A imagem acima representa a Casa de Vidro, projetada pela arquiteta Lina Bo Bardi e construída em 1950, em concreto armado. Sua estrutura não possui vigas, graças ao emprego do sistema de laje cogumelo.
Algumas das principais vantagens das lajes cogumelo são: maior simplicidade na execução das formas e na concretagem dos elementos; maior racionalização e padronização de cimbramentos; maior pé direito livre com redução da altura total do edifício; flexibilidade do arranjo de alvenarias, divisórias e forros.
Contudo, essas lajes são suscetíveis a uma forma de ruína conhecida por punção, caracterizada pelo deslocamento vertical da laje ao longo de uma superfície tronco-cônica, cujas geratrizes possuem inclinação de aproximadamente 30° em relação ao plano médio da laje. Os esforços produzidos na junção da laje com o pilar podem provocar a perfuração da laje, conforme se observa na figura a seguir.
Considerando as imagens e o exposto acima, avalie as afirmações a seguir.
I. O uso de capitéis na ligação laje-pilar pode evitar a ruptura por punção.
II. O aumento da espessura da laje na zona de contato com o pilar constitui medida para se evitar a ruptura por punção.
III. O uso de armadura transversal, também conhecida como armadura de punção, nas áreas da laje próximas ao pilar, pode evitar a ruptura por punção.
IV. A redução da seção do pilar no contato com a laje está entre as medidas a serem adotadas no projeto estrutural para se evitar a ruptura por punção.
É correto apenas o que se afirma em
a) I e IV.
|
b) II e III.
|
c) II e IV.
|
d) I, II e III.
|
e) I, III e IV.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.