A eutrofização de cursos d'água (rios, lagos ou represas) é o processo que resulta num aumento de nutrientes essenciais para o fitoplâncton (algas) e plantas aquáticas superiores, principalmente nitrogênio, fósforo, potássio, carbono e ferro, sendo que o homem aprendeu a reproduzir o processo natural, surgindo então a eutrofização artificial, também chamada de eutrofização acelerada ou antrópica. Sobre a eutrofização artificial, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Nas últimas décadas, a eutrofização natural tem sido agravada pela eutrofização artificial decorrente do lançamento, nos corpos d'água, de efluentes domésticos e industriais, assim como de água resultante de drenagem de áreas cultivadas com adubos químicos.
|
b) Os efeitos da eutrofização artificial manifestam -se com a quebra do equilíbrio ecológico, pois a matéria orgânica é decomposta por todo o sistema. As principais alterações decorrentes dizem respeito às condições físico-químicas e biológicas.
|
c) Nos lagos e represas eutrofizados artificialmente, observam-se, nos meses mais quentes do ano, altas densidades populacionais de algas, sobretudo as algas azuis (cianofíceas). Ao atingir esse estágio, a água do ecossistema lacustre se torna imprópria para o abastecimento, em especial pela alta quantidade de substâncias tóxicas e mal cheirosas, excretadas pelas algas.
|
d) A decomposição de detritos por microorganismos consome quantidades expressivas de oxigênio. Nessas condições, surgem outros gases resultantes da atividade de bactérias anaeróbias, entre os quais o gás sulfídrico e o metano, que são gases extremamente venenosos para a maioria dos organismos aquáticos, especialmente para os peixes. Dessa forma, os peixes e outros organismos morrem por asfixia.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.