Dez posseiros – sendo 9 homens e 1 mulher – foram assassinados durante uma ação de reintegração de pos-se de um acampamento situado na Fazenda Santa Lúcia, no município de Pau d'arco, no Sudeste do estado do Pará. No local, 150 famílias acampavam desde 2015, esperando que a área fosse destinada à reforma agrária. Segundo o procurador Igor Spíndola, do Ministério Público Federal, há três anos, o Brasil é onde mais morrem lideranças ambientais e do campo. No ano passado, batemos nosso recorde com 1.295 conflitos por terra, número mais alto dos últimos dez anos. Só até maio desse ano, já são 36 mortes de lideranças ou ativis-tas do campo, sendo 12 delas no Pará.
Fonte: https://goo.gl/apwDxK. Acesso em: 12/nov/2017).
Ao encontro dessa temática, afirma-se:
I- A reestruturação da organização fundiária – reforma agrária – é uma política de governo.
II- O aumento exponencial de conflitos e mortes no campo no Brasil tem relação direta com a drástica estag-nação da reforma agrária e a redução do número de assentamentos nos últimos anos.
III- O combustível da violência no campo vem da concentração de terras nas mãos de poucos proprietários, uma realidade que perdura há séculos no Brasil.
Está(ão) correta(s):
a)
Apenas I e III. |
b)
Apenas I e II |
c)
Apenas II. |
d)
I, II e III. |
e)
Apenas II e III. |
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.