Leia:
“É habitual pensar sobre a área de Língua Portuguesa como se ela fosse um foguete de dois estágios: o primeiro para se soltar da Terra e o segundo para navegar no espaço. O primeiro seria o que já se chamou de “primeiras letras", hoje alfabetização, e o segundo, aí sim, o estudo da língua propriamente dita.
Durante o primeiro estágio, previsto para durar em geral um ano, o professor deveria ensinar o sistema alfabético de escrita (a correspondência fonográfica) e algumas convenções ortográficas do português — o que garantiria ao aluno a possibilidade de ler e escrever por si mesmo, condição para poder disparar o segundo estágio do metafórico foguete." (Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa/Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília)
Seguindo o que é aprendido acerca da educação nos processos de alfabetização e no ensino da língua e considerando o raciocínio criado pelo texto do PCN, o segundo estágio do “foguete" seria composto de:
a) Exercícios de redação e treinos ortográficos e gramaticais.
|
b) Aprendizado da sintaxe gramatical e de literatura.
|
c) Treino de sintaxe gramatical e do estudo do sentido da linguagem.
|
d) Dos Treinos ortográficos e gramaticais e do estudo da literatura.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.