Até onde se sabe, os antigos gregos foram os autores das primeiras experiências de democracia que prosperaram, destacando-se, dentre essas, a da cidade-estado, de Atenas. Hoje, no entanto, fala-se em democracia a todo instante, dando por suposto que essa é a forma de governo mais “óbvia” e “normal”. Um princípio da democracia ateniense é:
a) isegoria: todos os cidadãos têm igual direito de manifestar sua opinião política para todos os outros; a palavra de dois homens temigual valor perante a sociedade; quando as opiniões divergem, é preciso que se discuta a questão; através do discurso, da fala, os cidadãos têm o direito de convencer os outros sobre seu ponto de vista.
|
b) isocracia: nenhum homem detém toda a verdade sobre as coisas; os homens não conseguem falar verdades, podem ter apenas opiniões (doxa); muitas vezes essas opiniões divergem quanto a problemas comuns.
|
c) persuasão: é o ideal da igualdade de acesso aos cargos políticos; todos os cidadãos atenienses têm o direito e o dever de participar na vida política da pólis; as decisões normalmente tomadas em conjunto respeitam a vontade da maioria, pois todos têm igual direito de voto.
|
d) isonomia: todos os que participam têm de pertencer à mesma raça, de modo a haver uma unidade étnica.
|
e) isomorfia: todos os homens estão sujeitos às mesmas leis e normas, ou seja, ninguém é “semideus”; são todos homens, e os homens devem ter os mesmos direitos e deveres na sociedade.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.