V. A toxicidade aos carbamatos é autolimitada, visto que a inibição da acetilcolinesterase é reversível; portanto, a utilidade diagnóstica da avaliação da atividade das colinesterases sanguíneas é menor nas intoxicações por carbamatos do que nas intoxicações por organofosforados.
É correto apenas o que se afirma em
a) II.
|
b) I e III.
|
c) I e IV.
|
d) III e V.
|
e) II,IV e V.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.