Assinale a opção que preenche a lacuna do texto de forma
que o torne coeso, coerente e gramaticalmente correto.
No final da década de 60 e início da década de 70 surgiram
modelos capazes de transportar até 400 passageiros, como
o Boeing 747, o Douglas DC-10, o Lockheed Tristar L-1011
─ todos norte-americanos ─ e mais recentemente o Airbus
(consórcio europeu), além do Douglas MD-11 e os Boeing 767
e 777 — também norte-americanos. ____________________
_________________________________________________
_________________________________________________
______________________________. Esse voo era efetuado
pela companhia aérea francesa Air France. A velocidade exigia
uma aerodinâmica compatível e por isso os aviões eram mais
estreitos. A Air France, a British Airways e a Aeroflot (russa)
operaram essas aeronaves. A rota mais badalada era Paris-
Nova Iorque, feita em apenas 4h30m. No final também houve
interesse dos sheiks árabes, e foram realizados alguns voos
para o oriente.
a) Os supersônicos comerciais, o Tupolev 144 e o Concorde iniciaram linhas regulares, tendo sido a primeira inaugurada em janeiro de 1976, cobrindo o percurso Rio de Janeiro - Paris em menos de sete horas, com uma escala em Dacar, para reabastecimento (em aviões comerciais regulares, o voo dura por volta de 11 horas, sem escalas).
|
b) No final do século XX, a Boeing (americana) e a Airbus (europeia) passaram a dominar o mercado mundial de grandes jatos. A Boeing incorporou a Douglas, a Lockheed passou a produzir apenas aviões militares e outras novas empresas chegaram ao mercado internacional com força, como a holandesa Fokker, a brasileira Embraer e a canadense Bombardier.
|
c) Portanto, a partir de 2009 começaram a voar comercialmente os gigantes Airbus A-380, de dois andares e capacidade para quase 500 passageiros, e o Boeing 747.8, seu concorrente (uma evolução do Boeing 747.400). Um Concorde da Air France acabou caindo em Paris após decolagem no Aeroporto Charles de Gaulle, e a empresa francesa acabou antecipando sua suspensão.
|
d) Destaque também para o Boeing 787 Dreamliner, que é feito com partes plásticas e novos produtos desenvolvidos pela NASA chamados "composites", que, segundo a fabricante norte-americana, trará maior durabilidade e diminuição de peso (com consequente menor consumo de combustíveis e aumento na capacidade para passageiros e cargas).
|
e) Em 1931, Wiley Post e Harold Gatty fizeram a primeira viagem relativamente rápida ao redor do mundo, no monoplano "Winnie Mae": percorreram 15.474 milhas em 8 dias e 16 horas. Em 1933, Post realizaria sozinho o voo ao redor do mundo em 7 dias e 19 horas. Em 1938, Howard Hughes faria, num bimotor, a volta ao mundo em 3 dias e 19 horas.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.