Sobre a linguagem egocêntrica nos intercâmbios verbais com o adulto e os intercâmbios entre crianças, analise o texto de Piaget. “Consideremos o caso paradoxal de Rob (faixa de três a quatro anos de idade). Essa criança apresenta uma linguagem sensivelmente menos egocêntrica com seus contemporâneos do que com o adulto: 46,3% contra 61,5%. Ora, Rob usa muito mal a língua alemã e tem muita dificuldade em se comunicar com os seus amiguinhos, enquanto fala francês com a Sra. Leuzinger (a observadora adulta). No entanto, quando se dirige aos seus iguais, sua linguagem é melhor adaptada aos outros do que quando emprega sua língua materna diante de adultos! Eis um novo indício em favor da nossa hipótese...” (Piaget, 1989, p. 47). A hipótese defendida por Piaget, neste estudo, é a de que:
a) o intercâmbio de pensamento entre crianças e adultos constitui um tipo de socialização nos mesmos moldes das relações com o adulto.
|
b) crianças entre três e quatro anos tendem a alternar a linguagem entre formal e informal, dependendo do período observado.
|
c) sonilóquio e linguagem socializadora são fenômenos que apresentam correlação moderada, embora a razão se apresente inversamente proporcional.
|
d) o intercâmbio de pensamento entre iguais constitui um tipo de socialização diverso das relações com o adulto.
|
e) a língua alemã é de difícil aquisição, tanto para as crianças nativas quanto para as crianças estrangeiras.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.