Ao se referir ao processo da inclusão no contexto escolar, Mantoan (2003) ressalta sobre desafios existentes no cotidiano e se refere não apenas ao aluno, mas também à escola. A esse respeito a autora enfatiza que:
a) as escolas de qualidade são espaços educativos de construção de personalidades humanas autônomas, críticas, espaços onde crianças e jovens aprendem a serem pessoas.
|
b) a possibilidade de se ensinar todos os alunos, sem discriminação e sem prática de ensino especializado, deriva de uma reestruturação do projeto pedagógico-escolar.
|
c) temos de combater a descrença e o pessimismo dos acomodados e mostrar que a inclusão é uma grande oportunidade para que alunos, pais e educadores demonstrem as suas competências, os seus poderes e as suas responsabilidades educacionais.
|
d)
a inclusão é uma inovação que implica um esforço de modernização e de reestruturação das condições atuais da maioria de nossas escolas (especialmente as de nível básico), ao assumirem que as dificuldades de alguns alunos não são apenas deles, mas resultam, em grande parte, do modo como o ensino é ministrado e de como a aprendizagem é concebida e avaliada. |
e) os alunos não são virtuais, objetos categorizáveis, eles existem de fato, são pessoas que provêm de contextos culturais os mais variados, representam diferentes segmentos sociais, produzem e ampliam conhecimentos e têm desejos, aspirações, valores.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.