Sobre a Reforma Psiquiátrica Brasileira é correto afirmar.
a) O marco institucional da assistência psiquiátrica brasileira foi a criação do Hospital Psiquiátrico Pedro II, em 1872, na cidade do Rio de Janeiro. Nos anos seguintes, instituições públicas semelhantes foram construídas em São Paulo, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais.
|
b) Ao fim da década de 50, a situação era grave nos hospitais psiquiátricos: superlotação; deficiência de pessoal; maus-tratos grosseiros; falta de vestuário e de alimentação; péssimas condições físicas; cuidados técnicos escassos e automatizados. A má fama dos grandes hospícios públicos possibilitou a entrada da iniciativa privada nessa área. A partir do golpe militar de 64, até os anos 70, proliferaram amplamente clínicas psiquiátricas privadas conveniadas com o poder público, obtendo lucro fácil por meio da “psiquiatrização” dos problemas sociais de uma ampla camada da população brasileira. Criou-se assim a chamada “indústria da loucura”.
|
c) Na Reforma Psiquiátrica Brasileira, destaca-se uma preciosa singularidade: o envolvimento da sociedade civil, sobretudo através da organização de técnicos, familiares e usuários, dos médicos e do governo no movimento da luta anti manicomial. Ressaltando o compromisso da sociedade civil numa abordagem solidária da loucura.
|
d) Denúncias e críticas diversas a situação da saúde mental surgem no Brasil nos anos 70. Diversos segmentos sociais se organizaram nessa época, ao longo do processo de redemocratização do país. Nesse contexto, o Movimento de Trabalhadores em Saúde Mental começou a tomar corpo: trabalhadores da área se organizaram, apontando os graves problemas do sistema de assistência psiquiátrica do país, e propondo formas de trabalho que pudessem romper com esse modelo.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.