No que diz respeito à formação profissional do professor para trabalhar com o atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais no sistema regular de ensino, Xavier (2002) considera que:
a) As instituições informarão aos interessados, antes de cada período letivo, os programas dos cursos e demais componentes curriculares, sua duração, requisitos, qualificação dos professores, recursos disponíveis e critérios de avaliação, obrigando-se a cumprir as respectivas condições.
|
b) A formação de profissionais da educação é tema destacado valor quando a perspectiva do sistema de ensino é garantir a matricula de todos os alunos no ensino regular.
|
c) A formação continuada do professor deve ser um compromisso dos sistemas de ensino comprometidos com a qualidade do ensino que, nessa perspectiva devem assegurar que sejam aptos a elaborar e a implantar novas propostas e práticas de ensino.
|
d) Professores com especialização adequada em nível médio ou superior para o atendimento educacional especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para integração desses alunos em classes comuns.
|
e)
A construção da competência do professor para responder com qualidade às necessidades educacionais especiais de seus alunos em uma escola inclusiva, pela mediação da ética, responde à necessidade social e histórica de superação das práticas pedagógicas que discriminam, segregam e excluem, e, ao mesmo tempo configura na ação educativa, o vetor de transformação social para a equidade, a solidariedade, a cidadania. |
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.